domingo, 17 de julho de 2011

Plano de Estudos - Abril/2011 - A Importância da Gratidão

2. Utilize este espaço para fazer a lista de "Pessoas e coisas às quais devo agradecer". Bem, eu não fiz exatamente uma lista semelhate, apenas usei o vasto espaço que me foi dado na apostila para tecer algumas considerações sobre a gratidão. O resultado? Bem, segue aí, espero que gostem!

"Devo agradecer a tudo. No ato de gratidão encerra-se a verdadeira importância de todas as coisas que concorrem para a nossa felicidade. É reconhecer que somos ligados a todas as coisas, que somos dependentes de tdoas as coisas do céu e da terra. Ser dependente, neste caso, não é sinal de humilhação ou necessidade. A lapiseira com que escrevo este texto, por exemplo: eu dependo dela para materializar meus pensamentos no mundo e ela depende de mim para cumprir sua função no mundo. Quando eu agradeço a ela, reconheço que ela é importante, única até, para expressar o que eu desejo expressar. No fundo dela, ela também deve me agradecer, pois a carrego durante quase dez anos, e ela sempre, invariavelmente, me foi útil.
Pelo que expus agora, notamos que agradecer é, dentre tantos outros significados, unirmo-nos à Grande Vida. Por conseguinte, abandonar o pensamento do ego que acha que faz tudo. O ego, na realidade, pouco faz, e o pouco que ele acha que faz ainda conta com o luxuoso e imprescindível auxílio de humildes servidores. Tomemos por exemplo um escritor. Este, para materializar sua obra, necessita de instrumentos humildes como papel e caneta, ou mesmo um lápis. Não fossem estes ingredientes, toda a sua genialidade não seria canalizada para algo positivo, nem exteriorizada. Por esta razão, a Revelação Divina da Grande Harmonia nos exorta que 'a reconciliação verdadeira será consolidada quando houver recíproco agradecer'. Confesso que nunca entendi muito bem o emprego do termo 'recíproco', mas agora, analisando mais a fundo o tema, percebo que o agradecer implica um caminho de mão dupla: 'Porque Deus é tudo em tudo / e porque eu sou filho de Deus / Se oro o mundo me responde / e se move quando eu me movo". Do mesmo modo, quando eu agradeço a um determinado bem, eu crio um vínculo de necessidade com ele: eu sinto que ele é importante para mim, e rompo a casca do meu velho eu, apartando da grande corrente da Vida Universal.
Assim, resta claro que o ato de gratidão a tudo e a todos nos resgata, nos religa a Deus. Nós tornamos a ser um com Ele, a ser um com a grande e única Vida existente no Universo. É assumir a aparentemente controvertida posição de filho de Deus e, ao mesmo tempo, dependente de um simples copo d´água para sobreviver. Mas essa situação é apenas aparente: eu e o copo d´água, originalmente, somos um só perante Deus, somos um só perante o Pai.
Esta é a grande lição que fica sobre a gratidão: a criação de um vínculo entre você e o Universo, o seu Eu verdadeiro e sua verdadeira Vida. Ela confere o verdadeiro sentido da humildade de um filho de Deus. O resto é mera especulação filosófica estéril que vai, cedo ou tarde, descambar no mais reles dos materialismos fenomênicos. 
Muito obrigado!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário