quarta-feira, 21 de julho de 2010

Passaporte Para A Felicidade - O "Motor" Do Corpo Carnal - Pg. 43

"Nos últimos tempos, também no Japão aumentou muito a quantidade de carros. A cada ano surgem novos motoristas. Mas, por mais inepto que seja um motorista novato, certamente sabe que não deve colocar água, saquê etc. no tanque do carro, em substituição a gasolina, pois isso danificaria o motor imediatamente.
O curioso é que as pessoas, quando se trata do próprio corpo, não hesitam em 'abastecê-lo' com líquidos ou substâncias inadequados e até prejudiciais. Lamentavelmente, elas não percebem que, com isso, a 'máquina' chamada corpo carnal, acaba enguiçando. É comum a ideia de que, na juventude, as pessoas podem beber e fumar à vontade, pois isso não lhes caus problemas graves. Como podem pensar assim?
Muitas pessoas que bebem e fumam insistem em oferecer bebida e cigarro aos outros. É como se colocassem água no tanque de seu carro e aproveitassem a ocasião para fazer o mesmo com o carro dos outros.
Existem também pessoas que praticam algo que é ainda mais prejudicial à saúde delas e à dos outros: tumultuam a própria mente e a dos outros com questões insignificantes, o que é pior do que despejar uma mistura de urina de boi, aguardente e outras substâncias no tanque do próprio carro e no de carros alheios. É como se abrissem o capô e ateassem fogo no motor.
Quando você estiver prestes a brigar com alguém, lembre-se destas palavras e perceba que está a ponto de 'atear fogo no motor de seu próprio carro'. É evidente que, se você se deixar pela raiva e pelo ódio, o 'carro' supereficiente que é o seu corpo carnal não durará muito.
Talvez você duvide, mas é verdade. A máquina chamada corpo carnal é movida pela mente: quando pensamos em ir para o lado direito, nosso corpo se movimenta nessa direção; quando pensamos em ir para o lado esquerdo, nosso corpo se movimenta nessa direção; quando queremos abrir os olhos, eles se abrem; quando queremos fechá-los, eles se fecham, e assim por diante.
Como se pode perceber, o corpo é movido pela mente e a sua condição varia conforme o estado mental. Por exemplo, quando a pessoa fica furiosa, sente o 'sangue ferver nas veias' e não consegue controlar o 'veículo' chamado corpo carnal.
Devemos perceber, também, que o corpo contrai diversas doenças de acordo com o estado mental. Quem vive brigando com seu superior tende a contrair doença que afeta a cabeça; quem é melancólico e tristonho tem facilidade para contrair doença do peito; pessoas muito teimosas e egoístas, com a mente centrada em si próprias, têm propensão para desenvolver um tumor, como reflexo do 'nódulo mental'".

Bom, aprendemos aqui que a mente é o motor do corpo carnal, fácil explicação para quem já conhece a tal da medicina psicossomática. Mas apenas é a "mente" com "m" minúsculo que nos governa aqui no plano fenomênico. Quem teve a oportunidade de assistir minha última palestra soube, através da revelação que o Mestre Masaharu Taniguchi teve, de que essa "mente" não existe efetivamente, que ela é sinônimo de nada. Assim...
Assim, isso significa que tudo o que sentimos, tanto de bem como de mal, é puramente ilusório. Se entregamos nossa condição física e mental a algo essencialmente inexistente, é sinônimo de que o seu efeito, a sua consequência, também será inexistente. Isso pode parecer um tanto quanto assustador quando se fala no aspecto saudável do ser humano, mas pensa numa doença e no que uma conscientização desta natureza pode causar no desenvolvimento dela...

Nenhum comentário:

Postar um comentário