quarta-feira, 28 de julho de 2010

Viver de Modo Agradável - Tempo de Rejuvenescer - Pg, 11

"Cada novo ano traz novas esperanças. Por isso, no Ano-Novo, a fisionomia das mulheres parece tornar-se mais bonita e radiosa. Vendo-as, os homens acham que seria bom se a renovação ocorresse todos os meses, ou melhor, todos os dias. Com razão, pois nada é mais agradável do que o rosto feminino radiante de esperança. Outro fato gratificante no Ano-Novo é que as mulheres usam belas roupas. Todas as pessoas desejam ser bonitas, e até certo ponto é possível concretizar esse desejo. Não basta caprichar no visual apenas no início do ano. Devemos procurar sempre apresentar um bom aspecto, pois isso já contribui para elevar o nosso ânimo. Quando estamos animados e bem-dispostos, conseguimos realizar tudo com facilidade. O trabalho rende, e não corremos o risco de fracassar.
Usar roupa bonita contribui para melhorar o visual, mas existe um método muito mais eficaz: passar a ter uma fisionomia alegre, radiante. Adquirir uma roupa nova implica despesa. Mas, para 'renovar' a fisionomia não é necessário gastar dinheiro. Mesmo sem ir a um salão de beleza, podemos melhorar a nossa fisionomia. Basta fazer o 'treinamento de sorriso' para ter uma fisionomia bonita, luminosa e cheia de vivacidade. Se você duvida disso, coloque-se diante de um espelho e experimente fazer esse treinamento. No começo, sua expressão será de um sorriso forçado e esquisito, mas, com o treinamento, surgirá a natural vontade de sorrir, e então o seu sorriso se tornará autêntico e a sua fisionomia será realmente radiosa, cheia de vivacidade. Tudo isso não requer nenhuma despesa. No caso de mulher, a despesa se limitará à compra de um creme ou um batom. Isso porque, ao se ver bonita no espelho, ela pensará que um pouco de maquilagem lhe fará bem também.
Talvez algumas mulheres digam: 'Na minha idade, isso seria ridículo...' Qual será a idade das que dizem isso? Eu penso que é melhor as pessoas procurarem manter-se bonitas mesmo chegando aos 80 anos, pois todas merecem isso. O hábito de manter a fisionomia risonha resulta numa surpreendente melhora da saúde, pois equilibra a secreção hormonal. Sentimentos bons como o contentamento e a gratidão fazem surgir 'expressão de alegria' no corpo todo. Praticando todos os dias o treino para manter a fisionomia sorridente, sentimos que todo o nosso corpo se torna saudável e mais jovem. Conscientizemo-nos de que esse treino é mais eficaz que qualquer tônico ou produto de beleza.
O início do ano é o momento de renovação, de rejuvenescimento, que traz uma oportunidade única. É importante viver plenamente o agora. O que determina a futura felicidaede ou infelicidade de uma pessoa é o modo como ela vive o agora. Pessoas que alcançaram a felicidade são as que sempre viveram com a mente natural e simples fazendo o que consideravam certo em cada momento de sua vida. Elas nunca diziam: 'Ah, não consigo fazer isso, de jeito nenhum'.
Existem pessoas que apresentam vários motivos para justificar o rancor que sentem pela própria mãe. Mas, qualquer que seja o motivo, será inevitável que venham a sofrer a consequência do seu rancor. Remoer o ódio traz a infelicidade, ao passo que cultivar o sentimento de gratidão reconhecendo as qualidades do outro atrai a felicidade. É você próprio que faz a escolha. Nós, da Seicho-No-Ie, limitamo-nos a recomendar-lhe que escolha levar uma vida radiosa, cultivando o sentimento de gratidão e sorrindo alegremente."

O primeiro capítulo deste livrinho mais uma vez fala do Ano-Novo, misturando temas com que o professor Seicho já tinha falado em "Passaporte para a Felicidade" (lembram-se? Sobre a maquiagem etc?) e a necessidade, aí sim, que nos parece a tônica deste livro, de viver de forma natural ("Pessoas que alcançaram a felicidade são as que sempre viveram com a mente natural..."), com uma recomendação ao final, para cultivarmos o sentimento de gratidão e sorrir alegremente. Gratidão e alegria, esta parece ser a chave, o binômio para o rejuvenescimento e, via de consequência, vivermos uma vida de modo agradável. Serão apenas estes dois sentimentos necessários para uma vida agradável? Não percam, literalmente, os próximos capítulos deste livrinho...

Nenhum comentário:

Postar um comentário