sábado, 16 de julho de 2011

Questões Doutrinárias: Anular Totalmente O Ego Significa Anulação De Si Mesmo?

Essa saiu no Círculo de Harmonia de abril/2010, pg. 11, também da lavra do Preletor Eduardo Nunes da Silva:

"A sexta Norma Fundamental dos Praticantes da Seicho-No-Ie é “Anular totalmente o ego”. Esta norma pode sugerir a ideia equivocada de que seguir a Seicho-No-Ie é anularmos a nós mesmos, tornando-nos pessoas de personalidade indefinida e sem vontade ou opinião própria, mesmo porque a palavra ego é uma palavra de origem grega e que em grego tem o significado de “eu”. Também em algumas teorias da Psicologia é dito que para que o indivíduo possa ser um ser autônomo e equilibrado, deve fortalecer o ego.
Mas na Seicho-No-Ie não utilizamos o termo ego com o sentido de indivíduo ou individualidade e tampouco com o sentido de centro da personalidade, como em algumas escolas psicológicas. O termo ego é empregado na Seicho-No-Ie com o sentido de “pequeno eu”, que dá origem ao egoísmo, egotismo, egocentrismo e à egolatria.
No livro Ensinamento da Verdade para Jovens, o mestre Masaharu Taniguchi diz que 'a verdade central da religião é expressa com a palavra mushin (mu = sem; shin = mente). Mushin não significa ausência da mente nas sim ‘mente despojada’, desapegada de ego'. No momento em que passamos
a ter essa mente desapegada e despojada, abrindo mão de nossos arbítrios e de nossas preferências egocêntricas, aí sim, podemos encontrar a verdadeira liberdade e a verdadeira expressão do eu.
Prossegue o professor Taniguchi: 'Quando o ego se ausenta, desaparece a mente
apegada ao ego e surge a mente verdadeira'".

Um comentário:

  1. Muito Obrigado pela informação!Estou pesquisando sobre esse assunto para eu esclarecer melhor a sexta norma do ensinamento,você foi bem claro em sua explicação caro amigo.

    ResponderExcluir