terça-feira, 6 de julho de 2010

Preceito do Dia 6 - Oração Para Viver Junto Com Deus

"Escreva os seus desejos numa folha de caderno ou caderneta. Não importa a quantidade dos seus desejos. Escreva. Se é algo realmente necessário a você, Deus já lhe concedeu. Na Bíblia está escrito: 'Vosso Pasi sabe o que vos é necessário, antes mesmo que vós lho peçais'. Deus já o concedeu a você, mas, se vai recebê-lo ou não, depende de você próprio. Isso equivale à transmissão de rádio. Os programas são transmitidos das estações radiofônicas, mas aqueles que não ligam o rádio ou, mesmo ligando-o, não sintonizam com a emissora correta, não conseguem recebê-los. Escrever num caderno ou numa caderneta os seus desejos equivale a decidir com qual emissora sintonizar.
Ao decidir qual programa de rádio captar, você precisa verificar se ele está sendo transmitido. É inútil tentar sintonizar com uma estação que não existe. Por isso, você precisa verificar se o programa que escolheu está sendo transmitido pela emissora de Deus. Os critérios para análise são os seguintes:
1 - É algo realmente necessário a mim? (aos olhos de Deus, é algo realmente necessário?) Quando a resposta for negativa, elimine-o da lista de desejos; 2 - Quando este desejo for satisfeito, não infringirá o direito de posse de outras pessoas? Desejos que violam o direito do outro não são transmitidos pela emissora de Deus; 3 - Quando este desejo for satisfeito, não violará a liberdade de outrem? Desejos que violam a liberdade do outro não são transmitidos pela estação de Deus (por exemplo, o desejo de fazer com que uma moça apaixonada por outro rapaz se apaixone por você).

(Mundo Ideal, Ano V, nº 50, pg. 23)
Maiores detalhes sobre este assunto podemos encontrar basicamente em dois livros: Explicações Detalhadas Sobre a Meditação Shinsokan e Ciência da Oração. Podemos ver neste trecho 3 limitações para a concretização das orações:
1. A necessidade do desejo, ou seja, saber se o desejo é realmente necessário ou não para nós. Critério difícil, eu acho, ainda mais se jogando a responsabilidade para Deus, justamente Aquele que tem uma visão melhor do que todos nós, a longo e metafísico prazo.
2 - A posse do desejo não vai interferir na posse de outrem? No direito do outrem?
3 - E, mais importante que o direito do outro é a liberdade do outro, que é a terceira limitação apontada.
É curioso como esse tema tem certa correlação com o post que estudamos anteriormente, quando estudamos sobre a forma que é derivada de algo amorfo. A chave para se transmutar isso é a oração. Desde que cumprida estes três requisitos básicos. Daí, é só correr para o abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário