quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Modo Feliz de Viver - Justiça e Coragem - Pg. 47

"É preciso ter coragem para agir com honestidade. Não merece confiança aquele que, por não ter essa coragem, age de forma desonesta, dizendo 'Segui a tradição'. Assim, fica difícil a vida melhorar. Dificulta a manifestação fenomênica da Imagem Verdadeira, da vontade divina, e torna-se obstáculo para o bom andamento do Movimento de Iluminação.
Mas, para ser honesto, não é suficiente 'você pensar que é honesto'. É preciso praticar com afinco a Meditação Shinsokan e conhecer intuitivamente se o que você pretende fazer está em conformidade com a vontade de Deus. Assim, você infalivelmente saberá. Qual será o tipo de dúvida que não consegue dirimir?
Por exemplo, se um evento teve mil participantes, mas alguém escreve no relatório que foram '1.500 participantes', está claro que se trata de uma fraude, e não é correto. Se uma mulher engravidou, e o pai da criança exigir 'Aborte', isso é claramente agir de forma incorreta, é exigir que ela cometa assassinato. Ainda mais inaceitável é dar justificativas como 'Isso é desonroso para mim'. Ou teria acontecido um 'milagre' de a moça engravidar desse filho sem que ele nada tivesse feito?
É também desonestidade fazer 'contabilidade paralela' para pagar menos impostos. Por mais que isso tenha sido ordenado por seus superiores, desonestidade é desonestidade. Você terá de escolher se participa ou não da desonestidade do chefe. É de difícil escolha, mas é nessa hora que sua coragem é testada. Se tiver coragem, poderá fazer a escolha correta. Quando aumentar neste mundo o número de pessoas assim, que agem correta e corajosamente, estará aproximando-se a manifestação do paraíso terrestre.
Até para agir com grandeza de caráter, fica difícil quando você está solitário. Precisa de muitos aliados. E Deus é o seu aliado número um. Ele é o maior e mais forte aliado que podemos ter. A Meditação Shinsokan é uma prática que consiste em nos encontrarmos com Deus e dEle receber orientação. Portanto, pratique-a todos os dias. Devemos receber diariamente, sem falta, orientação de Deus para saber o que devemos fazer.
Se, ainda assim, você não sabe o que fazer, é porque lhe falta praticar a Meditação Shinsokan. Quando faltam treinamentos, quer seja na área de pintura, quer na de música, a pessoa não sabe o que efetuar ou como fazer para bem expressá-la. Da mesma forma, há casos em que não sabemos como manifestar fenomenicamente a vontade de Deus. Isto é, apesar de sabermos o que deve ser feito, não sabemos exatamente como executar isso. É como se, para executar uma peça musical, por imaturidade, não saber exatamente como tocar o instrumento para produzir som harmonioso. Nesses casos, é preciso perguntar ao professor (ou a um veterano).
Em casos assim, as pessoas treinam com dedicação, orando de todo o coração. Traçando metas, treinam e praticam com dedicação, com alegria e coragem. Para conseguir verdadeira coragem, é preciso ter coragem de praticar."

Muito bom esse capítulo de hoje. Começa com o tema justiça, passeia no tema Shinsokan e deságua na importância da prática. Uma das frases mais emblemáticas deste livro, com certeza, é a que encerra este capítulo: "Para conseguir verdadeira coragem, é preciso ter coragem de praticar".
Faz sentido. Com efeito, se a verdadeira coragem se obtém com uma conexão direta com Deus, e se esta conexão se faz através do Shinsokan, logo, a coragem de praticar é fundamental.
Prática. Quantas vezes, durante o estudo do livrinho, nos deparamos com esta palavra. Quantas palestras assistimos, quantos bons preletores e líderes da iluminação nos exortam a tomar esta atitude. Agora, confessemos: quantas vezes efetivamente praticamos? Já que o tema é justiça e coragem, vamos ser justos e corajosos conosco mesmo: quantas vezes efetivamente praticamos Seicho-No-Ie no nosso cotidiano?
Muitos dos cabelos que o Mestre tinha em sua maturidade caíram em seu invulgar esforço de convencer, volume após volume da coleção A Verdade da Vida, de que religião é prática, e prática cotidiana. Entretanto, como bem disse no volume 17, as pessoas ainda teimam em considerar a religião questão de desocupados ou passatempo de idosos. Ou seja, religião é ritualística, não é prática. E religião é prática. Cotidiana. Diária. Vigilante. É educação mental. O vigiai e orai não foi dito à toa. Está conosco quando abrimos os olhos e continua conosco mesmo depois de fechá-los no início de uma noite de sono. Enfim, é tudo isso. E mais um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário