sábado, 10 de novembro de 2012

Convite Para Um Mundo Ideal - Uma Nação Com Personalidade

Pg. 44:

"Neste mundo, as forças positiva e negativa atuam de modo equilibrado. São as forças de retenção e libertação. Também a mente de uma nação se corresponde com os demais países e se amplia por um lado; ao mesmo tempo, aumenta cada vez mais as suas características particulares, tornando-se cada vez mais específica e peculiar. As nações que perderem essa 'personalidade' acabarão por se extinguir. Isso é como um corante que cai na superfície da água e aos poucos vai-se diluindo, até que desaparece. O homem, na qualidade de 'filho de Deus', possui a sua individualidade. De igual modo, também a nação conserva a sua personalidade e vive de acordo com a própria vontade, independente e autônoma. E por vontade própria coopera com o mundo inteiro, mantém-se em grande harmonia e, desse modo, segue construindo o mundo ideal."

Da leitura deste texto, podemos inferir que a individualidade é um pressuposto básico para a construção de um mundo ideal, seja ela a "nível personalizado", seja a "nível nacional" (sim, porque poderia parecer um contrassenso dizer "nível individual" e "nível coletivo" em se tratando de individualidade). A resposta me parece que sim. E o que podemos disto inferir? Que não devemos nunca sacrificar nossa individualidade em nome do que quer que seja, pois sacrificar nossa individualidade significa sacrificar o Deus que mora dentro de nós.
Nunca devemos nos culpar por sermos quem somos. E isso vale para as nações também. Para todas. Pois todas as nações refletem, coletivamente, aspectos divinos que merecem ser louvados. Mantê-los é obrigação de todo nacional que se preza, e isso não se trata de ufanismo ou sentimento semelhante: é a preservação de um dos vários e vários aspectos divinos.
Todas as nações têm a sua Imagem Verdadeira; hoje no feicibuqui vi a Oração para a Manifestação da Imagem Verdadeira de Portugal, idêntica a que fazemos aqui no Brasil, o que pressupõe que seja igual a de todos os países do mundo, ou seja, a todas as "individualidades coletivas" (perdoai o novo oxímoro!) do mundo. Em outras palavras...
... o brasileiro é um povo alegre, e deve continuar sendo...
... o americano é um povo prático, e deve continuar sendo...
... o japonês é um povo cerimonioso, e deve continuar sendo...
E por aí vai. Escolha a sua individualidade, leitor, e saiba: a sua individualidade é o modo que Deus usou para Se mostrar ao mundo. O resto, bem, o resto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário