domingo, 3 de julho de 2011

Da Trigésima Sexta Palestra

Boa noite a todos! Hoje, conforme adiantei na agenda de ontem, estive na reunião dos Juvenis para dar mais uma palestra, tema: Como Captar As Ideias Do Mundo de Deus. O tema era de livre pesquisa, e me baseei no volume 2 do "Ensinamento da Verdade Para Os Jovens", capítulo 75 e... bem, deixemos que a palestra fale por si só, lá vai!

PALESTRA JUVENIS – 03.07.11 – O INCRÍVEL MUNDO DAS IDEIAS –
COMO CAPTAR AS IDEIAS DO MUNDO DE DEUS

O TESOURO QUE SE ESCONDE NO JOVEM – ENSINAMENTO DA VERDADE PARA JOVENS, VOL. 2, PG1 157/162

Não considere como super-homens as grandes personalidades do passado

Muitos jovens nutrem complexo de inferioridade e, com isso, autolimitam-se e colocam barreira em seu próprio caminho. Eles imaginam os sábios e os heróis do passado como pessoas privilegiadas com dons excepcionais, e acham que jamais conseguirão realizar as mesmas façanhas. Muitas vezes, eles idolatram as grandes personalidades, visualizam-na envoltas numa luminosidade e pensam: “Jamais conseguirei emitir tal luminosidade”. Para os jovens, os grandes cientistas, estadistas, artistas ou inventores são como super-homens ou criaturas divinas que planam acima das nuvens; por isso, pensam que não conseguirão sequer chegar a seus pés.
Eu clamo aos jovens: “Conscientizem-se que vocês também são filhos de Deus. Deus está presente em vocês. Em seu âmago está latente a Sabedoria Infinita, que os coloca em igualdade com as grandes personalidades da História. Se sua capacidade não está manifestada, é apenas porque vocês estão se inferiorizando, limitando a si próprios”.

Deixe de inferiorizar-se

Jovem, deixe de autolimitar-se. Deixe de depreciar-se. Não se considere inferior só porque não conseguia boas notas na escola. Existe um provérbio antigo que diz: “Grandes talentos demoram a se revelar”. Existem crianças que, embora dotadas de enorme potencialidade, demoram a manifestá-la.
Árvores como o cedro e o cipreste, que continuam a crescer mesmo na idade adulta e tornam-se centenárias, custam a crescer quando novas, levando cerca de três anos para crescer 50 centímetros. Em contrapartida, existem plantas como a udo, que atinge 50 centímetros em poucos dias, mas logo cessa de crescer e morre.
Naturalmente, o ser humano não é como essa planta, pois, sendo a “realização máxima de Deus”, é capaz de continuar manifestando a genialidade revelada precocemente; exemplos disso são Buda, Jesus Cristo, Kôbô, Nichiren, Hônen e outros. Por outro lado, existem pessoas que revelam o seu talento na idade madura, como os escritores Kon-Tôkô e Aya Kôda. Dependendo da pessoa e das circunstâncias, o talento pode se manifestar na juventude ou na idade madura. Há plantas que florescem na primavera, como, por exemplo, a cerejeira, a peônia e a glicínia; e outras que florescem no verão, como o aloendro e o lilás-da-índia, e ainda as que florescem no outono, como o crisântemo. A época de florescimento difere de espécime para espécime. A época de manifestação do talento também difere de pessoa para pessoa. Portanto, mesmo que você não tenha conseguido, até agora, manifestar nenhum talento, não tenha complexo de inferioridade.

Grandes personalidade que foram medíocres na adolescência

O inventor da locomotiva a vapor, George Stephenson, aos 20 anos, era semi-analfabeto e trabalhava como operário. Como ele gostava de máquinas, começou a estudar com afinco o funcionamento delas e finalmente inventou a locomotiva a vapor, contribuindo assim para o progresso da sociedade humana. Este é um exemplo de como uma pessoa aparentemente comum consegue realizar uma grande obra quando idealiza um objetivo e se esforça para alcançá-lo.
Há vários exemplos de pessoas que realizaram grandes feitos apesar de na adolescência não terem demonstrado nenhuma genialidade. A Universidade de Harvard formou muitas personalidades famosas; mas, segundo alguns registros, o seu fundador, John Harvard, quando adolescente, era considerado um menino medíocre, nada promissor.
Portanto, mesmo que você tenha sido tachado de “medíocre” no tempo de estudante, não se desanime. Você é filho de Deus e aloja dentro de si um dom especial. Não perca o ânimo e continue se esforçando para desenterrar o tesouro que está guardado em seu interior. Quanto mais precioso é o tesouro, mais profundamente Deus o enterrou, a fim de que as pessoas se esforcem com perseverança para encontrá-lo.
Dizem que o herói da Guerra da Secessão dos Estados Unidos, general Ulysses Simpson Grant, na época escolar era um menino um tanto apalermado e ninguém podia imaginar que um dia viesse a se tornar importante. Para qualquer pessoa surge várias vezes, ao longo da vida, a chance de manifestar a potencialidade oculta em seu interior. Mas somente aqueles que estão preparados graças ao esforço constante é que conseguem agarrar essas chances. Desde os tempos antigos existem ditados como “Gênio é sinônimo de perseverança” ou “Um gênio não nasce feito, se faz”. Todos os seres humanos são possuidores do tesouro que se chama “dom peculiar”; portanto, originalmente todos são gênios. Mas, no aspecto fenomênico, podem ser gênios ou medíocres, dependendo do esforço e perseverança de cada um no sentido de exteriorizar o dom peculiar.

Definição de “gênio”

O grande escritor inglês Carlyle disse: “Gênio é aquele que tem infinita capacidade de se esforçar e de perseverar”. Muitas das pessoas que realizaram grandes feitos que mudaram o curso da história da humanidade não eram consideradas gênios em sua adolescência. Muitas vezes, aqueles que são considerados gênios desde pequenos tornam-se convencidos e deixam de se esforçar continuamente. Em consequência, acabam se tornando adultos medíocres. Não são raros os casos de jovens que, tendo concluído o curso colegial com excelentes notas, fracassam nos exames vestibulares e, amargurados, tentam o suicídio ou passam a sofrer de problemas mentais.
O segredo para alguém se tornar um gênio consiste em reconhecer suas próprias falhas e esforçar-se continuamente para superá-las. Há muitos casos de pessoas que, adquirindo o hábito de esforçar-se com perseverança, conseguiram extrair o tesouro chamado “talento” que estava oculto dentro delas. Não se deve tornar presunçoso com a manifestação precoce de genialidade, nem ficar complexado por não conseguir manifestar cedo o talento. Somente aqueles que se esforçam com persistência, acreditando que a capacidade já manifestada é apenas um indício de que possuem uma potencialidade ainda maior, tornam-se gênios.

Extraia de seu interior a capacidade infinita

O mais importante não é a manifestação precoce de talento, mas o hábito de se esforçar com perseverança para exteriorizar a capacidade latente. Como filhos de Deus, todos possuem um tesouro imensurável dentro de si, mas muitos não conseguem exteriorizá-lo porque se acomodam contentando-se com a capacidade superficial manifestada precocemente, em vez de continuar se esforçando. Aquele que, na infânica, tenha maravilhado os adultos com a manifestação precoce de talento, não deve se acomodar com esse fato. Deve acreditar que ainda há muito “tesouro” oculto em seu interior e esforçar-se continuamente. E aquele que não conseguiu manifestar desde cedoo o seu talento deve comparar-se com os desertos do Oriente Médio, que à primeira vista não têm nada, mas que possuem no subsolo riquíssimas jazidas de petróleo. Acredite que há em seu interior um imenso tesouro e esforce-se constantemente.
Gênio é sinônimo de pessoa esforçada. Você é filho de Deus, e portanto já nasceu trazendo dentro de si um tesouro inesgotável. Basta exteriorizá-lo.

Oração Para Captar Boas Ideias

Deus é a fonte inesgotável de ideias. Se observar bem todas as coisas do Universo, qualquer pessoa compreenderá que Deus é o manancial inesgotável de ideias. No Universo não existem coisas exatamente iguais. Tomemos, por exemplo, uma folha de árvores e comparemos com outras folhas da mesma árvore. Elas parecem iguais, mas, observando-as bem, notamos que não existe outra, sequer uma, que tenha exatamente idêntica disposição das nervuras que aquela. Como são belos os suaves contornos e os desenhos nas nervuras de cada folha... E, diante do surpreendente fato de que, apesar de diferirem umas das outras, todas as folhas são igualmente belas, não podemos deixar de nos sentir maravilhados com a força misteriosa da criação infinita. Assim como não existem pessoas com impressões digitais idênticas, também não existem pessoas com pensamentos, sentimentos ou personalidades idênticos.
Embora todo ser humano seja Filho de Deus, cada qual tem seu caráter peculiar, havendo, pois, infinita variedade de personalidades. E é através dessa variedade ilimitada de personalidades que Deus manifesta o Seu conteúdo infinito. Se nós serenarmos a mais a mente e procurarmos receber a revelação de Deus, ela virá sob a forma de inspiração, e poderemos receber, mais abundantemente do que agora, as ideias que Deus possui. Podemos crer nisso, e também comprová-lo na prática.
Neste momento, sereno a minha mente e dirijo-a a Deus, para receber a Sua revelação. Uma quantidade ilimitada e inesgotável de ideias está, agora, fluindo para dentro de mim. Meu cérebro está recebendo essas ideias e transformando as “ondas” de inspiração em imagens, como se fosse um televisor. Incontável número de belas formas e variedade infinita de cores, formando combinações perfeitas e arranjos primorosos, desfilam em minha mente e vão se concretizando neste mundo de “tempo e espaço”.
É dessa forma que o conteúdo infinito de Deus vai sendo revelado na sua imagem final e completa por intermédio do homem. Sendo infinito o conteúdo de Deus, não existe uma coisa sequer que seja igual à outra. Não havendo coisas iguais, o que vem de Deus é sempre novo, sempre um progresso.
Todavia, quando o conteúdo infinito de Deus é revelado a nós sob a forma de inspiração, podem variar o tamanho da “escala” em que ele é revelado e a velocidade com que se desenrola, dependendo de estar ou não suficientemente aberto o “canal” de nossa mente. É preciso, pois, mantermos plenamente aberto o “canal” de nossa mente, para que o conteúdo infinito de Deus possa fluir abundantemente para dentro de nós sob a forma de inspiração.
Neste momento, perante Deus, purificando a mente, serenando a mente, abrindo plenamente o “canal” de passagem da revelação divina, recebo as ideias necessárias à concretização do meu desejo. As ideias de Deus chegam até mim como uma torrente, para concretizar o meu ideal. Digo “meu ideal”, mas isso é apenas força de expressão, pois, na verdade, é Deus quem deseja concretizar, através de mim, o Seu ideal. E, assim sendo, é natural que Deus me dê as ideias necessárias para a concretização de Seu ideal.
Agradeço a Deus as ideias infinitas.

(A Verdade Em Orações, vol. 1, pg. 162-163)

Nenhum comentário:

Postar um comentário