sábado, 19 de dezembro de 2009

Kamino Kusumoto et alii

Bom, falemos um pouco neste post a respeito dos meus preletores favoritos e em quem me espelho...
Com todo o respeito aos maravilhosos-filhos-de-Deus-preletores-da-regional-Niterói, se um dia me perguntarem em quem me espelharia para ser preletor da SNI não hesitaria em apontar 2 de Niterói e um do Catete.
Comecemos pelo Catete, onde tudo começou, mais precisamente em Ricardo de Albuquerque. Lá você encontraria a vibrante figura de Ademílson Pereira Maciel, que, posso dizer sem exageros, é o meu pai espiritual na SNI, foi com quem eu comecei nesse maravilhoso ensinamento...
Foi ele quem disse certa vez e ri, com certo desdém, de que a SNI era matéria de Faculdade. Estávamos enganados, eu e ele. SNI é matéria de doutorado, pós-doutorado...
Chegamos em Niterói e encontramos a rígida figura de Cléber Luiz Bezerra. Com ele aprendi a importância de estudar SNI (não vos esqueçais que ele é o responsável pela minha verdadeira mania de ler e reler 40 vezes a coleção da Verdade da Vida - e falta poucos dias para ingressar no volume 16).
E finalizamos nosso pequeno preito com a não menos vibrante figura de Lício Moreira, o preletor que, seja lá qual for o tema, sempre desembocará infalivelmente no livro do Gênesis, em especial em seu capítulo 2,7...
Assim, se um dia conciliar a fé de seu Ademílson, o estudo de seu Cléber e o entusiasmo de seu Lício conseguirei ser um bom preletor... como já diria Baltazar de Gracián, "Escolher um modelo heróico. Mais para emular do que imitar. Existem exemplos de grandeza, textos vivos de reputação".
Finalizo esta pequena lista com um preletor que pouco escuto falar, mas por suas obras creio que algum dia posso chegar perto dele também, Kamino Kusumoto...
Para começar, o pouco que minha memória consegue evocar sua figura me faz acreditar que ele tem tão pouco cabelo quanto eu...
Depois, quando comecei a ler A Verdade da Vida quis fazê-lo para imitá-lo, ou seja, imaginava eu que ele leu 40 vezes cada volume. Depois que me toquei que ele teria lido apenas 10, embora ache esse número mui modesto...
Terceiro, a mania de pesquisar e compilar dele creio que um dia terei também. Pretendo, se Deus me der bastante força para tanto, escrever o "Manual da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade", é um projeto ainda embrionário, mas deixemos para lá por enquanto...
Por fim, uma questão mal resolvida dele que acabou sendo resolvida creio ter também, muito parecida, diga-se de passagem...
Taí, se um dia eu pudesse conhecê-lo pessoalmente, seria uma boa!
Sem contar que ele compilou "A Humanidade É Isenta de Pecado", livro fortemente recomendado, e "Você É Dono De Potencialidade Infinita", um livro tão bom quanto injustiçado, na minha modesta opinião, a qual tenho muito respeito, ele deveria ter um posto de honra tão grande quanto HIP...

Nenhum comentário:

Postar um comentário