domingo, 11 de novembro de 2012

Convite Para Um Mundo Ideal - A Semente Vazia

Pg. 46:

"Não julgue vendo as coisas e os fatos apenas superficialmente. Por trás da aparência visível, há uma correnteza na camada mais profunda. Até que um determinado resultado se manifeste, várias causas ocultas foram semeadas. Há sementes que não brotarão, e há aquelas que ainda estão para eclodir, aos poucos. Há também sementes vazias que, apesar de parecerem perfeitas, nunca germinarão. Tais sementes nunca frutificarão, por mais que sejam plantadas. São como os agradecimentos cheios de retórica e elogios, ditos apenas para agradar. Por mais que você plante tais sementes vazias, nada brotará. Brotarão somente as ervas do campo que possuem vida vigorosa. Vamos semear sementes vivas de boas ações, que possuam conteúdo!"

Então podemos concluir que "sementes vazias" equivalem a "atos sem conteúdo", e que por "conteúdo" significa algo que possua "vida vigorosa"? É o que parece, da leitura do trecho acima. Bom, aí eu vos pergunto: o que significa ter vida vigorosa? Não, não me refiro ao livro do prof. Kawata, recentemente lançado pela Seicho-No-Ie. Me refiro ao que significa ter esta vida vigorosa, em todos os nossos atos? Significa ser vivificado por Deus - e utilizar isto - em todos os atos de nossa vida. Para tanto, é preciso não atos de força, ou de autossugestão para que esta força apareça, mas, como o trecho sugere, atos cheios de sinceridade.
Notem como o prof. Seicho exemplifica as sementes vazias como "agradecimentos cheios de retórica e elogios, ditos apenas para agradar". Um bom exemplo é o nosso velho e batido "Muito obrigado" que, dito de forma mecânica, como se fosse obrigação, equivale a uma semente vazia, ou menos do que isso...
A vida vigorosa de Deus é isso: é viver o agora, com todo o entusiasmo possível, com toda a força existente neste exato momento. E ponto. Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário