domingo, 11 de julho de 2010

O Novo

"Diz o mestre: Daqui por diante - e por alguma centenas de anos - o universo vai boicotar os preconceituosos. A energia da terra precisa ser renovada. As ideias novas precisam de espaço. O corpo e a alma precisam de novos desafios. O futuro bate a nossa porta, e todas as ideias - exceto as que envolvem preconceitos - terão chance de aparecer. O que for importante, ficará; o que for inútil desaparecerá. Mas que cada um julgue apenas as próprias conquistas: não somos juízes dos sonhos de nosso próximo. Para ter fé em nosso caminho, não é preciso provar que o caminho do outro está errado. Quem age assim, não confia nos próprios passos"

(Paulo Coelho, Maktub, pg. 101)
Permitam-me os amigos fazer um sincero mea culpa. Logo vocês entenderão, e, para variar, tem a ver com futebol. Mais precisamente com a final da Copa, horas atrás.
Sempre achei a Copa um torneio muito tradicional, estamental. Que não permitia novidades. Até a vitória da Espanha, horas atrás. Logo me lembrei deste trecho do Paulo Coelho, ele mesmo tão aficcionado aos espanhóis (Caminho de Santiago, margens do Rio Piedra e tutti quanti). E dei por mim que eu teria que rever os meus conceitos. Os espanhóis, bem ou mal, fizeram por merecer. Ficar preso a um preconceito não vai me levar a lugar nenhum, no caso o preconceito que tinha que a Espanha jamais ganharia uma Copa. Pois é. Queimei a língua. A Espanha ganhou, para seu próprio bem e pela sua própria unidade política, ela que vem a ser uma Iugoslávia um pouco mais decente. Que essa Copa faça bem àquele povo.
E fica aqui a lição e a constatação: desde o falecimento de Dercy Gonçalves coisas novas acontecem no mundo: Obama presidente lá, o próprio Lula, de quem discordo politicamente, mas respeito como representante máximo de meu país também. Agora Espanha campeã mundial de futebol. É... precisamos todos rever nossos conceitos...
Porque eu falei da morte da Dercy? Porque, enquanto estava viva, sempre acreditei que aquele poço de vitalidade jamais secaria. Pois é, secou. O mundo está mudando. Está se renovando. Vamos nos renovar também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário