domingo, 18 de novembro de 2012

Da Centésima Décima Palestra

E demos ontem a nossa centésima décima palestra, nos Jovens, sobre um tema tão comum quanto inusitado, ao mesmo tempo: antepassados. E eu já explico o porquê...
Desde quando era presidente de AL eu queria que algum preletor desse uma palestra sobre este tema. Ocorre que a questão dos antepassados é tão intrinsecamente ligada à Cerimônia Em Memória Aos Antepassados que uma ideia levaria a outra, invariavelmente. E o que eu queria era justamente o contrário: uma palestra sem prática alguma, apenas e tão-somente tratando de antepassados.
Tempos atrás, quando vi a Neiva montando a escala para os últimos meses do ano, sugeri-lhe este tema, ao que ela me respondeu:
- Gostei da tua ideia. Tanto que você é que dará tal palestra.
Ou seja, eu dei a ideia e eu executei. Antes eu tivesse ficado quieto? Nem tanto...
A palestra, assim, não foi baseada em nenhum livro: ou seja, os óbvios "Melhore Seu Destino Orando pelos Antepassados" e "Alegria de Cultuar os Antepassados" ficaram na estante mesmo. Em seu lugar, imprimi aquele estudo em perguntas e respostas que disponibilizo aqui no blog, como uma página independente (razão pela qual não disponibilizarei a palestra aqui, ela já está neste blog desde o ano passado...) e li alguns trechos. Quis, realmente, fazer algo diferente, me sujeitei a isso, fugir da tal área de conforto que me acomete (em especial quando preparo os capítulos dos livros antecipadamente e os distribuo aos ouvintes). O resultado até que saiu bom, eu acho... pelo menos inovei um pouco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário