domingo, 20 de dezembro de 2009

A Torcida Arco-Íris

Bom, antes de mais nada, convém explicar ao vulgo o significado de torcida arco-íris, para os iniciantes no futebol, em especial o carioca: torcida arco-íris é a torcida dos três times grandes cariocas excetuando o Flamengo: Botafogo, Fluminense e Vasco.
O que há em comum entre estas três torcidas? As três solidarizam-se num ódio fraternal ao Flamengo.
"Putz, Leonardo, agora que a conversa está interessante, você vai mais uma vez misturar futebol em assunto tão importante como esse, que saco!", deve resmungar algum(a) leitor(a). Acalmai-vos, impacientes, e sabeis que, como diria alguém que não me recordo, "o futebol não é uma questão de vida ou morte. É muito mais do que isso". Portanto, a comparação com tal mundano tema é plenamente concebível. Aguardai as explicações a seguir...
Bom, um traço que identifica todos estes torcedores é o ódio, dentre outras coisas, ao torcedor do Flamengo, visto estereotipicamente como: ladrão, arruaceiro, bandido, traficante, pobre, fora-da-lei, entre outras coisas.
Reconheço, como bom rubro-negro que sou, que a torcida, amiúde, comporta-se de maneira bastante estúpida, haja vista as comemorações (!!!) regadas a cacetadas em nosso último triunfo. Mas, tal fenômeno é facilmente explicável pelo fato de que, sendo a maior torcida do Brasil, modestamente, existe uma parcela de tal torcida, anônima e ordeira, que não comunga com os gestos desta minoria de arruaceiros e demais párias da sociedade, eticamente falando.
Notaram alguma coisa no que eu falei?
Cinco minutos para refletirem. Peço aos mais ansiosos para respeitarem o tempo e não atravessarem o Rubicão de meus pensamentos antes dos 120 segundos regulamentares...

-RUBICÃO - RUBICÃO - RUBICÃO - RUBICÃO - RUBICÃO - RUBICÃO - RUBICÃO -

Alguém notou alguma coisa no que falei antes? Mostrei uma determinada consequência, as razões desta consequência e até defendi, como integrante deste grupo de inconsequentes, as razões da mesma. Mas, em algum determinado momento, expliquei a causa?
Ainda não captaram? Tentarei ser mais claro...
As pessoas odeiam o Flamengo por causa de sua torcida, não por causa do Flamengo em si.
Os ateus renegam Deus por causa de seus fieis, não por causa de Deus em si.
Entenderam?
De um certo ponto, o papel dos ateus é útil e necessário, no momento em que, como cidadãos esclarecidos da aldeia global apontam e denunciam erros crassos da religiosidade no mundo, que a perpetra em nome de fanatismo e fundamentalismo, sejam qual for a crença que abusivamente defendem. Mas, e quanto a Deus, ele existe ou não?
Vejam as respostas:

- Dawkins, Deus existe?
- Não, porque a evolução é maravilhosa.

- Hitchens, Deus existe?
- Não se pode levar a sério uma crença que se estabelece sobre um livro tão carregado de ódio quanto a Bíblia.

Ninguém respondeu a minha pergunta. Deus existe apesar da evolução e de um livro tão conspurcado como a Bíblia? E para você, caro leitor, Deus existe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário