Cerimônia Aos Antepassados - Perguntas E Respostas

CERIMÔNIA EM GRATIDÃO AOS ANTEPASSADOS – PERGUNTAS E RESPOSTAS


1 – Culto ou Cerimônia Aos Antepassados?: Vide a resposta no livro Amor e Dedicação A Um Ideal, de autoria do prof. Yoshio Mukai, pgs. 204/206:

“O prof. Masanobu Taniguchi quer que a Seicho-No-Ie de cada país vá assimilando a cultura local, para incorporá-la nas práticas dos ensinamentos. O assunto que começamos a debater foi a expressão 'culto aos antepassados'. O professor quis nos alertar sobre a palavra 'culto'. A palavra culto tem o significado de 'adoração', porém, a prática que realizamos não é de adoração aos antepassados, pois temos de orientar as almas em ilusão, para que despertem e evoluam no mundo espiritual. Oferecer oração tem o sentido de iluminar, e não de 'adorar'. Assim, o sentido correto da prática é oferecer uma 'oração de gratidão'.
Porém, estando essa prática com a denominação 'culto' já consolidada por aproximadamente 30 anos entre os adeptos do Brasil e dos países da América Latina, tive de ter muita cautela para proceder a essa mudança.
Foram realizadas reuniões na sede do Japão, com a presença do prof. Masanobu Taniguchi e dos diretores do Departamento Internacional, além de troca de diversos e-mails, explicando cada detalhe que envolvia a prática dessa oração aos antepassados.
Foi material de estudo por diversas vezes nos cursos para preletores.
Após longos debates e esclarecimentos, a palavra 'culto' foi substituída pela palavra 'oração', e também no caso em que se usava a expressão 'culto coletivo' ela foi alterada para 'cerimônia coletiva'. E, para melhor esclarecimento da oração e de todo o procedimento, revisamos o livro Melhore Seu Destino Cultuando Os Antepassados. O novo título passou a ser Melhore Seu Destino Orando Pelos Antepassados.
Ficou também decidido que qualquer dúvida que porventura surja em outros livros da Seicho-No-Ie já traduzidos, que tenham detalhes sobre o 'culto aos antepassados' e também procedimentos, seja esclarecida com as denominações do livro Melhore Seu Destino Orando Pelos Antepassados.”

2 – Significado da Cerimônia Aos Antepassados:

O significado fundamental é a exteriorização do nosso sentimento de gratidão àqueles que nos deram a vida (vide epílogo e pergunta 6). Se algum desses antepassados estiver sofrendo ou perdido em ilusão, a cerimônia poderá conduzi-lo ao caminho da iluminação.

3 – Quem são nossos antepassados?

Antepassados são pessoas que nos deram a vida, tais como os nossos pais, avós, etc...

4 – Com qual sentimento devemos fazer a leitura da Sutra Sagrada?

Deve-se realizar a leitura da Sutra Sagrada com o sincero sentimento de gratidão (vide epílogo e pergunta 6) e respeito aos antepassados.

5 – É necessário fazer a leitura da Sutra Sagrada em voz alta?

Sim, pois a palavra é Deus. Exprimindo-a com voz audível, transmitimos melhor os nossos sentimentos.

6 – Modelo básico de oração aos antepassados

Consta em Melhore Seu Destino Orando Pelos Antepassados, pg. 51-52:

“Ao evocar um antepassado para lhe oferecer a leitura da sutra sagrada, não devemos pensar ou dizer: 'Vou ler esta sutra sagrada para que você ouça com atenção, desperte para a Verdade e deixe de nos incomodar com suas vibrações negativas'. Isso é o mesmo que admitir a existência do mal nele e querer corrigi-lo. Assim como pessoas de carne e osso, os espíritos também se irritam quando alguém lhes fala em tom de acusação ou intimação. Se evocarmos os espíritos dizendo 'Ó pobres espíritos em ilusão, venham ouvir a sutra que vou entoar', provavelmente eles não virão ouvir a sutra.
A atitude correta ao oferecer a leitura da sutra sagrada para os antepassados é a seguinte:
1) Ler com sentimento de respeito e gratidão.
Antes de iniciar a leitura, a pessoa deve se dirigir respeitosamente aos espíritos dos antepassados e expressar a sua gratidão: 'Sou grato pelos inúmeros benefícios materiais e espirituais que os senhores têm proporcionado aos descendentes. Em sinal de gratidão, vou ler esta sutra sagrada e transmitir as palavras da Verdade para o mundo espiritual. Capte-as, por favor”. É essencial que a leitura da sutra seja feita com sentimento de gratidão.
2) Explicar o significado da sutra sagrada
É também importante explicar: 'A Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade expressa com clareza, em linguagem atual, a Verdade contida nos ensinamentos de religião tradicional da família. Peço-lhes que a ouçam atentamente, assimilem a Verdade, obtenham a completa liberdade e alcancem a iluminação'.
Essa explicação é necessária, pois existem casos em que o espírito pensa que a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade nada tem a ver com a religião dele e se recusa a ouvi-la.
3) Determinar horário para a leitura da sutra sagrada
É aconselhável ler sempre no mesmo horário, pois as atividades de treinamento no mundo espiritual são intensas, os espíritos vivem bastante atarefados e não estão disponíveis para ouvir a leitura a qualquer hora. Convém, pois, prometer-lhes que, todos os dias, no horário estabelecido, será feita a leitura da sutra sagrada, e cumprir a promessa”.
7 – Podemos orar aos nossos irmãos, primos, tios, sobrinhos?

Na tabuleta da família devem ser colocados somente os nomes das almas das pessoas família direta, nesse caso: pai, mãe, filho, anjinhos abortados e irmãos. Não é aconselhável orar para as almas de tios, primos que devem ter suas respectivas residências. Mas se já estiver orando para esses parentes ou amigos, por ter recebido a orientação equivocada, continue orando com muito carinho.

8 – Se em um lar nem todas as pessoas são da Seicho-No-Ie, não aceitando assim a cerimônia, como deve-se orar aos antepassados?

Quando os familiares não aceitam oratório em suas residências, faça a vinculação nas tabuletas. Se caso eles não aceitem que se faça a vinculação, pode escrever os nomes em uma folha de pepel, e ler a Sutra Sagrada em agradecimento aos antepassados. Se os familiares não aceitam que se coloque oferenda e que acenda vela em casa, faça sem vela e sem oferenda. O importante é efetuar a oração aos antepassados com profundo sentimento de gratidão (vide epílogo), desejando que sejam felizes no mundo espiritual. Nunca culpando-os de nossos infortúnios. Outra alternativa é solicitar orações para o Santuário Hoozo na Academia de Ibiúna.

9 – Como proceder no caso de não poder fazer a cerimônia em horário determinado?

Se porventura não puder realizar a leitura da Sutra Sagrada no horário pré-determinado, comunique o motivo aos antepassados e realize no horário disponível.

10 – O que é oratório?

O oratório pode ser equiparado ao templo dos antepassados e espíritos da família. Os espírito poderão manter a comunicação entre o mundo espiritual e material ao serem convidados para o oratório.

11 – Todas as famílias devem ter um oratório?

É recomendável que, a partir do momento em que constituem a própria família ou se tornem independentes, instalem novos oratórios e orem pelos seus antepassados. Pois o oratório significa que existe um elo de ligação espiritual nesse lar.

12 – Que tipo de oratório adquirir?

Não há critério definido para a escolha de um oratório e realização de orações.

13 – O que colocar dentro do oratório?

No oratório colocam-se as tabuletas memoriais (vide pergunta 24) .

14 – Em que recinto e local colocar o oratório?

Normalmente colocamos o oratório no quarto de dormir do chefe da família. Mas, nada impede de o colocarmos na sala de visitas. A posição é indiferente podendo estar virado para norte, sul, leste ou oeste. A altura poderá ser determinada conforme a sua conveniência.

15 – É necessário fechar o oratório à noite?

Não é necessário fechar. Mas, se quiser fechar, não há problema algum.

16 – Quem não tiver oratório, não pode realizar a oração?

Não há incoveniência alguma em, uma pessoa que não dispõe de oratório, realizar o oração aos antepassados. Basta providenciar a tabuleta memorial (vide pergunta 24) de sobrenome dos antepassados paternos e maternos de seus pais. Avise os antepassados sobre o horário em que fará a leitura da sutra sagrada e faça-a todos os dias. Se os pais são falecidos recentemente, devem ser vinculados imediatamente.

17 – Quando o oratório é trocado por um mais novo ou maior, o que é preciso fazer?

Para se desfazer do oratório velho, basta comunicar aos antepassados sobre o fato, explicando o motivo, e incinerar, enquanto se faz a leitura da Sutra Sagrada.

18 – Qual o significado da oferenda?

Este ato constitui um símbolo de gratidão. Ao orar pela memória de alguém, é aconselhável oferecer iguarias que o falecido apreciava em vida terrestre. É evidente que os espíritos não se alimentam de matéria; e, quanto mais evoluídos, mais se tornam indiferentes às oferendas materiais. Mas, os que apenas começaram a recuperar a consciência no mundo espiritual julgam-se ainda possuidores do corpo carnal e consequentemente sentem fome. A fome não lhes permite concentrar a atenção na oração ou na leitura da Sutra Sagrada que lhes é oferecida. Assim, primeiramente oferendamos seus alimentos prediletos e, em seguida, oferecemos as orações e as palavras da Verdade.

19 – O que colocar de oferenda?

Geralmente colocamos em frente ao oratório: as flores, comidas, frutas, água, chá ou café, velas e incenso.

20 – Quando devem ser colocadas as oferendas?

Não existe horário pré-determinado. Mas é recomendável que sejam colocadas antes das refeições.

21 – Por quanto tempo as oferendas podem permanecer ali?

O critério para retirada das oferendas é a seguinte: frutas e outras oferendas que não estragam com facilidade podem permanecer durante mais dias. Aquelas que estragam rapidamente devem ser retiradas antes de deteriorar.

22 – Aguardente, carne e cigarro podem ser utilizados como oferenda?

Diz-se que os espíritos repudiam o odor da matéria. Por isso, durante a cerimônia queimamos incenso para purificar o ambiente. Nestes termos, não podemos recomendar que se oferendem bebidas alcoólicas muito fores, carnes, cigarros etc. Porém, fazer tais oferendas na sua residência não será problema. Restrinja essas oferendas àqueles que faleceram recentemente. Isto porque os espíritos, à medida em que evoluem, tornam-se indiferentes às oferendas materiais. Nas regionais ou nas Associações Locais somente deverão ser colocadas as oferendas estabelecidas.

23 – Qual o significado do incenso e da vela?

Vela: significa a demonstração do espírito de oração. Quando a luz acende, a treva desaparece. É a luz da sabedoria, luz da misericórdia. Acendemos o fogo da purificação para reebermos Deus e os espíritos elevados. Não devemos apagar a vela assoprando-a o fogo da vela. Apague utilizando os dedos ou cobrindo com uma tampa para esta finalidade. É aconselhável o uso de uma vela branca, pois ela manifesta a pureza.
Incenso: Nas cerimônias religiosas, tem a finalidade de purificar o ambiente, eliminando o odor humano, facilitando desta forma, a presença dos espíritos elevados, nossos guias e orientadores do mundo espiritual.
A quantidade de velas e incensos não influem.

24 – Qual a diferença entre Registros Espirituais Provisórios e as Tabuletas Memoriais?

O Registro Espiritual Provisório é utilizado em Cerimônia Coletiva, e são provisórios por serem incinerados logo após a Cerimônia. Os registros espirituais destinados aos anjinhos têm cores diferentes. É aconselhável utilizar o registro fornecido pela Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, onde é feita a devida oração de purificação. Evite utilizar registros improvisados.
As Tabuletas Memoriais são aquelas colocadas no oratório da residência. No Brasil, é uma peça feita em papel cartão limpa, ou madeira purificada de cerca de 11 cm de largura por 12 cm de altura, escrevendo-se nela o nome do falecido.

25 – Para que serve a tabuleta memorial?

Serve como “antena” para convidar os espíritos dos antepassados. Também serve para comunicação entre nós e os falecidos.

26 – Deve-se fazer a vinculação nas tabuletas?

É necessário, pois através da vinculação da alma, estabelece-se a ligação entre o espírito evocado e a tabuleta memorais, onde está escrito o nome, tornando possível a comunicação.

27 – Quem pode fazer a vinculação?

É aconselhável que se convide um Preletor ou Líder da Iluminação da Regional.

28 – Quem pode escrever?

É sempre aconselhável que o parente mais próximo escreva, pois isso facilita a sintonização com o falecido.

29 – O que deve ser escrito?

No caso de solteiro(a), na tabuleta memorial devem ser escritos os sobrenomes do antepassados (paternos e maternos), nome dos pais (falecidos), nome dos filhos (falecidos), além do nome dos anjinhos abortados (caso tenha).
No caso de casados, coloque os sobrenomes dos pais paternos e maternos e/ou esposa (falecidos); nome dos pais (falecidos), filhos (falecidos) e anjinhos abortados (se existirem).

30 – Qual a ordem para se colocar os nomes das almas dos antepassados da família?

Normalmente, no caso de casados, na parte superior da tabuleta devemos colocar os sobrenomes dos antepassados dos pais (paterno e materno) do marido; logo abaixo, os sobrenomes dos antepassados dos pais (paterno e materno) da esposa. Em seguida, devemos colocar o nome dos falecidos, na seguinte ordem: nome do pai do marido, mãe do marido, pai da esposa, mãe da esposa, marido, esposa, filhos ou anjinhos abortados (que devem ser nomeados, caso existam). Normalmente no caso de solteiro, colocamos na parte superior da tabuleta os sobrenomes dos antepassados dos pais (paterno e materno), logo abaixo devemos colocar o nome dos falecidos, na seguinte ordem: pai, mãe, filhos, anjinhos aortados (que devem ser nomeados, se houverem) e irmãos.

31 – Pode ser utilizado o verso da tabuleta memorial?

Sim, na falta de espaço na frente da tabuleta memorial, pode ser utilizado o verso.

32 – Querendo mudar a tabuleta memorial dos antepassados para outra melhor, como fazer?

Primeiramente, deve-se pedir a um Preletor ou Líder de Iluminação da Regional para realizar a Cerimônia de Desvinculação da alma e, em seguida, fazer a vinculação na nova tabuleta memorial.

33 – O que fazer com a tabuleta memorial desvinculada?

Deve-se incinerar, enquanto se faz a leitura da Sutra Sagrada.

34 – Quando se adota uma criança, o que fazer em relação aos antepassados dela?

Quando uma criança é adotada por uma família, passa a pertencer a essa família, portanto, devem receber orações os antepassados dessa família que a adotou. Caso o sobrenome da mãe biológica seja conhecido, nada impede que a família de sangue também receba orações.

35 – Antepassados de qual família uma pessoa separada ou divorciada deve orar?

Se tiver filhos, a pessoa interessada em efetuar a oração precisa continuar pelos antepassados do ex-marido, ou da ex-esposa, porque são antepassados dos filhos. Caso a pessoa interessada em orar pelos antepassados esteja novamente casada, necessitará da autorização do atual cônjuge para efetuar orações pelos antepassados do ex-cônjuge em casa. A oração não sendo aceito, deverá ser efetuada no Santuário Hoozo da Academia de Ibiúna. Na hipótese do casal divorciado ou separado não ter filhos, não precisa mais orar pelos antepassados do ex-marido ou ex-esposa, porque houve o rompimento com esses familiares.

36 – Uma mãe solteira pode orar pelos antepassados do pai biológico de seu filho?

Se souber o nome dos familiares do pai do seu filho pode efetuar orações. Caso venha a se casar, precisa solicitar autorização do atual marido para orar por esses antepassados no oratório do casal. Não havendo autorização, continue no Santuário Hoozo da Academia de Ibiúna.

37 – Como orar pelos antepassados de uma criança que nasceu em consequência de um estupro?

Se não souber o nome do pai, agradece-se seus antepassados dizendo: “Obrigado, antepassados de papai”. E efetuam-se orações normalmente aos antepassados da mãe, uma vez sendo ela conhecida.

38 – De que forma “enteados” devem efetuar a Cerimônia?

Orando pelos antepassados da família do padrasto ou madrasta.

39 – Jovens que moram sozinhos, podem orar para seus antepassados?

Sim. Para isso irão evocar ou chamar os antepassados e oferecer a leitura da Sutra Sagrada com bastante gratidão. Quando constituírem sua família, só então esses jovens irão instalar um oratório para efetuar a oração.

40 – Jovens que moram em república, podem efetuar a oração?

Sim. O procedimento para os jovens que moram em república será o mesmo adotado para os jovens que moram sozinhos.

41 – O anjinho abortado é considerado antepassado após a cerimônia de 49 dias?

O anjinho abortado deve ser considerado como uma alma individual e como tal, deve ser inscrito na Tabuleta Memorial, com nome e sobrenome. Ele receberá orações como um membro da família e rigorosamente falando, o anjinho não é “antepassado”. O anjinho é um “membro” da família.

42 – O natimorto é anjinho?

O natimorto não é anjinho. Deve ser considerado como uma alma individual dessa família e receber orações desta forma.

43 – Quem deve orar pelo anjinho? O pai, a mãe, o irmão?

O correto é que o pai e a mãe efetuem a oração. Porém, se os pais não reconhecem essa necessidade ou são falecidos, os irmãos podem realizá-lo.

44 – Como preencher a Tabuleta Memorial quando os pais são solteiros?

Se a pessoa souber o sobrenome dos pais, preencherá uma tabuleta com o sobrenome do pai e outra com o sobrenome da mãe. Se o sobrenome de algum dos pais for desconhecido, o procedimento será aquele adotado para mães solteiras: “Obrigado antepassados de papai” ou “Obrigado antepassados de mamãe”.

45 – O que é Cerimônia Especial?

É uma modalidade de Cerimônia que leva em consideração a data de falecimento da pessoa que irá recebê-lo. A Cerimônia Especial é costumeiramente realizado no 7º dia de falecimento da pessoa, 49º dia, 1º ano, 3º ano, 7º ano, 13º ano, 17º ano, 23º ano e 33º ano.

46 – O que é Cerimônia Coletiva?

Esse cerimônia é denominado coletiva, pois, para realizá-lo reúnem-se em uma das dependências da regional ou da Associação Local, os associados e os simpatizantes da Seicho-No-Ie, a fim de orar pela alma dos membros de suas famílias, ou de parentes mais próximos. Além dessas almas, na cerimônia coletiva recebem orações as almas dos antepassados da família, as almas dos membros da família falecidos recentemente e as almas dos anjinhos abortados da família.

47 – Qual é o significado do Canto da Iluminação?

Esse canto tem a função de iluminar e despertar a alma que está recebendo orações. Sua tradução para a língua portuguesa é “A luz da sabedoria de Deus brilha intensamente, e elimina todas as ilusões”.

48 – Como podem ser definidos a Cerimônia Externa e a Cerimônia Interna?

Existem formas externas e internas de orar pelos antepassados. As externas são as cerimônias realizadas em templos ou diante de oratórios, obedecendo determinado ritual. As internas são as formas mentais de orar pelos espíritos, emitindo ondas de pensamentos que esclareçam que a natureza deles é de perfeição. Para isso, evocam-se os espíritos, chamando-os pelos nomes e procede-se como se fossem praticar juntos a Meditação Shinsokan. Poderão ser lidas também palavras da Verdade contidas na coletânea A Verdade da Vida.

49 – Bibliografia da Seicho-No-Ie Sobre Cerimônia Aos Antepassados:

Existem três livros básicos sobre o tema na Seicho-No-Ie: Melhore Seu Destino Orando Pelos Antepassados, de autoria do prof. Masaharu Taniguchi, e escritos pelo professor Kamino Kusumoto, Alegria de Cultuar Os Antepassados, contendo relatos de pessos que oraram pelos antepassdos e Pela Paz dos Anjinhos, este mais voltado para a questão dos espíritos abortados.

50 – Epílogo: Não Existe Nenhum Espírito Em Ilusão. Em “Você Será Salvo Infalivelmente”, de Toshiyuki Fujiwara, consta, às pgs. 220-222, o seguinte:

“Antigamente, morei algum tempo em Muroran, Hokkaido, e frequentemente proferia palestras da Seicho-No-Ie nas cidades vizinhas. Este caso aconteceu quando fui a uma localidade chamada Toyoura. Uma senhora que aparentava quase 60 anos aproximou-se de mim, com o rosto pálido e uma lividez cadavérica, extremamente abatida, e disse chorando: “Professor, estou arrependida; não sei por que obra do destino fui conhecer a Seicho-No-Ie. Arrependo-me tanto, pois, se não tivesse conhecido este ensinamento, não precisaria sofrer tanto”. Perguntei “Que aconteceu?” ao que ela respondeu:
'Meus familiares viviam sempre doentes e não paravam de acontecer infortúnios no meu lar, por isso eu lia a sutra sagrada diante do oratório com todo o fervor, mas minha vida não melhorava. Eu vivia preocupada, pensando no que estava faltando, por que acontecia isso, e solicitei orientação pessoal ao preletor da Seicho-No-Ie que veio fazer palestra neste verão. Ele perguntou como eu orava pelos antepassados, respondi, e ele disse que meu erro estava nisso e me ensinou detalhadamente o modo de orar. Comprei um oratório novo e procedi exatamente como sua orientação. Perguntou também como estava o túmulo da família, respondi, e, segundo ele, nisso também eu estava procedendo erradamente, e reformei o túmulo seguindo sua orientação, mas as doenças não melhoraram nem um pouco. Perguntei a outro preletor que veio dar a palestra seguinte, e este disse que eu não estava procedendo corretamente, e era por isso que minha sorte não melhorava. Refiz novamente, mas, mesmo assim, não melhorou nem um pouco. Como devo proceder? Se fosse para acontecer isso, seria melhor eu nem ter me tornado adepta da Seicho-No-Ie. Se não a tivesse conhecido, teria ficado na ignorância mesmo, e não estaria sofrendo tanto...”
Respondi de forma vigorosa: “Senhora, que foi que a senhora estudou na Seicho-No-Ie e o que foi que leu nos livros do mestre Masaharu Taniguchi? O que a senhora possui não é fé na Seicho-No-Ie coisíssima nenhuma. A Seicho-No-Ie que o mestre Masaharu Taniguchi prega é pensamento iluminador, norteada no modo de pensar positivo. É um ensinamento que não reconhece nenhuma espécie de condição. É um ensinamento que transcende todas as condições. É um ensinamento que nos torna completamente livres, libertando-nos de toda condição. Todo homem é filho de Deus, e isso significa que ele é Deus. Filho de gato não é gato? Concorda que filho de gato não pode ser cachorro? Ou seja, nossos antepassados são todos Deus. São Vida, são espíritos. Não são existências que ficam descansando dentro do oratório ou dos túmulos. Eles são vibrações da Vida, vibrações mentais, e agem de acordo com as vibrações. Os registros espirituais que ficam no oratório ou os túmulos são como antena de televisão; não são casas onde os espíritos ficam instalados. O mundo espiritual e um mundo onde há mais liberdade do que neste mundo fenomênico, e é possível aos espíritos irem aonde quiserem. Registros espirituais e túmulos existem como ponto de apoio dos espíritos. Não é somente pelo estilo ou forma da antena que surgem imagens na televisão, mas sim porque existem programas transmitidos pelas emissoras. Não acontece, jamais, de o destino das pessoas melhorar ou piorar dependendo da forma do oratório ou do túmulo. Leia com mais seriedade os livros do mestre Masaharu Taniguchi. Todos os seus problemas serão resolvidos'. O rosto dela foi se desanuviando, iluminando-se, e passou até a sorrir. Tão aliviada ficou que parecia até que se livrara de um encosto espiritual. Disse que se sentia tão livre como se tivesse se livrado de uma placa de ferro colocada no seu peito e que tolhia todos os movimentos. Feliz, ela prometeu: 'A partir de agora, irei empenhar-me na prática deste ensinamento'.
A Seicho-No-Ie nos ensina que devemos orar aos antepassados, que devemos agradecer a eles, não como condição para sermos felizes. Devemos somente agradecer. O importante é agradecer somente. Quando acompanhado de condições, deixa de ser somente gratidão, ficamos presos a detalhes, e acontece o mesmo que ocorreu com essa senhora, que acabou se desviando do caminho correto e afundando irremediavelmente. Felizmente, ela se encontrou comigo e pude transmitir-lhe o correto ensinamento da Seicho-No-Ie, mas arrepio-me só de imaginar o que lhe teria acontecido se ela continuasse a sofrer.
Se, na hora de orarmos pelos antepassados, o fazemos reconhecendo a existência de espíritos em ilusão, não se tornaria verdadeira oração de gratidão, por melhor que seja a forma de orar. Ler a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade diante do oratório dos espíritos dos antepassados indubitavelmente é a maior oferenda, o melhor modo de dedicar-lhes orações. Mas não porque eles sejam espíritos em ilusão; é porque a Verdade torna-se o maior nutriente, o melhor alimento para os espíritos que se encontram em processo de desenvolvimento infinito.
O mestre Masaharu Taniguchi escreveu o seguinte nas 'Palavras da Verdade do Mês', na revista Seicho-No-Ie de novembro de 1971:
Palavras do dia 24: 'Quando realizar a leitura da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade diante das almas dos antepassados, deve fazê-lo unicamente com o sentimento de gratidão e reverência'. Palavras do dia 25: 'Não deve se dirigir aos antepassados 'Vós, espíritos em ilusão...' '. Palavras do dia 26: 'Quem está em ilusão não são as almas dos antepassados, é você'. Nas Palavras do dia 27, então, o Mestre declarou claramente: 'Não existe um só espírito que esteja em ilusão'. No entanto, certas pessoas andam afirmando que acontecem infelicidades por culpa dos espíritos dos antepassados em ilusão. De onde trouxeram isso? Trata-se de um tremendo engano. A Seicho-No-Ie deve ser Seicho-No-Ie, pois, do contrário, será confundida com outras seitas, e acabará parecendo superstição.
A prática de dedicação de amor é uma das três práticas de grande importância, mas, quando realizada sobre condições, torna-se mortificação. A prática da dedicação do amor recomendada pela Seicho-No-Ie não é condição para conseguirmos a salvação, é prática de perfeita gratidão. Mesmo dedicando amor às pessoas, entre a dedicação de amor praticada por obrigação e aquela praticada por espontânea vontada, movida por um impulso que nasce do fundo do coração, existe uma diferença comparável àquela entre o céu e a terra. Se a pessoa se empenha na prática da dedicação de amor sucumbindo à intimidação de que é por não se dedicar a esse ato que não consegue ser salva, é melhor do que não praticar, mas, no fundo, corresponde a estar negociando, e torna-se mais forte a preocupação pelo resultado do que o sentimento de gratidão. Agindo dessa forma, a prática de atos de dedicação de amor não se torna prática prazerosa. Mas sim mortificação. Por fim, cheia de insatisfação e queixas, não consegue fugir, porque tem a sensação de que, fugindo, será castigada, e cai num impasse, pois constitui sofrimento continuar a praticar, e, como aquela senhora de Hokkaido, em vez de sentir alegria, passa a lamentar, dizendo que seu sofrimento aumentou porque conheceu a Seicho-No-Ie.
A verdadeira prática de dedicação de amor deve partir da gratidão. Esta sim, é a única prática sagrada que nos liga a Deus."



Bibliografia:



1. Livros:

FUJIWARA, Toshiyuki, Você Será Salvo Infalivelmente, 1a Edição, 2005, Seicho-No-Ie.

MUKAI, Yoshio, Amor e Dedicação A Um Ideal, 3a Edição, 2007, Seicho-No-Ie do Brasil.

TANIGUCHI, Masaharu, Melhore Seu Destino Orando Pelos Antepassados, 24a impressão, 2009, Seicho-No-Ie.



2. Revistas:

Mundo Ideal nº 45 – Março de 1998, pgs. 11/17.

Mundo Ideal nº 46 – Abril de 1998, pgs. 14/19.





MUITO OBRIGADO!