domingo, 4 de novembro de 2012

Da Centésima Oitava Palestra

Olá amiguinhos! Depois de um outubro praticamente às moscas em termos de palestra, eis que resolveram me chamar em novembro para vááááárias atividades. E os trabalhos começaram hoje, no Departamento Juvenil. Tema? Capítulo 1 de Dinamize Sua Capacidade, que daqui a pouquinho postarei aqui.
A palestra estava boa, principalmente na segunda parte, em que os juvenis estavam mais calmos e atentos.
Eis a palestra. No próximo post, vou relatar algo curioso que aconteceu lá, e que nos pode dar interessantes lições...


PALESTRA – JUVENIS – DINAMIZE SUA CAPACIDADE – 04/11/2012
CAP. 1 – PARA VIVIFICAR A FORÇA INTERIOR

Não existem segredos para o sucesso

Um jovem foi à casa de um milionário e perguntou-lhe:
– Qual o segredo para o progresso profissional?
Não existem segredos para o sucesso – replicou-lhe então o milionário. – O sucesso não é um truque mágico. Quem deseja obtê-lo, deve aproveitar cada minuto para se desenvolver.
Que sábia resposta!
Outro jovem foi visitar o mesmo milionário e também lhe perguntou:
– Que segredos existem para ser bem-sucedido na profissão?
– Não há segredos para o sucesso – respondeu novamente o milionário. – Basta estudar, conhecer bem o seu próprio trabalho, executá-lo com atenção e saber responder a tudo quanto for perguntado a respeito desse trabalho.

Perece quem é inútil

Perece quem é inútil. Devemos, portanto, ser pessoas úteis. Aquele que passa a viver sem trabalhar, recebendo aposentadoria após deixar a empresa onde trabalhou, começa repentinamente a envelhecer. É para ser útil que o homem teve a graça de nascer, quando já não for mais útil, será dispensado deste mundo. Ser dispensado significa ficar doente e morrer.
Este mundo não precisa de pessoas que se zangam, que se encolerizam. Por isso, essas pessoas adoecem e encurtam a sua própria vida.
Não há necessidade de tristeza, pois o mundo se obscurece quando as pessoas se entristecem. Assim sendo, as pessoas qu transmitem, desnecessariamente, tristeza ficam doentes e encurtam a vida.
Não há necessidade de maledicências. Quanto maior o número de indivíduos que maldizem dos outros, mais o mundo se torna desagradável. Aqueles que proferem maledicências desnecessárias adoecem e encurtam a vida.
Nosso mundo é feito de tal forma que as pessoas desnecessárias se destroem e só as pessoas necessárias se desenvolvem e têm êxito.

Pessoas abençoadas por Deus

Pessoa necessária a este mundo significa pessoa útil, que torna o mundo mais agradável, mais propíco para se viver. É justamente esta a incumbência que o ser humano recebeu de Deus. É uma missão divina. Quem a cumpre é abençoado e felicitado por Deus. Ser abençoado por Deus significa ter sucesso na vida; ser felicitado por Deus significa tornar-se saudável.
Pense e observe a si próprio para ver se está sendo abençoado e felicitado por Deus.
Um ser humano útil é abençoado por Deus. Indivíduo útil é o que trabalha. Como pode alguém ficar inútil alegando estar em férias? Você sabia que morreria se o seu coração “entrasse em férias” por um minuto que fosse?
Quem torna este mundo agradável é felicitado por Deus. E somente aquele que vive sempre sorrindo alegremente e que enfrenta e vence quaisquer dificuldades sorrindo alegremente, é capaz de tornar o ambiente todo agradável, apenas com a sua presença.
Pessoas desse tipo são felicitadas por Deus e vivem plenas de vitalidade. São por Deus abençoadas e têm bom êxito.

O meio de vencer a tristeza

Jamais fique carrancudo nem com expressão tristonha. Você acha que pode contribuir para tornar o mundo agradável, mantendo uma expressão sombria e triste? Pelo contrário, você o tornaria mais sombrio, mais triste; e, além de não ser felicitado, arrastaria as pessoas que o rodeiam para o mesmo estado sombrio e triste.
O meio de dominar a tristeza e vencer a solidão é deixar a tristeza de lado e abandonar a solidão; é lutar corajosamente, de corpo e alma, para o bem do país, para o bem-estar dos outros, em prol dos que sofrem. E, quando, lembrando-se dos seus atos passados, verificar que a sua vida foi útil a alguém, já não se entristecerá nem será solitário, pois Deus o estará abençoando, contente com você, ao seu lado.
Antes de pensar em ser elogiado por outrem, pense em ser elogiado por Deus. Quem procura ser elogiado pelos outros deixa de fazer bom trabalho quando ninguém o vê, e acaba sendo desprezado quando é surpreendido trabalhando mal. A pessoa que procura ser elogiada por Deus trabalha bem, mesmo que não haja ninguém observando-a, e, por isso, é louvada e felicitada também pelos homens.

O trabalho manual ou braçal é o tesouro da nação

A ideia de que o trabalho manual ou braçal é desprezível vem da era medieval. No entanto, tal época não existe mais. Agora é a era da valorização das pessoas que executam esse trabalho manual. Basta pensar um pouco para se concluir qual trabalho é mais valoroso: o de movimentar a pena sobre o papeln na escrivaninha ou o de manipular máquina nas indústrias?
É respeitável o homem que executa tarefas perigosas ou pouco higiênicas. Os trabalhadores não devem desprezar a si próprios. Devem se orgulhar de poder trabalhar com o seu corpo. Serão desprezados por outrem somente aqueles que se desprezam.

A história do primeiro presidente dos Estados Unidos

Certa ocasião, durante a guerra da independência dos Estados Unidos, alguns soldados precisavam erguer uma pesada madeira do chão. Mesmo o esforço de uma unidade inteira não estava conseguindo levantá-la, apesar do constante comando do cabo: “Eia! Levantem! Mais força!”. Nesse momento, chegou um oficial a cavalo e, num instante, desceu do animal, pegou a madeira e puxou-a. Imediatamente a madeira foi erguida e logo foi utilizada no forte.
Então o oficial perguntou ao cabo:
– Por que não deu uma mãozinha aos soldados?
– Porque sou o chefe desses soldados – respondeu o cabo.
– Sou George Washington, comandante do Exército – disse o oficial com leve sorriso. – Se não acredita, venha ao quartel-general do Exército. Vence aquele que vivifica a força e a inteligência agora existentes. Você perdeu a batalha para erguer a madeira, ams eu a venci. Doravante, tenha mais cuidado – ordenou o oficial.
Justamente ele, George Washington, o comandante do Exército em luta pela independência, foi mais tarde o primeiro presidente dos Estados Unidos, cuja capital – Washington D.C. – tem seu nome, devido também a esse fato.

A razão da queda do império romano

Como vimos, a atitude mental de um comandante é diferente da mentalidade de um cabo. Não há mal em dar ordens, mas desprezar o trabalho braçal está errado.
Roma antiga constituiu um império durante a época em que seu povo se dedicava ao trabalho e se esforçava muito. O estado tornou-se próspero e rico. Com a vinda de cativos estrangeiros, fazendo deles escravos para trabalharem como bois e cavalos em tarefas braçais. Roma começou a enfraquecer-se e teve a sua queda.
A decadência não se aproxima das pessoas que trabalham. A exploração dos mais fracos tenta os preguiçosos, arrastando-os para os profundos abismos da decadência.
Nada existe que conduza os homens a uma radiante alegria, a não ser o trabalho. Os bens materiais não passam de “produtos secundários” da alegria de se trabalhar. Aquele que trabalha para ganhar dinheiro, trabalha pelos “produtos secundários”. Vejam as crianças. Dedicam-se inteiramente para obter algo novo. Se alguém lhes mostrar outra novidade, deixarão aquilo que obtiveram anteriormente. Manter-se ativo e sentir alegria no trabalho é o correto modo de vida do homem.

Quem quer enxergar longe deve subir mais

No mundo, há milhões de pessoas que querem se tornar grandiosas, mas são poucas as que conseguem esse intento. Isto porque, defrontando-se com problemas, acabam se esquivando, perdendo a coragem, ou pensando desonestamente em enriquecer trabalhando o menos possível. A vida tem preço certo e não admite fraude. Somente aqueles que pagam com esforço e trabalho podem obter algo de valor correspondente. Somente aqueles que enfrentam as dificuldades conhecem o meio de dominá-las. Somente os que sobem alto conseguem visualizar todo o panorama. Aqueles que acham incômodo escalar até o ponto mais elevado da vida, não poderão contemplar a paisagem em toda a sua vastidão.
As pessoas devem procurar subir bem alto na vida. Porém, a vida deve ser escalada com os próprios pés já que não existe elevador para subir na vida. Aqueles que desejam realizar feitos maiores devem subir muito mais que os outros. Subir muito mais na vida significa trabalhar muito mais, estudar muito mais, esforçar-se muito mais que o normal.

A capacidade surge quanto mais extraída

Dizem que no Japão não há petróleo. O que falta, porém, não é o petróleo, mas sim a força para escavar. Pensam assim: “Deixemos de escabar, pois, se não encontrarmos nada, teremos o prejuízo de escavar inutilmente”. Dessa maneira, não podem extrair os tesouros existentes no subsolo. O mesmo acontece com a capacidade humana. Se alguém se sente incapaz, é devido ao pensamento coletivo que diz “Deixemos de nos esforçar para extrair a capacidade pois pode ser que não a encontremos”. Tanto a capacidade humana como a água do poço surgem quanto mais são extraídas. Não há engano nesta afirmação, pois é fato comprovado.
Para se tornar uma grande personalidade, acima de tudo você deve confiar em si mesmo. Seja quem for que lhe diga “Você é incapaz”, não acredite. Não é possível que Deus tenha criado alguém incapaz neste mundo. Deus não criou pessoa inútil, não criou pessoa sem valor. Só o fato de você ter nascido neste mundo, já é prova de que você tem grande valor. Deus o criou porque você tem uma missão a cumprir. E se tem uma missão é porque você tem grande valor e já lhe foi dada a capacidade para executá-la. Antes de mais nada, confie no valor existente dentro de você e esforce-se para extraí-lo.
Neste ponto, a capacidade humana e o petróleo são semelhantes.

Você é de Deus

Denominamos “Deus” à força misteriosa que criou o Sol, o homem, os animais, as árvores, as ervas e tudo o mais.
Como o seu corpo foi criado por Deus, ele é corpo de Deus. Também a sua alma é alma de Deus. Através de você, Deus se manifesta. Deus não tem outro caminho a não ser você, para manifestar a grandiosidade dEle. Um sábio homem do passado disse “Eu sou o caminho”. Você também é o caminho. Deus não pode manifestar a perfeição dEle sem ter você como meio. Por isso, você também, como o homem sábio, é um caminho, uma “porta de saída” de Deus. Inegavelmente, Deus o criou perfeito.
Você não é uma propriedade sua, mas um caminho de Deus. Não há outra alternativa para a força de Deus manifestar-se senão através de você, pois você é o caminho, a “porta de saída”. Por isso você é a própria força infinita que quanto mais utilizada mais se manifesta. Estude e trabalhe, crendo nisso. Quando você planta uma árvore, o crescimento dela o alegra. Então como poderia deixar de sentir alegria ao ver crescer a sua própria força?

De onde vem a felicidade

Repito que você é a “porta de saída” de Deus!
Mesmo sendo Deus possuidor de tudo, Ele somente pode manifestar aquilo que sai de você, pois você é a “porta de saída” dEle. Você é a prova viva da força infinita de Deus, e mais, é o filho amado de Deus que testemunha essa força infinita que existe dentro de você. Quando você deseja exteriorizar a força infinita que há em seu interior, certamente Deus o felicita, protege e intensificfa mais e mais essa força, porque o ama.
Diz-se evoluir ou desenvolver-se ao fato de se exteriorizar uma força ainda maior que aquela atualmente manifestada. A Seicho-No-Ie não é uma crença falsa que se opõe à “teoria da evolução”. Como Deus é a fonte de infinita força e você é a “porta da saída” dEle, quanto mais trabalhar, quanto mais estudar, mais força exteriorizará, conforme sua necessidade; e você se desenvolverá mais, evoluirá mais; e Deus que mora no seu interior ficará mais contente.
E quando Deus que existe em você estiver contente, você sentirá uma alegria indiz´´ivel, sentirá que vale a pena viver; se seu corpo estiver doentio, ficará são; se já tiver saúde, será ainda mais saudável e pleno de vitalidade. E você será estimado pelos que o rodeiam, terá sucesso na vida de acordo com o seu desejo.

Exteriorize sua força interior

Se você é de algum modo infeliz, se não sente razão de viver, se não tem saúde, é prova de que Deu que mora no seu interior não está contente, é porque você não está exteriorizando a força de Deus que existe em você. É doloroso também para Deus quando o homem não externa o seu valor. Você não se sentiria descontente se ficasse trancado num quarto um ano inteiro? Deus também não pode ficar satisfeito trancado dentro de você, impedido de sair. Quando Deus, que mora no seu interior, não está contente, você não sente a razão de viver, não sente alegria, sem saber por quê. Acha o mundo sem graça, sente-se infeliz, não tem saúde.
O melhor remédio para quem está infeliz, insatisfeito com o mundo, sentindo-se insignificante ou doente, é, sem dúvida, tornar-se uma perfeita “porta de saída” de Deus. Em outras palavras, é trabalhar bastante, estudar muito, ser útil ao próximo, exteriorizar a “força interior” para alegrar os outros.
Oh! Força inteior! Força que existe dentro de mim! Minha força interior é força de Deus, é Vida de Deus, é força infinita e inesgotável, que se manifesta quanto mais a uiso e que me torna mais saudável quanto mais a exteriorizo.
Caro jovem, externe sua força, seja feliz e saudável, e alegre seus semelhantes!

Como o frio e o calor

O melhor meio para dominar o calor e o frio é o trabalho. Sempre digo: “Trabalhar é fazer bem a si mesmo”. Quem vive, trabalha. Enquanto trabalha, cresce. Mesmo a árvore trabalha. Com grande vitalidade, retira a água da terra e absorve a luz solar. Sem tais atividades, qualquer árvore seca. Trabalhar é o meio para desenvolver-se, crescer grandiosamente, fazer bem a si mesmo.
Dizem que o grande mestre das artes, Michelangelo, o maior pintor, escultou e arquiteto italiano, que ninguém conseguiu superar até a atualidade, dormia com a roupa de trabalho, perto de um bloco de mármore, para poder esculpir logo que acordasse.
Aquele que não perde um minuto sequer no trabalho, poderá tornar-se tão grandioso quanto Michelangelo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário