terça-feira, 27 de julho de 2010

Preceito do Dia 27 - Deus É Luz Infinita

"Realmente, Deus é luz infinita. Quando se diz que 'Deus é luz', talvez alguém pense que Ele é uma luz material, mas nem sempre se diz luz a uma luz material. Sendo Deus um Ser do mundo absoluto, ocorre confusão quando tentamos explicá-lO com as mesmas palavras usadas para explicar coisas manifestadas no mundo fenomênico. Sendo Deus a Verdade que ilumina a escuridão, não há outra opção senão chamá-lO de luz. No primeiro capítulo do Evangelho Segundo S. João (1, 4-5), consta: 'No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (...) Nele estava a vida e a vida era a luz dos homens; e a luz resplandece nas trevas...'. No budismo também se diz: 'Buda de luz imensurável', 'Tathagata que tudo ilumina' e que 'Buda é a luz que ilumina infinitamente'. Este trabalho de iluminação das trevas, ou seja, das ilusões, que se explica metaforicamente com uma 'luz', está se referindo ao trabalho da Sabedoria."

(Mundo Ideal, Ano XV, nº 179, pg. 28)
Acho que a primeira referência que li sobre terminologia do mundo fenomênico ser aplicada para o Mundo da Imagem Verdadeira li, surpreendentemente, no Livro dos Espíritos, claro que não com o linguajar da SNI, mas com a mesma mensagem: não adianta tentarmos utilizar a linguagem dos cinco sentidos, fenomênica, para tentar descrever como é o Mundo da Imagem Verdadeira. Assim, por mais que se queira definir Deus como Luz Infinita, mesmo assim tal definição ainda padece de precisão, por mais boa vontade que tenha o Mestre em nos passar tal ensinamento.
Assim, Deus pode ser Luz, pode ser Verdade, pode ser o Caminho, todas estas definições corretas e todas elas completamente díspares entre si. Afinal de contas, que correlação tem a Luz com a Verdade, senão meramente metafórica? E se tentarmos combinar apenas estes três elementos? Chegaríamos a conclusões tão práticas e óbvias e, mesmo assim, ainda descreveríamos Deus em suas multiformes variações. Vejam só:
1. Deus é a Luz da Verdade;
2. Deus é a Verdade do Caminho;
3. Deus é o Caminho da Luz.
Viram só? Isso se presta para várias e várias manifestações, e todas elas ainda são imperfeitas para se precisar Deus e, curiosamente, nenhuma delas está, essencialmente, errada...
Querem mais uma prova dessa imprecisão semântica? Leiam o comecinho do capítulo Realidade da Sutra e vocês vão saber do que estou falando:
"(...)A Realidade, porque é universal, é chamada Caminho.
O Caminho está com Deus;
Deus é o Caminho, é a Realidade"
Viram só? Tudo vai se escoar a um denominador comum, chamado... Deus! E, por mais que nos esforcemos em defini-lO, ainda teremos definições imprecisas e parciais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário