sexta-feira, 29 de julho de 2011

Meditação Shinsokan: Aprenda Fazendo!

Povo do meu blog! A LeoJisso Inc., sempre preocupada com o bem-estar de seu amável público leitor, orgulhosamente apresenta mais uma seção em seu blog, que pode facilmente ser acompanhado através do marcador "Shinsokan: Aprenda Fazendo". Sim, senhores, vamos agora nos aprofundar na nobre arte de dar aquela shinsokadinha antes de dormir e logo assim que acordar! Para isso, vamos nos valer do luxuoso auxílio da Literatura Seicho-No-Ie. Pretendo, ainda, embasado naquele livro de capa prateada, "Explicações Detalhadas Sobre A Meditação Shinsokan", mostrar cada uma das modalidades shinsokanescas (claro que sem a riqueza de detalhes, justamente para os amigos consultarem a obra!), só para dar água na boca!
Como eu já vi que tem um monte de sites, blogs e quejandos com a mesma orientação, não vamos diferir muito destas explicações. A de agora, por exemplo, é facilmente encontrável nas pgs. 28-29 da Pomba Branca de julho de 2011 (também conhecido como "deste mês"):

MEDITAÇÃO SHINSOKAN
Orientações do prof. Masaharu Taniguchi

A Meditação Shinsokan é o caminho que conduz à Sabedoria divina através da prática meditativa, e me foi inspirada por Deus durante meu treinamento espiritual. Na Meditação Shinsokan, visualizamos diretamente a Vida de Deus fluindo em nós.
No idioma japonês, a palavra Shinsokan é composta por três ideogramas:

SHIN = Deus;
SO = Pensar;
KAN = Contemplar

Iniciamos a Meditação Shinsokan, entoando o Canto Evocativo de Deus com a convicção de estarmos chamando a Deus. Concentramos a mente unicamente em Deus, a fim de conseguirmos a sensação de união total com Ele.
Na verdade, Meditação Shinsokan é algo prazeroso, um momento terno, que nos proporciona alegria e felicidade, como se estivéssemos nos braços de Deus-Pai. É exatamente a mesma sensação de uma criança que está no colo do pai ou da mãe. Querido leitor, pratique diariamente a Meditação Shinsokan, de manhã, logo ao despertar, e à noite, antes de dormir.

CANTO EVOCATIVO DE DEUS

"Ó Deus-Pai, que dais vida a todos os seres viventes, abençoai-me com Vosso Espírito.
Eu vivo, não pela minha própria força, mas pela Vida de Deus-Pai, que permeia os céus e a terra.
As minhas obras, não sou eu quem as realiza, mas a força de Deus-Pai, que permeia os céus e a terra.
Ó Deus, que vos manifestastes através da Seicho-No-Ie para indicar o caminho dos céus e da terra, protegei-me"

MEDITAÇÃO

Após o Canto Evocativo de Deus, mentalizar o seguinte:

Neste momento, deixo o mundo dos cinco sentidos e entro no mundo da Imagem Verdadeira
(Visualizamos e contemplamos um mundo infinitamente vasto e esplendoroso)
Aqui, onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira
É oceano de infinita Sabedoria de Deus (várias vezes)
É oceano de infinito Amor de Deus (várias vezes)
É oceano de infinita Vida de Deus (várias vezes)
É oceano de infinita Provisão de Deus (várias vezes)
É oceano de infinita Alegria de Deus (várias vezes)
É oceano de infinita Harmonia de Deus (várias vezes)

Assim mentalizando, contemplamos os atributos de Deus, que, em forma de luz, nos envolve e se estende por toda parte. Repetimos essa mentalização até conseguirmos visualizar todo o Universo repleto de luz de Deus. É o mundo da harmonia absoluta. Neste mundo da grande harmonia, eu, como filho de Deus, estou recebendo de Deus a Sua infinita força vivificante (que engloba todos os atributos divinos acima referidos).

RESPIRAÇÃO

Ao inpirarmos lentamente, visualizamos a luz resplandecente de Deus fluindo para dentro de nós através das mãos postas (que são como uma antena), preenchendo todo o nosso corpo, desde o alto da cabeça até a extremidade dos pés. Enquanto inspiramos, mentalizamos:
A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui... (repetimos até contemplar a inspiração). Em seguida, comprimimos o ar para o baixo-ventre, dilatando-o para frente, a fim de criarmos a sensação de plenitude. Conservando essa sensação, mentalizamos:
Pela luminosa força vivificante de Deus sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado... (várias vezes). Com os olhos da mente, fitamos o nosso ser preenchido e iluminado pela força vivificante de Deus. Enquanto isso, o ar vai se esvaindo lentamente pelas narinas. Quando 70% do ar for expirado, restando ainda uns 30% no baixo-ventre, inspiramos novamente, voltando a mentalizar:
A infinita força vivificante de Deus flui para o meu interior, flui, flui, flui...
Preenchidos os pulmões, novamente comprimimos o ar para o baixo-ventre e, aproveitando a sensação de estarmos plenificados, mentalizamos:
Pela luminosa força vivificante de Deus, sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado, sou preenchido, sou vivificado... (repetimos essa mentalização, combinada com a respiração controlada, até alcançarmos o estado de concentração total), Então, mentalizamos fortemente:
Já não sou eu quem vivo, é a Vida de Deus que aqui vive (várias vezes).
Retornamos, em seguida, às frases iniciais:
Aqui, onde estou, é o mundo da Imagem Verdadeira! É oceano de infinita Sabedoria de Deus... etc (Repetimos este processo por cerca de 30 minutos).
Durante a meditação podemos mentalizar também palavras de afirmação de que o objetivo almejado já está realizado.

ORAÇÃO PELA PAZ MUNDIAL (2 OU 3 VEZES)

O infinito amor de Deus flui para o meu interioir e em mim resplandece a luz espiritual de amor. Esta luz se intensifica, cobre toda a face da terra, e preenche o coração de todas as pessoas com o espírito de amor, paz, ordem e convergência para o centro.

CANTO DA GRANDE HARMONIA (2 VEZES)

A harmoniosa Vida de Deus ilumina o Universo, e no mundo reina a paz.

Fonte: Meditação para Contemplar a Deus "Shinsokan" e Outras Orações e Explicações Detalhadas Sobre a Meditação Shinsokan

E, para os que querem um algo a mais, vejam este vídeo, é interessante! Notem que o Mestre está apontando para onde vai o Flamengo neste campeonato brasileiro: lá longe... Muito obrigado!

3 comentários:

  1. Boa noite, sou iniciante na seicho no ie e tenho uma dúvida em relação a meditação shinzonkan , esse momento da respiração
    Deve ser fekto sem falar em voz alta, tipo mentalmente? Desculpe a ignorancia, mas tem que inspirar falando e depois expirar falando? É uma pergunta boba, mas chega nessa
    hora e fico sem entender se estou fazendocerto.






    ResponderExcluir
  2. Acho ótima a explicação, mas sempre achri que deveria existir núcleos em bairros, na casa de um praticante da Seicho no ie, mesmo, para de vez emvwuanfo praticamos juntos e trocarmos experiências, tirarmos dúvidas, dar depoimento, etc. Isto fortalece e faz a prática presente.
    Disponibilizaria a minha residência para estes encontros. Estou em Higienópolis.

    ResponderExcluir
  3. Acho ótima a explicação, mas sempre achri que deveria existir núcleos em bairros, na casa de um praticante da Seicho no ie, mesmo, para de vez emvwuanfo praticamos juntos e trocarmos experiências, tirarmos dúvidas, dar depoimento, etc. Isto fortalece e faz a prática presente.
    Disponibilizaria a minha residência para estes encontros. Estou em Higienópolis.

    ResponderExcluir