terça-feira, 27 de julho de 2010

Viver De Modo Agradável - Prefácio - Pg. 7

"Hoje em dia, a maioria dos prédios tem ar-condicionado, e graças a isso não passamos frio no inverno nem sofremos com o calor no verão. São os benefícios do mundo moderno. Mas, às vezes, o ambiente interno é aquecido ou resfriado em demasia. O ideal é que tanto a temperatura quanto a ventilação e a umidade sejam adequadas.
Quando caminho por uma floresta ou um bosque ouvindo os cantos dos pássaros e o leve ruído da brisa que passa pelas ramagens, desfruto uma sensação muito agradável de paz e bem-estar. Observo os raios solares, que aquecem brandamente o solo umedecido pela chuva de véspera e fazem surgir a neblina, penso emocionado: 'Que sensação deliciosa!'
Queremos que o nosso modo de viver esta vida também seja agradável, e podemos conseguir isso vivendo conforme a nossa natureza inata. Procuremos viver uma vida repleta de vitalidade, manifestando simultaneamente o sentimento natural, a brandura, a força, a capacidade de ação e a fé."

15 de Janeiro de 2001
Seicho Taniguchi
E assim começamos mais um livrinho, o terceiro da série, com mais catorze pequenos ensaios, desta vez amealhados com o título "Viver de Modo Agradável". O que significa viver de modo agradável para vocês? Para o professor ST, resta claro no último parágrafo, que é viver conforme nossa natureza inata, o que nos leva, por conseguinte, à segunda Norma Fundamental, qual seja, "Conservar Sempre O Sentimento Natural". Então, podemos bem pressupor que cada um dos capítulos que estudaremos a seguir tenha como linha mestra a naturalidade em todos os nossos atos, naturalidade que nos leva a simplicidade no agir, por exemplo?
Para maiores informações, é bom prendermos a nossa curiosidade e ler, bem devagar, degustar cada capítulo do livrinho que iremos estudar agora, sem pressa e (perdoe o trocadilho!) bem natural...

Nenhum comentário:

Postar um comentário