domingo, 4 de novembro de 2012

Do Nome Feio


Como disse no post anterior, na segunda parte da palestra, tudo estava indo bem quando  suscitaram uma dúvida sobre a Imaculada Conceição de Cristo. Aí, praticamente, virou uma aula de Educação Sexual para adolescentes (os poucos adultos, eu incluído, apesar dos pesares, naturalmente enrubescidos) quando uma garotinha resolveu apimentar a palestra, Beatriz, se não me engano. 
Foi quando de repente, não mais que de repente, me vira esta menininha (lembra um pouco a Ágata da Avenida Brasil, a recém acabada novela da Globo, só para vocês terem mais ou menos uma ideia), se virou para mim e disse:
- Você falou um nome feio!
Risada geral. Perguntei a ela?
- Que nome feio? - ao que ela replicou: - Não quero dizer. Insisti:
- Qual a primeira letra do nome então?
Ela disse:
- S...
- E termina com e, x e o? - perguntei. Ela, mais vermelha que um pimentão, concordou.
Aí tive que cortar um dobrado para tentar convencê-la de que a tal palavra não é feia, sem sucesso. Ela ouviu esta "pérola" de alguém, se não me engano de uma tia do colégio, sei lá. Contraargumentei:
- Isso não é feio, você só não está preparada para isso ainda. Cerveja é um nome feio? Não, mas a sua idade não permite tomar cerveja, porque senão seu fígado vai virar uma usina de álcool (risos gerais). Com essa palavra é a mesma coisa. Cachaça é um nome feio?
Ela não se convenceu, ficando quieta.
Mas o fato me chamou a atenção para algo curioso: uma coisa é você querer evitar um determinado assunto, a outra é você desqualificar este assunto para não falar dele. Não sei se a pobre Beatriz crescerá com alguma noção errada a respeito do tal nome feio. Mas, seja lá quem disse isso, não deve ter agido corretamente. Um simples "você ainda não está preparada para isso" já serviria. Agora, "nome feio"? 
E eu que pensava que nome feio fosse "circunscisfláutico"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário