quinta-feira, 15 de julho de 2010

Passaporte Para a Felicidade - Transformar a Dificuldade em Alegria - Pg. 19

"Não devemos nos desanimar diante das dificuldades. O ser humano torna-se desleixado fisica e mentalmente quando leva uma vida confortável demais. Se sempre que nevar ficarmos o dia todo junto ao aquecedor, não poderemos trabalhar, e, além disso, o nosso corpo acabará enfraquecendo.
É melhor enfrentar a neve e sair para o trabalho. Assim, além de dar andamento aos serviços, fortalecemo-nos fisicamente. Nao consideremos a neve como um obstáculo.
Certo poeta compôs os seguintes versos:
'A neve sobre meu chapéu
Torna-se leve
Quando penso que é minha neve'
Também as dificuldades deixam de ser motivo de sofrimento quando as enfrentamos com ânimo, considerando-as 'instrumentos' paro nosso treinamento espiritual.
Numa manhã de neve, fui caminhando para a Sede Central. Ao parar no cruzamento de Jingu-mae, por onde passo habitualmente, olhei a paisagem ao redor e fiquei encantado. A cidade parecia excepcionalmente bonita, pois a neve cobria tudo que havia de feio nela.
'Que beleza! Parece que estou numa cidade da Escandinávia', pensei, e fiquei admirando a bela paisagem enquanto aguardava o sinal verde para atravessar a avenida. O sinal tinha ficado vermelho justamente quando eu cheguei ao cruzamento, o que me obrigou a ficar parado duante um tempo considerável. A espera seria desagradável se eu pensasse: "Que chateação ter de ficar parado, exposto ao vento gelado!' Mas pensei: 'Ganhei esse tempo para poder apreciar esta linda paisagem de neve', e por isso a espera não me pareceu longa; pelo contrário, pareceu-me curta demais.
Naquela manhã, resolvi sair para o trabalho bem mais cedo que de hábito. Minha mulher perguntou o motivo, e eu respondi que era por causa da neve. Expliquei que caminhar num dia de neve proporcional uma sensação de bem-estar e que era bom sair cedo porque, mesmo no caso de ter de parar um pouco no meio do caminho, poderia chegar ao local de serviço no horário de sempre.
Toda vez que nos ocorrer algo aparentemente desagradável, tomemos a iniciativa de transformá-lo em algo bom, agradável. Ao longo da vida, deparamos com as mais variadas situações. Às vezes, acontecem-nos contratempos e dificuldades. Mas, felizmente, possuímos a capacidade de transformar as coisas aparentemente ruins em coisas boas. A mente é que comanda o rumo de nossa vida; tudo se transforma conforme a postura mental.
Suponhamos que você adoeça e seja acometida por uma febre alta. Em vez de ficar deprimido pensando: 'A febre subiu, estou mal', deve dizer para si mesmo: 'A elevação da febre significa que a força curativa natural do meu organismo entrou em ação e começou a trabalhar com eficiência'. Considere a febre como um 'medicamento' preparado pela Natureza (Deus), que tem a função de combater todas as doenças, e agradeça pelo fato de esse 'medicamento' ter iniciado a ação curativa. Com a elevação da febre, podem ocorrer calafrios e sensação de peso no corpo. Mas, graças à ação positiva da febre, o seu organismo reage e começa a melhorar. Muitas coisas que aparentemente são causas de sofrimento na verdade são expedientes para a melhora."

Os amigos se recordam quando falei, posts atrás, de que SNI é uma reeducação mental? E é uma reeducação mental através da quebra de paradigmas. Em nenhuma outra corrente do New Thought, ou Novo Pensamento, existe uma linha de pensamento como o da SNI, que incita à mudança de paradigmas, ou seja, à visualização do lado positivo da vida em detrimento do lado negativo da mesma.
Faz sentido. Se a SNI é a religião, ou a filosofia, em que só existe o que é bom e o que vem de Deus, corolário lógico é a negação de tudo o que significa negativo no mundo fenomênico, e negação através da pesquisa, às vezes até bem inocente, de aspectos positivos nas aparentes dificuldades. Agindo assim, poderemos, efetivamente, alcançar o passaporte para a felicidade, com a quebra de paradigmas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário