quinta-feira, 15 de julho de 2010

Preceito do Dia 15 - A Humanidade É Uma Só

"Nossa vida está alojada em corpos diferentes, e parece que cada corpo é uma existência independente, mas isso não é verdade. Somos todos um só corpo. É por isso que achamos que alguém é encantador, apesar de termos corpos distintos. Tudo se originou de uma única Vida e é comandado por essa Vida. Falando em outras palavras, a Vida alojada em mim e em cada um dos leitores é a mesma Vida única, ou seja, a Vida de Deus. O 'arquiteto' que criou todos os homens é um só, a Vida única, e, como fomos criados com base numa mesma ideia, todos nós temos corpos independentes, mas o projeto é igual. Por isso, temos dois olhos, duas orelhas, uma de cada lado, nariz na vertical com duas narinas, abaixo dele a boca, possuindo assim a mesma estrutura. Se o nosso corpo fosse criado por diversos 'arquitetos', teríamos alguma diferença na estrutura dos nossos corpos. Se eu fosse o arquiteto do homem - penso algumas vezes nisso -, não só colocaria dois olhos na frente do rosto, como também um olho na parte de trás. Desse modo, conseguiríamos ver a retaguarda sem virar o rosto, e, portanto, um professor daria aula lendo o que estivesse escrito na losua sem virar-se para trás. Se um assaltante nos atacasse por trás, logo perceberíamos. E, se tivéssemos um olho na extremidade do dedo, seria também muito útil. Só de colocarmos o dedo no bolso, já veríamos o que existe dentro dele. Gostaria de criar um ser humano assim.
Em todo caso, seria muito conveniente projetar um corpo desse tipo. Mas, observando que, sem pensar nessas conveniências, os corpos humanos foram todos estruturados com base num determinado projeto, conclui-se que há a atuação da ideia de um único Criador, não havendo diversos criadores."

(Mundo Ideal, Ano XI, nº 123, pg. 21)
Agora tivemos a exata noção de como seria um homem segundo Masaharu Taniguchi: com vários olhos, pelo menos. O que nos ensina mais este trecho?
Primeiro, revela, desejos de Taniguchi à parte, a natureza sábia de Deus, criando um corpo perfeito. Segundo, a construção deste corpo seguindo apenas uma única receita. E mesmo assim existem pessoas que não acreditam em Deus, ou nesta espécie de Criador perfeito. Mas isso é assunto que já cansou de ser debatido neste blog, e que não vale a pena discutir novamente. Pelo menos não neste trecho ora comentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário