sexta-feira, 2 de julho de 2010

O Modo Feliz de Viver - Sonho E Vida - Pg. 27

"Três garotas colegiais perambulavam tarde da noite pela cidade. Convidadas, aceitaram carona de um desconhecido. O carro desgovernou-se, e todos os seus ocupantes morreram. Tal acontecimento nos ensina que não devemos aceitar impensadamente convites de pessoas que nem sequer conhecemos. Há outros casos de jovens que são envolvidos em outros tipos de acidente.
O problema está na postura de vida dessas pessoas que andam perambulando pelas ruas altas horas da noite. Mas, se o lar em que vivem fosse alegre e sólido, elas não seriam tentadas a esse tipo de vida. A vida das pessoas é sempre protegida por alguém. E, à medida que vão crescendo, a proteção vai sendo retirada. Assim como o bambu: é protegido por grossas cascas enquanto é tenro broto, mas, à medida que cresce, as cascas vão caindo, e o jovem bambu vai-se desenvolvendo na direção do céu, ostentando frondosas folhas.
O bambu jovem bem como o bambu já idoso são resistentes, porque estão todos unidos pelo caule subterrâneo. Também o ser humano deve estar firmemente ligado ao caule subterrâneo chamado Deus; do contrário, torna-se fraco. Por mais que afirmem enfrentar sozinhos a vida com coragem, aqueles que não descobriram Deus e nEle não creem são extremamente frágeis quando enfrentam situação crítica. Por mais inteligência e cultura que possam ter, ficam abalados e gritam por socorro quando se veem em perigo de vida, mas não conseguem ajuda.
Porém, a pessoa torna-se extremamente forte quando entende, do fundo do coração, que o homem é filho de Deus, Vida imortal, que vive infinitamente. Quando sabe que é imortal, ela nada teme. E, sendo a vida imortal possuidora de força e energia perfeitas, é rica, por mais que esteja apresentando pobreza no momento. Ou seja, a aparente dificuldade financeira não é seu estado verdadeiro.
Isso é análogo a sonhar que está perambulando no deserto sem nada possuir, mas, na realidade, estar dormindo no quarto de uma bela casa, sobre um confortável leito, e, ainda, acompanhado do cônjuge. Por mais que se debata, por mais que fale sonhando, não há problema nenhum. Mesmo porque possui o 'caule subterrâneo' unido a Deus E é Deus a fonte de toda a riqueza e felicidade. Que fato maravilhoso e digno de gratidão.
Será este mundo fenomênico exatamente igual ao sonho? Quase igual; só é mais ordenado e se manifesta de acordo com nossa mente, obedecendo à lei de causa e efeito. O sonho também é produto da mente. Este mundo fenomênico também vem sendo criado de acordo com o enredo escrito pela mente. E por isso é possível levar uma 'vida solitária no 'deserto' de Tóquio', semelhante à vida solitária no deserto.
Mas não faz sentido ficar indefinidamente nesse sonho solitário, falando coisas sem nexo. Devemos despertar o quanto antes, conhecer a Imagem Verdadeira e agradecer. Diz-se que pessoas 'craques' em falar dormindo chegam a acordar com a própria voz, mas também são acordadas por alguém ao seu lado. Agradecendo a esse alguém, despertemos já, de uma vez!"

Bem amigos deste brógui! Neste dia aparentemente aziago, em que o Brasil perdeu para os holandianos de maneira inacreditável, sendo desqualificados da Copa do Mundo, o que aprender com o capítulo de hoje? Muito bem, ele se chama "sonho e vida". O que é vida? O que é sonho? É a nossa vida um sonho?
Desde a minha mais tenra infância, consigo reconhecer, ainda em sonho, se estou sonhando ou não. E, se o sonho for interessante e tenho a consciência de estar num sonho, logo me decepciono. Isso acontece, por exemplo, quando consigo algo no sonho, por exemplo, um livro. Se eu sonho que ganhei um livro, e logo em seguida tenho a percepção de que estou sonhando, o meu livro sonhado vai durar enquanto eu estiver sonhando, e logo me decepciono, porque não posso levar tal livro para a vida real (a não ser, claro, se eu o compre, mas aqui, na vida real!).
Ei, eu disse vida real? O que podemos entender por isso? E, continuando nosso exemplo, imaginemos que eu acorde dizendo que vou comprar este livro ainda hoje, e compre o referido opúsculo. Agora sim, posso senti-lo em minhas mãos, ler os capítulos que não consegui ler no sonho. Mas, e se de repente morro, bato a caçuleta, ou, se alguma alma generosa de mim se lembrar, viro tabuleta no Hoozo? Não estou separado do objeto da minha afeição de novo? Mas, espera aí. eu não disse antes que essa era a "vida real"? Que realidade é essa então?
Ah, caríssimos, o essencial e o verdadeiro é invisível aos olhos, já diziam tantas outras pessoas, o próprio Mestre fala isso, na Verdade vol.7, cuja metade acabei de ler. O fenômeno é o sonho, ou o pesadelo, nossa "vida real" é a Imagem Verdeira. Não por outra razão que a Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade afirma:

"Força que não seja Bem, isto é, força que traz infelicidade, não passa de pesadelo.
Vida que não seja Bem, isto é, a doença, não passa de pesadelo.
Todas as desarmonias e imperfeições nada mais são que pesadelos.
Sendo o pesadelo aquilo que dá força ativa à infelicidade, à doença, à desarmonia, à imperfeição,
estas se assemelham às diabólicas opressões que, em sonho, podem nos fazer sofrer;
mas, ao despertarmos, percebemos que não existe força alguma para nos oprimir;
nós é que nos oprimimos com a nossa própria mente" (pg. 43-44)

Ter a nítida consciência disso é, efetivamente, ter a consciência do Modo Feliz de Viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário