sexta-feira, 30 de julho de 2010

Viver de Modo Agradável - Quando A Mãe Segura O Bebê Junto Ao Peito - Pg 19

"Existem pessoas destras e pessoas canhotas. Sabe-se que a maioria é destra. Um fato conhecido desde antigamente é que a porcentagem de pessoas destras é bem maior entre os japoneses em comparação com os povos ocidentis. Nos dias atuais, está aumentando o número de canhotos també entre os japoneses, mas ainda predominam os destros.
Existe o princípio fundamental segundo o qual o lado esquerdo representa o yang (elemento ativo) e o lado direito, o yin (elemento passivo). O yang mantém a posição central e em torno dele gira o yin. Esse fato está patente no movimento dos astros no cosmos: os planetas, que representam o yin, sempre giram em torno de uma estrela fixa, que representa o yang.
No corpo humano, esse princípio fundamental se manifesta assim: a mão esquerda, que representa o yang, segura o objeto, e a mão direita, que representa o yin, executa movimentos minuciosos, e isso faz com que a pessoa seja destra. Por exemplo, os japoneses seguram firme com a mão esquerda a tigela de comida e movem os pauzinhos com a mão direita. Também para afinar ou aguçar um objeto, geralmente as pessoas o seguram com a mão esquerda e raspam movimentando a mão direita. No que concerne à família, a estrutura original é: o marido (o pai), que representa o yang, mantém firme o centro do lar, e a esposa (a mãe), que representa o yin, age conforme a orientação do chefe de família.
Nos lares em que ocorre o contrário, às vezes nascem crianças canhotas. Nos primeiros anos de vida, a criana apresenta um extraordinário desenvolvimento dos dendritos das células cerebrais. Por isso, as impressões do ambiente familiar que ela captou durante a vida intra-uterina e também nos dois anos após o nascimento atuam fortemente. Em outras palavras, nesse período se forma a base da 'rede de distribuição' dos neurônios cerebrais da criança. E é nessa fase que o canhotismo se fixa em algumas crianças. Alguns incômodos são inevitáveis na vida prática dos canhotos, porque a maioria dos objetos é feito para ser usado com a mão direita.
O corpo humano abriga o coração no lado esquerdo do tórax. Quando uma mãe pega o bebê no colo, a atitude natural é segurá-la com o braço esquerdo e aninhá-lo junto ao seu coração. Existem estudos que mostram que 80% da mulheres - independentemente de serem canhotas ou destras - agem desse modo. Certo professor de Psicologia da Universidade Cornell relatou esse fato após efetuar estudos de comportamento dos macacos e dos seres humanos. Segurando o bebê da maneira acima descrito, a mãe destra pode mover livremente a mão direita para cuidar dele.
Aconchegando o bebê recém-nascido junto ao coração, a mãe pode fazer com que ele ouça o seu batimento cardíaco. Ouvindo o 'ritmo biológico' regular e constante, o bebê se desenvolve tranquilamente. Na vida intra-uterina, o bebê dormitava a maior parte do tempo, embalado pelo suave ritmo do batimento cardíaco da mãe. Também após o nascimento, o bebê precisa, durante algum tempo, adormecer ouvindo esse ritmo, para poder preparar o cérebro e despertar a mente. Quando se torna mãe, toda mulher - mesmo a canhota - procura instintivamente seguir a lei natural. Então, por que não fazer disso uma postura fundamental? Podemos dizer que consiste nisso a verdadeira felicidade da mulher, na condição de mãe."

Sinceramente? Achei o trecho interessantíssimo, por um simples motivo: sou canhoto. Ao mesmo tempo que lia tal trecho, procurava me lembrar de canhotos famosos e conhecidos meus, particulares, e fiquei fazendo a mesma ilação que o professor Seicho fez a respeito da 'rede de distribuição' neuronial... agora, se repararam, como eu reparei, somente no último parágrafo - quase na última frase - é que o professor Seicho se refere a tal fenômeno como uma lei natural e sua relação com a verdadeira felicidade da mulher... ou seja, em outras palavras, viver de modo agradável é viver segundo a lei natural que existe de modo instintivo, mesmo na qualidade de mãe. Será que os outros capítulos continuarão seguindo este mote?


Nenhum comentário:

Postar um comentário