quarta-feira, 14 de julho de 2010

Passaporte Para a Felicidade - Dinamizar a Mente - Pg. 15

"A postura mental da pessoa se revela no seu trabalho, ou melhor, em todos os seus atos do cotidiano. Por exemplo, a postura mental de uma dona de casa se evidencia em tudo que ela faz: cozinhar, lavar roupa, fazer compras, cuidar dos filhos etc. Podemos dizer que, a todo instante, ela cria suas obras.
Uma dona de casa com postura mental desleixada não tem cuidado nem para cozinhar arroz. Mesmo usando a panela automática mais moderna, ela acaba fazendo um arroz meio queimado ou mal cozido. Isso porque erra a medida de água ou ajusta de maneira incorreta o tempo de cozimento. Tal dona-de-casa também não consegue temperar corretamente os alimentos, e por isso os pratos que ela prepara ora são salgados, ora são insossos. Além disso, quando ela faz sopa de misso com mariscos, às vezes fica um pouco de areia no fundo do recipiente, pelo fato de não os ter lavado diversas vezes.
Ao contrário dessa, uma dona de casa que tem o coração repleto de alegria e gratidão we a postura mental atenciosa costuma pensar: 'Dependendo dos alimentos que eu preparo, meu marido pode ter vida longa ou não e meus filhos podem ser saudáveis ou doentios.
Por isso, prepara os alimentos com alegria e máximo empenho; consequentemente as refeições por ela preparadas são excelentes. Um fato muito curioso, que às vezes acontece num casal em perfeita harmonia, é que, quando surge na mente do marido a vontade de comer um determinado prato, a mulher fica com vontade de preparar esse prato, como se adivinhasse o pensamento dele.
A alimentação é básica no dia-a-dia do ser humano e influi muito na vida da família. Se uma dona de casa tiver o costume de servir à família refeições improvisadas, com pouco valor nutritivo, a saúde de todos pode ficar comprometida: o marido poderá adoecer e ter uma morte precoce, os filhos não se desenvolverão de modo satisfatóio. As doenças resultantes de muitos anos de má alimentação custam a sarar, porque os médicos não podem retroceder no tempo e corrigir a maneira errada com que o paciente se alimentava no passado. A boa ou a má condição de saúde é consequência do hábito alimentar formado ao longo de muitos anos. Mudar o hábito alimentar de longa data é tão difícil quanto substituir, desde a base, os muros de um castelo cuja construção levou muito tempo.
Assim como a condição de saúde, a postura mental é formada no decorrer de bastante tempo. Mas, independentemente da postura aparente, existe no âmago do ser humano a natureza divina, e é ela que constitui o Eu verdadeiro do ser humano. É essencial despertar e dinamizar a mente do Eu verdadeiro, pois assim os pensamentos ilusórios, que são as impurezas acumuladas na mente fenomênica, acabam desaparecendo. Antes de mais nada, é preciso fazer essa 'grande limpeza mental'. Quem não faz essa 'limpeza' e continua acumulando impurezas, persistindo em tapear a si próprio e aos outros com aparências, acaba deparando com problemas inesperados e graves e passa por grandes sofrimentos e aflições. Os problemas inesperados e graves podem ser doença na família, perda do emprego, falência etc. Pode também ser a descoberta da traição do cônjuge. Nesse caso, não se deve deixar levar pelo ódio e raiva e proferir palavras de insulto. Iso só aumenta o desgosto e a infelicidade. O único meio infalível de solucionar o problema consiste em agir em conformidade com a fé correta para fazer com que o cônjuge desperte para a sua verdadeira natureza - a de filho de Deus - e, com o amor inerente a todo filho de Deus, perseverar no modo de viver alicerçado na alegria, oração e bondade."

A "grande limpeza mental" de que nos fala este capítulo, é obtida através de que? A óbvia resposta é tripla: Meditação Shinsokan, leitura de livros sagrados e práticas de amor. Cada um destes ingredientes, a seu modo, nos proporciona essa grande limpeza mental de que nos fala o texto acima.
Também, é como eu costumo apresentar Seicho-No-Ie para os incréus, ou seja, mesmo para aqueles que não acreditam numa religião dita institucionalizada, podem considerar a SNI como uma reeducação mental. Ela proporciona a você, caro leitor, a entender o mecanismo de sua mente e dirigi-la para um destino feliz, ou, pelo menos, comandar boa parte de seu destino, através do emprego premeditado de boas palavras, bons atos e boa conduta. Por isso que eu falo e acredito que SNI é tão maravilhosa que consegue até mesmo transcender as religiões em busca de algo comum: a felicidade universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário