terça-feira, 26 de julho de 2011

Questões Doutrinárias: Tem A Ousada Afirmação da Sutra Sagrada, De Que O Homem Pode Ver Sem Olhos, Fundamento Científico?

Leiamos no Círculo de Harmonia, abril de 2011, pg. 11, do preletor Eduardo Nunes da Silva:

"Na Sutra Sagrada Palavras do Anjo consta: 'O homem, desde que sua vida transcenda o corpo carnal, pode ver sem olhos'. À primeira vista, esta pode parecer uma afirmação descabida e sem fundamentação científica, mas na edição brasileira da revista Scientific American de junho de 2010, foi publicado o artigo A Estranha Visão dos Cegos, de autoria de Beatrice de Gelder, mestra em neurociência cognitiva e diretora do Laboratório de Neurociências Cognitivas e Afetivas da Universidade Tilburg, na Holanda. No referido artigo consta que 'pessoas que não veem por causa dos danos cerebrais têm a capacidade extraordinária de reagir a emoções em rostos e até de se desviar de obstáculos sem enxergá-los'.
Na sutra sagrada consta que 'Mesmo no mundo da projeção, os cientistas mais eminentes não veem o homem como corpo carnal e esclarecem que os sentidos são atributos da mente'. e é citado o caso de um paciente do médico italiano Cesare Lombroso (1835-1909). Segundo consta, o referido paciente sofreu deslocamento do sentido da visão e, embora não pudesse ver com os olhos, conseguia ver com a ponta dos dedos. Talvez somente este exemplo isolado possa parecer insuficiente para que possamos afirmar que os sentidos não estão nos órgãos físicos. Mas Beatrice Gelder diz em seu artigo que 'desde 1917 médicos relatam casos de visão cega - então tratados como visão residual - em soldados feridos na Primeira Guerra Mundial'.
Embora parte da comunidade científica receba os estudos e relatos sobre a visão cega com certo ceticismo, não podemos ignorar os conceitos chaves sobre o tema, pontuados pelos editores da Scientific American, que são: 1) Algumas pessoas que deixam de ver por causa de danos no cérebro apresentam visão cega - resposta a objetos e imagens que não podem enxergar conscientemente; 2) A visão cega pode detectar muitas características visuais, incluindo cores, movimentos, formas simples e a emoção expressa pelo rosto ou postura de uma pessoa. Pesquisadores estão mapeando as áreas mais antigas do cérebro responsáveis pela visão cega e explorando os limites dessa incrível habilidade.
Embora esses estudos não sejam conclusivos, sinalizam que a ciência começa a caminhar para a mesma conclusão que consta em A Verdade da Vida, volume 23: 'Na verdade, vemos com a mente, e não com os olhos'. Os cientistas especulam que, no caso da visão cega, a estrutura neural responsável por essa capacidade seria o colículo superior, que fica na parte do subcórtex chamada mesencéfalo. No volume 23 de A Verdade da Vida, o professor Masaharu Taniguchi afirma que 'Pensamos que vemos com nossos olhos físicos, mas vemos com a mente que age através dos globos oculares'. Da mesma forma, em se tratando da 'visão cega', embora esta supostamente se processe através do colículo superior, ela é uma faculdade da mente que é capaz de buscar variados modos para atingir seus objetivos."

3 comentários:

  1. Texto muito interessante "O homem, desde que sua vida transcenda o corpo carnal, pode ver sem olhos"

    Sempre q leio, fico intrigada com isso.

    Reverencias, muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Que bom, Sílvia! Você conseguiu postar novamente! Muito Obrigado por sua participação!
    Leonardo

    ResponderExcluir