domingo, 17 de julho de 2011

Questões Doutrinárias: Como Se Dedicar À Missão Recebida De Deus, Quando Não Se Sabe Qual É Essa Missão? (Ou O Filtro Solar)

E vamos para o Círculo de Harmonia do mês de agosto/2010, pg. 5. Com vocês, o Preletor Eduardo Nunes da Silva:

"O Mestre Masaharu Taniguchi exorta todos, principalmente os jovens, a ponderarem sobre a missão recebida de Deus. Mas, muitas vezes, mesmo ponderando com sinceridade, não conseguimos sentir com clareza qual é a missão que devemos desempenhar na vida.
Há um texto que se tornou conhecido no mundo inteiro, a partir de um vídeo produzido pela agência de publicidade DM9DDB, intitulado Sunscreen. Também foi produzida uma versão em português (Use Filtro Solar) com a narração de Pedro Bial. A idéia do filme veio de um texto lido por um orador em uma cerimônia de formatura nos Estados Unidos no ano de 1997. O que quero dizer é que em determinado ponto do texto o orador diz aos jovens formandos: “As pessoas mais interessantes que eu conheço não tinham, aos 22 anos, nenhuma ideia do que fariam na vida. Algumas das pessoas interessantes de 40 anos que conheço ainda não sabem”.
Há pessoas que muito jovens intuíram com absoluta certeza qual a sua missão, como o senhor Akira Eto, músico e compositor, que nos é apresentado no livro A Verdade, volume 5, de autoria do mestre Masaharu Taniguchi. O próprio mestre também ainda muito jovem teve a certeza de que deveria ser escritor. Mas há aqueles que, por exemplo, estão na idade de ingressar na Universidade e não têm uma ideia exata do que fazer e ainda aqueles que já têm mais idade e continuam sem saber qual a sua missão. Gostaria de fazer com que essas pessoas lembrem as palavras acima, isto é, que há pessoas das mais interessantes que, aos 22 anos, não tinham nenhuma ideia do que fariam na vida e outras que aos 40 ainda não sabem.
Mas o que torna esse tipo de pessoa interessante? Acho que o segredo de pessoas assim está na dedicação ao agora. Em A Verdade da Vida, volume 7, consta: 'Com grande determinação, realize, agora mesmo, tudo que lhe cabe fazer neste momento! Esse é o ‘modo de viver da Seicho-No-Ie’. Esse é o modo de viver que está em conformidade com as Leis do ‘Desenvolvimento Infinito da Vida’'.
Em suma, dedicar-se à missão recebida de Deus é dedicar-se ao agora. Faça aquilo que está à sua frente e que pode ser útil às pessoas à sua volta, à sociedade, à Pátria e à humanidade, por mais simples que seja essa tarefa. Se deve optar por uma carreira universitária, escolha uma de acordo com as características de sua personalidade, ainda que futuramente não venha a desempenhar essa profissão, porque as experiências de vida, os contatos humanos, além das disciplinas acadêmicas, futuramente se revelarão muito valiosas.
Dedicando-se ao agora, a vida sempre trará agradáveis surpresas. Mesmo pessoas que, jovens, souberam exatamente qual a sua missão, foram brindadas pela vida com agradáveis surpresas. Por exemplo, o mestre
Taniguchi sempre quis ser escritor, mas, segundo ele mesmo relata, não tinha a intenção de ser um religioso e escrever a literatura extremamente original e profunda da Seicho-No-Ie.
Ore a Deus para que o oriente e dedique toda sua força àquilo que deve realizar agora e estará cumprindo com fidelidade a missão a você atribuída por Deus."

E, como bônus, segue o mencionado vídeo Filtro Solar, com Pedro Bial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário