terça-feira, 20 de julho de 2010

Passaporte Para A Felicidade - Não Brinque Com O Fogo

"Muitas pessoas só percebem a importância de ter saúde quando são acometidas por uma doença e, em alguns casos, é tarde demais. Adoecer-se por própria displicência é comparável a ferir-se por descuido. O melhor meio de evitar ferimentos é tomar os devidos cuidados; da mesma forma, a melhor maneira de evitar doenças é tomar cuidado para não adoecer. Em que consiste esse cuidado?
Para não sofrer ferimentos, é preciso proceder conforme as normas usuais de segurança. De modo análogo, para não adoecer, é necessário levar uma vida em conformidade com as leis naturais de saúde. Quem comete o descuido de se aproximar demais de uma máquina em movimento corre o risco de ser apanhado por suas engrenagens e sofrer ferimentos graves; e quem pratica 'atos arriscados', seja no local de trabalho, seja no lar, corre o risco de contrair doenças graves. É comum a expressão 'brincar com o fogo'. Muitas vezes, quando alguém 'brinca com o fogo' no trabalho ou no relacionamento pessoal, acaba contraindo uma doença.
Portanto, nunca 'brinque com o fogo'. Assim, você não sofrerá com problemas decorrentes de relacionamentos ilícitos nem ficará doente por causa da aflição com as dívidas de jogo. Mas, se tiver a infelicidade de se envolver em situação difícil, apresse-se em afastar da mente as aflições e os sofrimentos. Pare de se atormentar e confie tudo nas mãos de Deus. Desse modo, a situação melhorará, com certeza.
Algumas pessoas dizem que não conseguem confiar em Deus. Será que elas conseguem solucionar seus problemas por si mesmas? Não. Empenham-se em solucioná-los, pensando que vão conseguir, mas a situação piora cada vez mais e fica fora de controle.
Em que consiste 'confiar tudo nas mãos de Deus'? Consiste em melhorar a postura mental, deixar de agir de modo incorreto tanto no lar como no local de trabalho e procurar levar uma vida irrrepreensível. Assim, sua mente ficará límpida e serena, livre de aflições e sofrimentos, e, como reflexo disso, desaparecerá a doença, que é manifestação da disposição mental negativa. É preciso saber que a causa de toda situação fenomênica - doença, ferimento, fracasso no empreendimento etc. - está na mente. Portanto, é da máxima importância a 'libertação da mente'. 'Libertar a mente' significa abandonar o apego a si próprio, confiar tudo na providência divina e viver com a mente radiosa e descontraída. É bom lembrar que quem não confia em Deus não obtém a verdadeira paz espiritual."

Como vou falar daqui a pouco, acabo de chegar de minha 17a palestra, e nela, estudei mais uma vez o capítulo 6 da Humanidade É Isenta de Pecado. Neste capítulo, há uma parte que bate justamente neste trecho da inexistência do eu, do ego. Será mais ou menos por aí que este post vai se encaminhar...
Libertar a mente significa abandonar o apego. Frase que deve estar constantemente guardada em nossos corações, ou melhor, fora dele, porque se estiver dentro já se configura apego. Apego é prender-se a algo, pior, prender-se a algo imaginando que ele tem existência verdadeira. Esse é o grande mal de nós, de todos nós.
Um pequeno grande antídoto para nos livrarmos do apego é repetirmos e meditarmos o Canto Evocativo de Deus, na SNI. Recitemo-lo, verso por verso:
"Ó Deus-Pai que dais vida a todos os seres viventes, abençoai-me com Vosso Espírito" = ou seja, somos dependentes Dele.
"Eu vivo, não pela minha própria força, mas pela Vida de Deus-Pai que permeia os céus e a terra" = a nossa existência depende intimamente de Deus.
"As minhas obras, não sou eu quem as realiza, mas a Força de Deus-Pai que permeia os céus e a terra" = Querem maior desapego que este?
"Ó Deus, que vos manifestastes através da Seicho-No-Ie para indicar os Caminhos dos céus e da terra, protegei-me" = E, acima de tudo, Ele nos orienta nesta vida.
Em suma, somos abençoados, vivificados, potencializados e orientados por Deus. Em suma, não fazemos absolutamente nada, quem faz é Deus, quem vive é Deus, quem atua é Deus.
Prezados Filhos de Deus, temos esta convicção?

Nenhum comentário:

Postar um comentário