sábado, 10 de julho de 2010

O Modo Feliz de Viver - Não Tema - Pg. 55

"O homem desejar ter sucesso na vida é algo realmente maravilhoso. Ter saúde, sucesso no trabalho, harmonia no lar, ser longevo - é mais que natural almejar isso, pois não é verdadeiro desejo do ser humano preferir adoecer ou fracasar no trabalho.
Isso porque, sendo a Imagem Verdadeira do homem a de filho de Deus, a de Buda, ele deseja manifestar essa Imagem Verdadeira no mundo fenomênico. Se não existisse a Imagem Verdadeira e houvesse um vazio, não surgiria na pessoa esse desejo de manifestação.
Por exemplo, um gato não pensa 'Realizarei um bom trabalho', nem deseja 'Quero formar um bom lar'. Isso porque no gato não existe a Imagem Verdadeira tão perfeita como em nós, humanos. Por isso, ele não consegue produzir música ou pintura como os seres humanos. Como não possui tal capacidade, não lhe ocorre tal desejo.
Portanto, é maravilhoso o fato de o ser humano pensar 'Quero tornar-me uma pessoa maravilhosa'. Os doentes desejam 'Quero ser curado', porque possuem capacidade de ser saudável. Sendo assim, por que não manifestam essa força? Basta que a deixem fluir, para que ela se manifeste o quanto desejarem. Mas quem pensa 'Não consigo', 'Não tenho capacidade', não pode manifestar nada, por mais que possua capacidade.
Ao mesmo tempo, o sentimento de temor também fecha o coração das pessoas. Por exemplo, alguém lhe pede que suba neste momento ao púlpito e faça um pronunciamento. Todas as pessoas têm capacidade de falar. Tanto assim que, com familiares e amigos, você fala o quanto quiser. Por isso, palavras sairão sem tropeços, se agir como se falasse com familares e amigos; mas, se temer pronunciar-se diante de outras pessoas, sentirá dificuldade de falar.
É um estado semelhante ao de um sapo diante da cobra, que fica como que hipnotizado e não consegue mover-se. É o estado da pessoa que, diante de um incêndio ou terremoto, fica paralisada de medo. Por sentir muito medo, não consegue exteriorizar a força que possui.
Portanto, deixemos de sentir medo. Para isso, é importante conhecer a Verdade 'homem, filho de Deus, Vida imortal'. Todas as pessoas possuem Vida perfeita, são filhas de Deus e imortais. Portanto, não há necessidade de temer o que quer que seja. Por mais que alguém adoeça e tenha febre, não há quem tenha morrido devido à hipertermia. Na hora da morte, o corpo esfria; razão por que não devemos nos preocupar quando a temperatura corporal se mantiver alta. Vírus e bactérias não toleram aumento de temperatura. Até o câncer é vulnerável ao calor, e febre tem ação curativa. Entendendo isso, o doente deixará de temer a febre, facilitando a manifestação da força restauradora, e em pouco tempo a febre baixará, a doença desaparecerá, e ele poderá levar uma vida agradável, repleta de vigor."

Medo. Alguns dizem que, em certas e determinadas circunstâncias é até bom ter. No mundo fenomênico, concordo, mas estamos falando no Mundo da Imagem Verdadeira, em outro plano. Aí, o medo, além de não ser benéfico, torna-se inexistente, ou melhor, desnecessário.
O professor Seicho, a uma altura do capítulo, fala em algo semelhante a sentimento de naturalidade, o que me faz lembrar - e muito - uma das normas fundamentais, que é justamente "Conservar sempre o sentimento natural". No sentimento natural não há espaço para o medo, pois tudo é levado, tudo se encaminha para um final feliz (não existe aquela norma fundamental que nos manda acreditar sempre na vitória infalível?). Pois é... o sentimento natural é o antídoto contra o medo, e nele até o medo se transmuta em algo nem tão negativo assim. Um determinado receio diante de algum evento se torna natural para nós pelo mesmo estar representando um determinado perigo, e não apenas pela fobia em si. É preciso atentar com especial carinho para este fato, se quisermos, efetivamente, alcançar o modo feliz de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário