quinta-feira, 8 de julho de 2010

O Modo Feliz de Viver - Mente Que Governa o Ambiente - Pg. 51

"Certo dia, foi realizado um Grande Seminário da Seicho-No-Ie em Fukui. Pela 'Previsão do Tempo' do dia anterior, nesse dia haveria 100% de possibilidade de ocorrência de chuva nessa cidade. E que chuva forte cairia desde a noite anterior. Esse mesmo boletim foi reapresentado no próprio dia, sendo reproduzido também nos jornais matutinos. Mas, na prática, de manhã, quando acordei não chovia, nem choveu quando começou o Grande Seminário. Pelo contrário, o tempo foi abrindo-se, e, à tarde, o céu ficou totalmente azul.
Hoje temos computadores desenvolvidos, excelentes aparelhos de observação meteorológica, e informações são transmitidas pelos satélites artificiais, de modo que a previsão do tempo se tornou bem mais precisa, mas, às vezes, pode falhar. Isso acontece porque o clima, ou o estado atmosférico, contém vários fatores desconhecidos; principalmente o fator mental não é incluído na observação meteorológica.
Mas o mundo fenomênico muda de acordo com a nossa mente. Quando a mente se torna harmoniosa, também o ambiente onde a pessoa vive torna-se ordenado. Eis a razão pela qual dizemos 'Tanto o corpo carnal quanto o meio ambiente são sombras de nossa mente' e 'O mundo fenomênico é manifestação da mente'. No meio ambiente - montanhas, rios, ervas, árvores etc. - é natural que seja incluído o estado metereológico. Razão por que, num dia em que muitas pessoas se reúnem felizes, geralmente faz tempo bom. Pessoas especializadas em metereologia denominam 'atípico' um dia assim.
O pensamento intenso das pessoas constitui oração. Portanto, não é anticientífico dizer que se realiza até certo ponto uma oração de muitas pessoas concentradas em determinado objetivo. Mas as orações pedindo vitória na guerra nem sempre são atendidas; isso porque o lado oposto também ora pedindo vitória. O mesmo acontece com candidatos à faculdade que prestam exame vestibular: como todos os candidatos têm forte desejo na mente, no final o que decide é quanto o candidato conseguiu manifestar sua capacidade.
Pensando dessa forma, não podemos deixar de dizer que, para o futuro da nação japonesa ser bom ou ruim, existe o fator mente das pessoas. Ou seja, se a maioria do povo tiver a mente repleta de radiante esperança, o destino da nação irá melhorar rapidamente, ainda que encontrando condições adversas. Pelo contrário, se aumentar o número de pessoas que acreditam 'Está tudo errado. Não há outro caminho senão o da ruína', o destino da nação só poderá caminhar para a decadência. Por isso, é preciso que a maioria do povo tenha a mente alegre, pense de modo positivo, não seja levada facilmente por prognósticos negativos, não tenha medo de reforma e cultive força capaz de enfrentar qualquer dificuldade.
Ou seja, há necessidade de difundir intensamente o conceito de natureza divina do homem, natureza búdica do homem, para libertar as pessoas do conceito de que o homem é corpo carnal. O corpo carnal não é o homem; a matéria não é algo que domina o homem; pelo contrário, é por ele produzido e transformado. O homem é o senhor do ambiente em que vive, e não seu escravo. Por isso, o mais importante é, através de treinamento espiritual com perspectiva de longo prazo, aprofundar e ampliar o quanto possível a fé de que a natureza divina, a natureza búdica, é o verdadeiro homem."

O que apreender deste capítulo? Muita coisa. Acho que o principal é a conscientização do uso do pensamento positivo no nosso cotidiano, e fazer isso acreditando, como disse antes, na consenquencialidade do mundo fenomênico.
Isso significa que realmente, não importa quão difícil esteja nossa situação, se pensarmos positivamente, iremos, como reza o título do capítulo, governar o ambiente, e, consequentemente, dominar nosso futuro.
Palavras. Mas que é difícil manter tal estado diariamente, ah, é. Ainda mais numa perspectiva a longo prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário