domingo, 15 de novembro de 2009

Vida Vívida

Ok, vamos quebrar o galho de vocês e publicar a "Vida Vívida", um de meus poemas favoritos do Mestre. Só falta decorá-lo, mas isso é questão de tempo:

VIDA VÍVIDA

Quem disse que sou um covarde
que sucumbe às dificuldades?
Quem disse que sou uma
massa mantida com alimentos?
A Vida não é feita de cera,
não é feita de gesso.
Sou um ciclone,
um furacão,
um redemoinho.
Transformo o ambiente,
como se dobrasse um arame
no aspecto que eu desejo.
Sou um com a poderosa força
que criou o Universo.
Sou a própria energia
que da atmosfera faz o relâmpago
que transforma os raios solares em arco-íris,
que faz eclodir do negro solo as rubras flores,
que faz explodir os vulcões;
e que criou o sistema solar a partir da nebulosa.
Não importa o ambiente
Nem o destino
Na hora exata, quando eu quiser,
liberto-me da dificuldade,
como uma enguia que se liberta
passando pelas fendas do muro de pedra.

Não sou ferro,
não sou argila.
Sou Vida,
sou energia viva.
Não sou matéria inerte
moldada pela situação
ou pelo destino.
Sou como o ar:
quanto mais comprimido for,
mais força manifesto,
tal como a bomba que explode a rocha.
Sou a VIDA que, no momento certo,
rompe impetuosamente a situação
ou o destino.

Sou também como a água.
Nenhuma barreira poderá represar-me
e impedir que me torne um grande oceano.l
Se barrarem minha passagem
colocando grandes pedras no meu leito,
converter-me-ei em torrente, em cachoeira,
e saltarei impetuosamente.

Se me fecharem todas as saídas,
eu me infiltrarei no subsolo.
Permanecerei oculto por algum tempo,
mas não tardarei a reaparecer.
Em breve estarei jorrando
através de fontes cristalinas
para saciar a sede dos transeuntes.
Se me impedirem de penetrar no subsolo,
eu me transformarei em vapor,
formarei nuvens e cobrirei o céu.
E, chegando a hora,
atrairei furacão,
provocarei relâmpagos e trovões,
desabarei torrencialmente,
inundarei e romperei quaisquer diques
e serei finalmente um grande oceano.

(Fontes: “A Verdade da Vida, Vol. 20”, pg. 215/217 e
“Você é Dono de Potencialidade Infinita”, pg. 120/122)

5 comentários:

  1. Maravilha d poema!!!!abraços Fábio!

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso poema, obrigado por publicar

    ResponderExcluir
  3. Inseri parte desse poema no epigrafo da minha dissertação de mestrado.

    Esse poema é poderoso e constitui-se de fonte inspiradora para o autoconhecimento humano.


    Odair José Ferreira

    ResponderExcluir