terça-feira, 20 de novembro de 2012

Convite Para Um Mundo Ideal - Os Pequenos Seres

Pg. 53:

"O homem não pode viver respirando os gases poluentes que ele próprio produz. Vive respirando o oxigênio produzido pelas plantas. As plantas, por sua vez, vivem absorvendo o gás carbônico eliminado pelos animais. Todos os seres vivos vivem, dessa forma, em cooperação com os demais indivíduos. Por isso, o ser humano deve cooperar com todas as coisas do Universo e ocupar-se em preservá-las. No entanto, as pessoas tendem a buscar a sobrevivência 'somente de si próprias' e a esquecer-se dos cuidados que devem ter para com os demais seres vivos e plantas. Assim, perdem a verdadeira natureza do homem e começam a trilhar o caminho da autodestruição. Você está vivificando e amando as plantas e os pequenos seres, e se esforçando para cuidar deles?"

E aí? Não vão responder ao professor Seicho não? Uma resposta politicamente correta (e quem me conhece um pouco sabe o quanto a detesto) diria: "Claro, como não, toda vida é Vida de Deus", e, no entanto, sai com uma vassoura para matar uma barata, ou um inseticida para afastar algum aedes aegypti furtivo que apareça. Mas, peraí, eles também não são Vida de Deus?
Sim, são. Então, porque tal reação? Instinto, reação inconsciente? Ou simples desconhecimento da tal da cooperação de que nos falou o professor Seicho? Sim, porque cada coisa do Universo (inclusive as baratas e os aedes aegypti) tem sua determinada função. Perder tal noção equivaleria a "trilhar o caminho da autodestruição"...
"Ora, meu caro LI", dirão vocês, "o ato de matar uma barata causa tanto desequilíbrio ao cosmos assim?". E eu vos respondo: não é o ato em si que causará desequilíbrio. Tal desordem ocorrerá somente ao pequeno inseto assassinado. Mas a ideia de que "tenho que matar esse bicho porque me é nocivo" é que é prejudicial. Tudo nesta vida começa com a tal da ideia, que toma forma. É a semente, e não o fruto, com que eu me preocupo...
Também não vou pedir benevolência para com os bichinhos nojentos. Só peço que, antes de levantar o chinelo, a vassoura ou o que quer que seja contra eles, pensem: "isso aqui também é vida de Deus?" Ao obterem a resposta, talvez um simples enxotar da casa tal bicho, com a recomendação "isto aqui não é o seu lar" bastaria. A Verdade da Vida está cheia de exemplos desta natureza. E ela, a natureza, agradece. Porque somos todos um só. E ponto. Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário