domingo, 18 de julho de 2010

Passaporte Para a Felicdiade - Criar Com O Poder Da Mente - Pg. 31

"O ser humano possui algo maravilhoso: a mente. Pelo poder da mente, ele consegue dirigir a própria vida, dando-lhe o rumo que quiser. Por exemplo, quando a mente pensa em ir para o lado direito, a pessoa vai para esse lado; quando a mente pensa em dormir, a pessoa dorme; quando a mente planeja escalar uma montanha, a pessoa realiza a escalada, e assim por diante.
A mente influi também na condição física: quem cultiva constantemente a ideia de se tornar forte consegue tornar-se forte, e quem mantém a ideia de doença acaba adoecendo. A mente influi no estado físico. É por isso que, muitas vezes, quando alguém se deixa dominar pela preguiça e vive pensando 'Detesto esta vida atarefada. Gostaria de passar o dia inteiro deitado', acaba pegando uma gripe ou um resfriado, e concretiza-se o desejo de 'passar o dia inteiro deitado'.
Embora o ser humano tenha o poder de traçar livremente o rumo da própria vida, são necessários esforço e treinamento para colocar em ação esse poder. Não se pode traçar o rumo da vida permanecendo no ócio, sem fazer nenhum esforço. Devemos nos conscientizar de que, na verdade, o ser humano é filho de Deus, um ser capaz de grandes esforços, possuidor de grande convicção e potencialidade para realizar muitas obras valiosas.
Também no que se refere à doença, o ser humano pode usar o poder da mente para curá-la. Entretanto, é necessário esforço para isso, pois, pelo fato de a mente ter criado a doença, ante de mais nada deve-se corrigir a postura mental.
Quais são as causas mentais que 'criam' a doença? Podemos citar, em primeiro lugar, o desejo oculto de 'ficar doente', ou seja, o pensamento inconsciente de que 'é conveniente estar doente'; e, em segundo lugar, a postura mental de se considerar uma criatura frágil. Se uma criança crescer recebendo constantemente advertências como: 'Cuidado! Você vai apanhar resfriado', 'Se comer muito, você vai ficar com dor de barriga', acabará fixando na mente a ideia de que é uma criatura fraca, muito suscetível a resfriados, gripes e problemas intestinais.
Esses pensamentos errôneos geram sucessivamente várias doenças. Por isso, é essencial eliminá-los e fazer treinamento mental para pensar com firmeza: 'Sou filho de Deus e, portanto, tenho força infinita. Sou uma pessoa forte, cheia de vigor.'
Também são suscetíveis a frequentes enfermidades as pessoas que estão sempre com a mente aflita, irritada ou preocupada. Pensamentos negativos e sombrios geram disfunçoes físicas.
O estado mental se reflete no corpo. Quase que automaticamente o corpo passa a manifestar aspecto condizente com o estado mental. Pode-se dizer também que isso ocorre pelo poder do inconsciente.
Portanto, devemos procurar manter sempre pensamentos firmes, positivos e bondosos, afirmar diariamente que somos pessoas alegres e viver o nosso cotidiano com a mente repleta de harmonia. Para isso, é muito importante praticar todos os dias a Meditação Shinsokan."

Acredito que o maior presente que Deus nos deu no Éden foi a mente. A mente é que, positivamente, nos fez como deuses, com o poder da criação. Na realidade, se analisarmos em última instância, a mente não é um presente de Deus a nós, nós somos a própria mente individualizada de Deus. E revestida de corpo carnal, neste plano fenomênico e tridimensional.
Neste plano fenomênico e tridimensional estamos sujeitos a trabalho e disciplina, outra palavrinha esquecida, mas muito nas entrelinhas nos textos que estamos estudando. Pois, afinal, prática exige disciplina. Então vamos fazer o Shinsokan dia sim, dia não? Ou quando nos dá na telha? Não, é necessário disciplina. Disciplinar nossa mente, para manteros pensamentos firmes, positivos e bondosos. É fácil, não? Não. Como disse anteriormente, SNI é a coisa mais fácil e mais difícil do mundo. E é difícil, neste ponto, porque já habituamos nossa mente a termos os pensamentos mais destrutivos possíveis, sem querer, ou, o que é pior, querendo. Sabem o início do volume 8 da Verdade da Vida, em que o Mestre compara nossa mente do hábito a um carro desgovernado? Pois é, a coisa é bem por aí...
Por isso, Shinsokan neles!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário