sexta-feira, 22 de julho de 2011

De Onde Vem O Mal? Ele É Uma Doença?


Pobre urso...
 Povo do meu blog, bom dia! Ontem fiquei estupefato ao ver na banca a revista Galileu (também conhecida como "Superinteressante" da Editora Globo), justamente com esta chamada de capa! E a abordagem é bem original: o mal, segundo a reportagem, nada mais seria do que um mero desequilíbrio cerebral, ou seja, uma... doença!!!
Eis o link para ler um pequeno trecho da reportagem: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI244261-17773,00-DE+ONDE+VEM+O+MAL+TRECHO.html
Agora paremos para pensar um pouco...
Se o mal é uma doença e eu, você e tudo quanto é seichonoiê está careca de saber que a doença não existe, logo...
E justo agora, que eu estava lendo o trecho do Princípio do Relógio de Sol que trata justamente da inexistência do mal. Mesmo assim, não deixa de ser uma abordagem extremamente interessante. Claro que a visão será a mais materialista possível, pois o pouco que podemos ler da reportagem nos remete a conceitos como distúrbios cerebrais, entre outras coisas. Mas é muito, muito interessante que tiremos o composto, digamos, sobrenatural do mal (que ele é influxo de seres, digamos, superiores a nós, como o cramulho, o coisa-ruim, o duba-dubá, o que-não-sei-que-digo, entre outros. Também nos leva a imaginar que aqueles endemoniados que Cristo curou foram pessoas simplesmente com perturbações mentais e que foram levados a se imaginar endemoniados em virtude das crenças locais. Enfim, verei se adquiro tal revista, mas desde já fica a dica: Revista Galileu deste mês de julho de 2011. Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário