sábado, 30 de julho de 2011

Plano de Estudos 2011 - Junho/2011

1 - Leia atentamente o capítulo 5 - Não perca a calma nos momentos críticos - do livro Leve Avante Sua Vida.

2 - Em um caderno, transcreva-o, com muita atenção, refletindo sobre sua mensagem.

Como o meu caderno é este blog, transcreverei também aos amáveis leitores que me acompanham. No meu antigo livro, este capítulo se encontra nas páginas 28/30:

CAPÍTULO V
NÃO PERCA A CALMA NOS MOMENTOS CRÍTICOS

"Desde jovem deve-se treinar para manter a calma em quaisquer circurnstâncias. Nos momentos de perigo, é importante manter a calma para tomar as decisões mais adequadas às circunstâncias. O jovem deve cultivar este hábito desde o início da juventude. Torna-se vencedor aquele que não perde a calma e toma a decisão rápida e sábia. Esse tipo de pessoa é procurado em todas as camadas da sociedade e em todas as áreas profissionais. Não basta a pessoa dominar a técnica ou ser esperta. A pessoa esperta pode triunfar na vida, mas, se não possuir coragem e calma, acabará fracassando nos momentos críticos. Perdendo a calma, a esperteza acaba desaparecendo e, mesmo os conhecimentos que a pessoa domina bem, não vêm à memória no momento decisivo. São pessoas assim que, no exame derradeiro, não conseguem manifestar um décimo do que sabem.
Manter a calma quando os outros a perdem e tomar decisões acertadas são qualidades necessárias para futuros líderes. A ação rápida de um aviador que salta de para-quedas quando o avião está prestes a cair, só é possível se ele não perder a calma. Numa crise econômica, conseguir superá-la sem desonrar os compromissos é próprio daquele que sabe manter a calma. Mesmo em relação ao sexo oposto, saber escolher a pessoa certa, afastando inúmeras tentações, só é possível àquele que consegue controlar as próprias emoções. Quem procura na vida somente o prazer e o bem-estar físico, evitando o esforço, acaba caindo em tentações. Prazer e bem-estar nunca devem ser o objetivo primordial na vida.
Na obra A Verdade da Vida, volume 9, consta que 'O espírito elevado nasce em circunstância penosa criada por ele mesmo, para acelerar o aprimoramento espiritual. É como um avião que, ao aumentar a velocidade, aumenta também a trepidação e o barulho'. Acomodando-se numa situação fácil, a capacidade da pessoa regride. Com o desenvolvimento dos meios de transporte, o ser humano não precisa andar muito e sua capacidade física acaba se atrofiando. Para suprir isso, os homens praticam esportes como a maratona, o alpinismo, o esqui etc. Alpinismo ou esqui não é esporte fácil; às vezes expõe o praticante ao perigo da própria vida. Mas o homem somente manifesta sua capacidade quando supera o perigo e procura dominá-lo. Quando o supera, a capacidade latente aumenta, agiganta-se, evolui, ocasionando a elevação espiritual. É por isso que se diz no Japão: 'Passe por sofrimento quando jovem, mesmo comprando'.
Para não perder a calma nos momentos críticos, é bom acumular várias experiências. Há campeões de esgrima que perdem a luta contra espadachins que jamais frequentaram uma academia mas que possui experiência prática por terem usado a espada em campos de batalha. Isto porque os primeiros nunca depararam com uma situação de perigo concreto, enquanto os segundos já enfrentaram isso e acumularam experiências. Quem já enfrentou problemas inúmeras vezes e os superou não se abala diante de novos problemas, porque adquiriu equilíbrio emocional através das experiências.
Havendo equilíbrio emocional, há também equilíbrio do corpo e da ação. A dificuldade que se enfenta para esquiar no primeiro dia é a mesma dos demais dias. Porém, na primeira vez, o esquiador mal conseguirá se manter em pé e andar sobre esquis, porque falta-lhe experiência para se equilibrar. O mesmo acontece em todas as situações. A calma e o equilíbrio interior não são obtidos apenas através da meditação; é necessário enfrentar vários problemas repetindo na prática e, ao mesmo tempo, fazer a Meditação Shinsokan repetindo para si mesmo 'Sou filho de Deus, portanto, possuo força para superar quaisquer dificuldades' até se convencer disso. Quando essa fé se instala no subconsciente, a pessoa consegue enfrentar os problemas de um modo calmo e seguro. Jesus Cristo disse: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará, e nada vos será impossível' (Mt. 17,20). Jovem, nunca fuja dos obstáculos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário