domingo, 24 de janeiro de 2010

O Princípio do Relógio de Sol

Exatamente este, bingo! Viram como uma coisa puxa a outra, ou seja, de como algo escrito em 1931 possa ter reflexos em 2010?
O Princípio do Relógio de Sol, deixemos o Mestre nos falar:
"O homem também pode registrar apenas as horas em que o sol brilha - e eu chamo a isso de modo de viver segundo o Princípio do Relógio do Sol. Caro leitor, se você quer fazer de seu lar um Seicho-no-ie (Lar do Progredir Infinito), faça o possível para registrar apenas as horas radiantes, ou seja, lembre-se e fale somente de momentos alegres e felizes; use o poder criador da palavra para expressar a alegria. Eis o segredo da felicidade" (A Verdade da Vida vol. 7, pg. 41-42, in O Princípio do Relógio de Sol, pg. 26, de Masanobu Taniguchi).
Bom, neste quesito entra também como ver o lado ruim das coisas por um ângulo positivo, sem parecer, nas palavras de nosso soosai no prefácio da mesma obra, na pg. 12, um "pateta alegre", mas isto é assunto para outros posts, mais bem elaborados, além, claro, de uma segunda leitura desta mesma obra ("Perigoso não é o que se lê, mas sim o que se relê", já nos admoestava Voltaire...)
Fiquemos, assim, com nossas "descobertas", fazendo um breve resumo de nossa caminhada:

Reconciliação: retorno a unidade comum (Deus).
Para reconciliar: agradecer .
Gratidão: tem que ser radical.
Radical: a tudo e a todos, sem exceções (tolerância ou condescedência)
Gratidão radical: reconhecer o bem em tudo e primeira norma fundamental.
Reconhecer o bem em tudo: Princípio do Relógio de Sol e quinta norma fundamental.

Captaram a metafísica da coisa? Nem Kant!

Nenhum comentário:

Postar um comentário