sábado, 9 de janeiro de 2010

Al Bácara, Versículos 35 e 36

"35. Determinamos: Ó Adão, habita o Paraíso com a tua esposa e desfrutai (juntos) dele da sua abundância como vos aprouver; porém, não vos aproximeis desta árvore, porque vos contareis entre os injustos.
36. Todavia, Satã os seduziu, fazendo com que saíssem do estado (de felicidade) em que se encontravam. Então dissemos: Descei! Sereis inimigos uns dos outros, e, na terra, tereis residência e gozo por um determinado tempo."

O comentário de número 13 do professor Hayek é de uma seichonoieice espantosa, lede, os comentários sobre os comentários, em colchetes, são de minha perigosa responsabilidade:

"13. Seria o Paraíso um lugar nesta terra? Obviamente não. [1] Porque, segundo o versículo subsequente, o 36, foi depois da Queda que a sentença foi proferida: 'Na terra tereis residência e gozo transitórios' [2]. Antes da Queda, é de supor-se que o homem estivesse em outro plano - de felicidade, inocência, confiança, enfim, numa existência espiritual, onde imperava a negação da inimizade, prevalecia o desejo da fé e de onde se bania todo o malefício. [3] Talvez o tempo e o espaço também não existissem [4], e o Paraíso fosse algo alegórico, como a árvore. Esta não era a do conhecimento, porquanto foi concedido ao homem, naquele perfeito estado, um conhecimento mais pleno do que o que ele desfruta atualmente; era a árvore do mal, de cujos frutos ele ficou proibido, não só de comer, mas também de se aproximar [5]."

[1] O Mundo da Imagem Verdadeira fica aqui? Nosso Reino não é deste mundo...
[2] Querem descrição mais perfeita do mundo fenomênico que esta? Na terra tereis residência e gozo transitórios? Ah, e o grifo é do original!
[3] Querem descrição mais perfeita do Mundo da Imagem Verdadeira? Negação da inimizade? Ah, Mestre, porque este livro não chegou às suas mãos? Você iria esmerilhar...
[4] Sobre tempo e espaço nada melhor do que as considerações do primeiro capítulo, creio, de "Mistérios da Vida", leiam...
[5] A árvore não era do conhecimento, era do mal, da ilusão... e o homem na Imagem Verdadeira tinha um perfeito conhecimento das coisas... Fantástico!

E nisto estamos apenas na 24a página das 777 que compõem este tomo... imagine quanta riqueza estaria nela para garimpar e levar à humanidade!

Um comentário:

  1. Leo,

    Parabéns pela iniciativa de manter um blog. Isso não é tarefa fácil, mas acho que por uma boa causa toda pena é válida!
    Um grande abraço e muito sucesso na sua tarefa de iluminação!

    Massae

    ResponderExcluir