sábado, 3 de novembro de 2012

Convite Para Um Mundo Ideal - Preparar a Lenha

Pg. 41:

"Na vida, vivenciamos primaveras e outonos. Mesmo que a neve cubra as árvores despidas de folhas, certamente chegará a tépida primavera. Por isso, você não deve pensar somente naquilo que está diante dos seus olhos. É necessário prever o que está por vir, preparar-se para isso e levar uma vida alegre e cheia de esperança. Por maior que seja o frio do inverno, se houver reserva de lenha, será possível suportá-lo. Da mesma forma, você poderá enfrentar bravamente o futuro e vencer com honestidade e coragem. Isso porque você possui a 'lenha' que é a abundante sabedoria de Deus."

Quem está familiarizado com a literatura da SNI deve ter percebido o seguinte: dos seis atributos de Deus que evocamos no Shinsokan, a saber, Sabedoria, Amor, Vida, Provisão, Alegria e Harmonia de Deus, o Mestre se concentra mais nos três primeiros deles, ou seja, na Sabedoria, no Amor e na Vida. E, reparando melhor ainda, para certa estranheza dos leitores ocidentais ou de formação religiosa judaico-cristã-ocidental, como eu, por exemplo, o Mestre (e consequentemente o professor Seicho também) qualifica a Sabedoria como a mais importante virtude divina.
Digo estranheza pois estamos há muito acostumados com velhos clichês como "Deus é Amor", por exemplo. Então, quando alguém nos diz (e ele pode bem ser o Mestre) que Deus é Amor, sim, mas também, e principalmente, é Sabedoria, isso nos causa uma certa estranheza.
A ordem dos seis atributos no Shinsokan não é assim, digamos, aleatória. Ela segue uma ordem. O alicerce da nossa vida espiritual deve ser a Sabedoria, secundada pelo Amor, e por aí vai.
Muito bem, feita esta explicação, o que ela tem a ver com o texto acima? Preparar a lenha seria preparar a nossa vida para sermos receptáculos da Sabedoria divina. E, mais uma vez, admoesto: Sabedoria não é conhecimento. Sabedoria é saber agir da maneira certa, no local preciso e na hora exata, e muita das vezes agimos assim inconscientemente, por puro instinto.
Quem leu "Todos Podem Ter Sucesso" sabe do que estou falando: o instinto, acompanhado da intuição, são uma das principais ferramentas que Deus usa para nos passar a Sua Sabedoria, ou seja, o melhor modo de viver.
E para isso é fácil: Shinsokan. Na veia. Todos os dias. Sem falta. E muito obrigado! Agora preparem sua lenha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário