segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Oficina Sonho Sincero - Palestra de 25/01/2019

Antes de mais nada, sejam benvindos a esta página. Aqui pretendemos, praticamente desde 2017, fazer com que seus sonhos mais queridos se tornem verdade, com o auxílio da filosofia Seicho-No-Ie. O que começou com uma proposta meio descompromissada do preletor Rogério de Araújo Futema em aproveitar meus dotes de recém-formado em coaching resultou nisso.
Aí chegou 2018, comecei com todo o gás, mas acabei dando uma caída no meio do ano para cá.
Aí chegou 2019, e confesso que desde o finalzinho de 2018 venho colocando as coisas no seu devido lugar para dar uma cara mais profissional a este projeto. Mesclei assuntos e técnicas de coaching, mas sempre com o ensinamento da Seicho-No-Ie guiando todo o processo. Espero que vocês gostem!
Na palestra da última sexta, 25/01/2019, falei mais ou menos o que segue abaixo. Resolvi escrever a palestra antes, técnica que costumo fazer pouco (geralmente - e quem acompanha o blog desde seus primórdios sabe disso - transcrevo apenas o capítulo da palestra, pouco inovando a mais neste sentido). Aliás, que eu me lembre foi apenas a segunda vez que fiz isso. A primeira foi quando me pediram para substituir a Preletora Olga Roder França numa oportunidade festiva lá em Papucaia. Pessoalmente não gostei, fugi do tema, não tive o controle necessário e acabei me enrolando um pouco por lá. Felizmente o pessoal gostou, tanto que recebi até um elogio da preletora que substituí...
Bom, espero que gostem... e aproveitem!

"Boa noite, muito obrigado! É um prazer recebê-los aqui para o lançamento da nossa Oficina Sonho Sincero de 2019, em que vamos focar mais uma vez na realização dos nossos sonhos usando como matéria-prima a Filosofia e os Ensinamentos da Seicho-No-Ie.
Se vocês tiverem a curiosidade de procurarem vídeos motivacionais em redes sociais, perceberão que quase todos eles falam de assuntos que são muito conhecidos do divulgador, até mesmo de um adepto da Seicho-No-Ie. Pensamento positivo, resiliência, visualização, são temas que vocês podem encontrar em praticamente qualquer livro mais ou menos genérico da Seicho-No-Ie.
Só que, não sei por qual razão, é pouco enfatizado o uso prático deste conhecimento, e o que eu digo por 'uso prático': é você colocar em prática o Ensinamento da Seicho-No-Ie para alcançar os seus sonhos, os seus ideais. E, verdade seja dita, bibliografia para isso não falta: O Livro dos Jovens, 365 Itens para Alcançar o Ideal vols. 1 e 2, Comande Sua Vida com o Poder da Mente, Imaginação Criadora, Você é Dono de Potencialidade Infinita, entre outros.
No entanto, temos todo o instrumental mas não temos o aspecto prático. Não tínhamos, porque com essa Oficina Sonho Sincero pretendemos resgatar este lado prático: através de mentalizações, exercícios de Imaginação ou Visualização, bem como Planejamento de como chegar às metas ainda em 2019, ou, na sua impossibilidade, deixá-lo o mais próximo disso. E, acima de tudo, prática da Meditação Shinsokan, mas esta dirigida para nos focar para o cumprimento das nossas metas.
Neste particular, gostaria de fazer um pequeno relato: eu leio sutra e A Verdade da Vida todo santo dia, mas sempre fui muito displicente para realizar a Meditação Shinsokan. Só que este ano coloquei como uma das minhas metas justamente a sua prática diária. Mais que isso: praticamente duas vezes por dia todos os dias. E com direito a marcar o tempo de cada Meditação.
E o que tenho ganho com isso? Uma quase imperceptível resiliência, que notei outro dia: menos vontade de reclamar das pessoas, coisas e fatos, e um maior foco naquilo que pretendo fazer e realizar neste ano.
E aí entra a questão das metas. Eu já as fiz no início deste ano e praticamente subdivido-as semana a semana, mês a mês, para que eu possa quase que obsessivamente segui-las. E isso signfica foco. 'Foco é saber dizer não', já dizia Steve Jobs. Não para o que nos possa distrair do objetivo que temos.
Bom, espero que esta pequena introdução possa ter dado uma ideia do que vem a ser a nossa proposta. Teremos pelo menos 20 minutos mensais (mas caso vocês queiram mais, podem falar com o Rogério e a Bianca, caso sintam esta necessidade) onde serão abordados e relembrados estes pontos, especialmente Planejamento e Visualização. Nós sabemos planejar? Nós sabemos visualizar e pedir aquilo que realmente queremos? Aliás, qual o maior sonho de vocês? Pensem por um instante. Pensaram? Pois bem, este será o sonho que vocês perseguirão incessantemente nos próximos 12 meses e que vou correr atrás para vocês também, relembrando sempre para vocês: 'você pode, você é capaz, você é Filho de Deus!'
Aliás, este é um excelente mantra. Vamos repetir, mas na primeira pessoa? 'Eu posso, eu sou capaz, eu sou Filho de Deus!' Mais forte! Agora todos se levantem e repitam! Batam no peito e digam 'Eu posso, eu sou capaz, eu sou Filho de Deus!' Muito bom, agora vocês estão bem energizados para que possamos continuar com a palestra. Certo?
Ah, antes de mais nada, alguém não sabe qual o seu ideal? Peço que preencham esta roda e vejam qual setor da sua vida estaria mais deficiente. A partir daí vocês podem imaginar o que realmente precisam em termos de sonho, de ideal. Ou então façam a seguinte oração, constante n´O Livro dos Jovens e que fiz no ano passado com vocês, está na página 33: 'A sabedoria de Deus flui para dentro de mim e faz com que eu idealize o mais adequado sonho. A sabedoria de Deus indica-me todo os planos necessários para a concretização desse sonho. E Deus me dá, sem falta, a coragem inquebrantável e os recursos necessários para concretizar o sonho'. Copiaram? Mas só para quem não sabe ainda o que quer. Quem já sabe não precisa.
Bom, falei do que é esta Oficina e qual a sua proposta. E sobre o que nós vamos falar precisamente hoje? Ah, vamos começar pela base de tudo: a única lei que rege todos os fenômenos, o que em outras espiritualidades é chamado principalmente de Lei de Atração. Pois bem, a Seicho-No-Ie, para variar, também trata desta Lei, mas de uma forma diferente, bem mais detalhada. E para isso vamos usar um dos melhores livros que acho da Filosofia, que é Comande Sua Vida com O Poder da Mente. Vamos lá?
Quando nós estudamos os Módulos da Seicho-No-Ie, que a propósito começarão no próximo dia 09.03, nós aprendemos, logo no módulo 1, que existem 3 leis mentais, a saber:

1) Lei de Causa e Efeito
2) A Palavra Tem Força Criadora
3) Lei de Atração dos Semelhantes

Porém, eu pretendo aqui convencê-los humildemente que estas três leis na verdade se referem a uma só, que é a Lei de Causa e Efeito ou a famosa Lei de Atração.
Lei de Causa e Efeito: A cada causa corresponde um efeito. Tudo parte de algum ponto. Nada surge que não tenha pré-existido em algum momento das nossas vidas.
Lei A Palavra Tem Força Criadora: A lei de causa e efeito é ativada através da Palavra, seja ela na forma de pensamento, palavra propriamente dita e expressão fisionômica. Seria o instrumento pela qual a lei de causa e efeito age.
Lei de Atração dos Semelhantes: É como a Lei de Causa e Efeito age: a cada causa vem um efeito que lhe é semelhante. Se eu penso em amor, eu vou atrair amor, nunca ódio. E o contrário não se verifica: você nunca vai colher ódio quando planta amor. O ódio nunca será efeito do amor.

Assim, o que podemos concluir?

Lei de Causa e Efeito – A única lei existente
Lei A Palavra Tem Força Criadora – Meio pelo qual a Lei de Causa e Efeito age
Lei de Atração dos Semelhantes – Como a lei age: causas iguais, efeitos iguais; causas diferentes, efeitos diferentes

Alguma dúvida? Podemos continuar?
Bom, agora vem a parte mais interessante e eu já falei algumas vezes aqui mesmo nos Jovens sobre essa lei, que se quadriparte, ou seja, se reparte em quatro partes (dividir é repartir em duas partes apenas...). Com este estudo, vocês vão entender perfeitamente como a tal Lei de Causa e Efeito age. Vamos lá?
Comande Sua Vida Com o Poder da Mente, pg. 24:

Lei 1)
A Grande Vida dotada de Sabedoria Divina está presente em toda a parte
Se Deus é o todo de Tudo, como bem nos ensina a Sutra, significa em verdade que nada está fora do alcance dele. Ele é onipresente. E, sendo onipresente, Ele também é onipotente. Mas esta onipotência está em forma latente, em forma de potência, esperando algo surgir. É o vazio, o nada absoluto. Lembram-se do momento de Iluminação do Mestre, quais foram as palavras que ecoaram na mente do Mestre? Está na página 88 de O Que Deve Fazer o Dedicado à Iluminação: 'o vazio é o fenômeno. A matéria e a mente é que são o vazio'. Então, se queremos dominar o fenômeno, devemos saber que ele é o nada absoluto. E dentro de todo esse nada existe a Grande Vida de Deus (potencialidade divina), que está dentro de nós, por nós sermos o isqueiro desta grande explosão da criação ou cocriação, conforme queiram entender. Vocês vão entender isso mais à frente. Vamos antes à segunda lei. Antes de prosseguirmos, entenderam bem esta primeira lei?
Lei 2)
A Vida do Universo, dotada de Sabedoria Divina, possui força criadora
Essa Grande Vida mencionada na lei anterior, aqui chamada de “Vida do Universo”, possui força criadora. Aliás, é praticamente a única coisa que ela sabe fazer, criar, desde o início dos tempos e provavelmente até o final dos tempos fenomênicos. Jesus Cristo já dizia que “Meu Pai Trabalha até agora”. Krishna no Bhagavad Gita já nos fala que 'se eu deixar este mundo um instante sequer ele se acabaria'.
Então, em resumo até agora: Deus existe como potencialidade infinita, posto que está em todos os lugares, e possui força criadora. Até o momento todos vocês entenderam? Não estão sentindo falta de alguma coisa, ou de alguém? O homem: eu, você, ele, onde que nós entramos nesta equação? Isso já é assunto para as duas próximas leis. Mas vamos inicialmente à terceira:
Lei 3)
A Vida do Universo, dotada de força criadora, age de acordo com impressões, ideias, conceitos etc gravados em sua mente
Então a Vida do Universo “cria” (posto que esta é a sua função primordial) de acordo com:
Impressões
Ideias
Conceitos
gravados na mente desta vida
Ocorre que impressões, ideias e conceitos são espécies de crenças, que são materializadas de acordo com a Palavra (lembram-se da “Palavra tem força criadora?” É aqui que ela entra!
Então quando eu tenho a impressão, a ideia, o conceito de que sou pobre, a Vida do Universo cria a pobreza conforme a nossa vontade. (lembram-se da Lei de Atração dos Semelhantes? Um caquizeiro não dará tomates e uma laranjeira não dará limões, os iguais se atraem, a pobreza chama a pobreza e vice-versa.
Vocês conseguem perceber que são vocês que criam o seu mundo fenomênicos e que Deus neste sentido, por mais blasfema que possa parecer a ideia, é apenas um garçom que entrega o que vocês pediram?
Mas ainda não acabou. Tem a última lei:
Lei 4)
Em relação a cada um de nós, o Espírito do Universo age sem qualquer apego a si próprio e cria coisas de acordo com o “molde” (ideia) que elaboramos na mente
Por “molde” não entendemos apenas a “ideia”, mas também as “impressões” e os “conceitos” da lei anterior. E o Espírito cria de acordo com o que mandamos para o Universo, ou seja, nós criamos a nossa realidade. E o Espírito cria sem qualquer apego, ou seja, deixando tudo ao nosso livre arbítrio. E o que significa isso na prática?
Que quando mentalizamos continuamente, pelo poder da criação das palavras, nós começamos a criar o nosso futuro.
Mas não é apenas isso.
Palavras criam, mas as emoções e o poder da imaginação também arrastam para a concretização do ideal: não adianta eu mentalizar dez minutos por dia que minha meta está sendo cumprida, quando eu passo o resto do dia achando que não vai dar certo.
E esse 'achar' dentro da classificação da terceira lei, se encaixa mais como impressão, ideia ou conceito? O que é uma impressão? O que é uma ideia? O que é um conceito?
Impressão: 'noção ou opinião vaga, sem grande fundamento; palpite' ou ainda 'pensamento ou sentimento acerca de algo, que configura um ponto de vista, uma opinião, um comentário'
Ideia: representação mental de algo concreto, abstrato ou quimérico. Conhecimento, informação, noção. Maneira de ver, opinião pensada ou formulada. Intenção, plano, propósito, desígnio. Solução possível; Recurso, expediente. Descoberta, invenção, mente, pensamento.
Conceito: faculdade intelectiva e cognoscitiva do ser humano; mente, espírito, pensamento. Compreensão que alguém tem de uma palavra; noção, concepção, ideia.
Todos estes significados se resumem em uma palavra que não é tão trabalhada pela Seicho-No-Ie, pelo menos não neste sentido: crença. Vejamos o que isso significa:
Crença: estado, processo mental ou atitude de quem acredita em pessoa ou coisa. fé, em termos religiosos. Convicção profunda. Opinião manifesta com fé e grande segurança.
Tudo isso acho que resume bem os conceitos trabalhados acima.
Então, por quais crenças devemos substituir nosso rematado pessimismo em alcançar metas? As crenças que a Seicho-No-Ie prega, ou seja, que o Bem e somente o Bem existe.
E isso se dá através de... treinamento e prática. Todos os dias. Incessantemente. Saturar nossa mente consciente até chegar às profundezas do subconsciente de que nós merecemos o sucesso, a felicidade e todas as demais coisas boas
Não por outro motivo escolhi esta oração para que eu e todos vocês a partir de HOJE, 25 de janeiro de 2019, façam todos os dias: por acaso é a própria oração de hoje constante na Sutra em 30 Capítulos para Leitura Diária, e que deixei nesta folha para que vocês possam levar e fazer TODOS OS DIAS na casa de vocês:
'Hoje estou com a sensibilidade especialmente aguçada para captar a suprema Sabedoria de Deus. Portanto, sou capaz de escolher o que é melhor para mim e para os outros. Eu escolho isto (Mentalize o seu desejo/ideal). Avanço com determinação para atingir este objetivo. Não me intimido diante de pessoas e circunstâncias, pois sei que eu próprio crio a minha situação. Sou dono do meu destino. Sou livre para pensar e agir como quiser. Sinto a força de Deus agindo dentro de mim. Uma força misteriosa flui em meu interior. A minha firme vontade é uma espécie de imã que atrai tudo o que me é necessário. Este imã atrai as coisas necessárias para mim e jamais me priva delas. Tenho alma destemida. Recebo a revelação da Verdade suprema. Nas minhas obras, demonstro sempre sabedoria vinda do alto. Hoje tenho consciência da minha força infinita. E, com essa força que caracteriza as pessoas repletas de Amor e Sabedoria de Deus, desempenho a função que me cabe nesta vida. Eu possuo vontade de vencer. Deus sempre consegue realizar Seus propósitos; por isso, consigo alcançar meus objetivos conforme a vontade de Deus. Agradeço a Deus por me conceder coragem e determinação'

Queria combinar mais uma coisa com todos vocês: vocês têm condições de assim como eu, fazer Shinsokan duas vezes por dia, ao acordar e ao dormir, mentalizando esta oração? Caso positivo, sugiro que escrevam um pequeno diário de como estão se sentindo ao praticar essa Meditação Shinsokan específica. Peguem aqui as folhas!
O Rogério já agendou minha próxima palestra aqui para o dia 15 de fevereiro. Então espero todos vocês aqui neste dia para a continuação da nossa Oficina.
Só uma última coisinha que gostaria de deixar claro para todos vocês: eu estou dando a vocês todo o instrumental de como conseguir o que você deseja de acordo e dentro da filosofia da Seicho-No-Ie: desde a definição do sonho até o planejamento, passo a passo. Ele funciona, palavra de preletor, mas ele só funciona se vocês quiserem de verdade esse sonho. Se vocês vacilarem, ele não funciona. Mas se vocês se esforçarem para tanto, ele realmente funciona. E nisso entra o elemento do esforço, ou seja, o quanto que estou me dedicando para colocá-lo em prática?
Ah, e não se esqueçam: tenham sempre lápis e papel quando realizarem a Meditação Shinsokan e anotem e PONHAM EM PRÁTICA IMEDIATAMENTE, SE POSSÍVEL, tal inspiração. O Mestre cansa de nos falar isso, de agir imediatamente após a Meditação Shinsokan.
Outro lembrete: nada substitui o esforço. Não existem atalhos. Consta no livro Você é Dono de Potencialidade Infinita o seguinte, na página 146 que 'Deus orienta os que vivem com o máximo esforço' e na página 188 que 'Deus exige dedicação. Não Se contenta com o que é feito com facilidade'. Deus, como vimos, é a Grande Vida, a Vida do Universo. Somente através do esforço podemos progredir, e não através de um termo que li num livro outro dia e que guardei para mim, 'sofabundismo', ou seja, ficar com a bunda no sofá esperando a vida acontecer. Faça você a vida acontecer! Com seriedade, dedicação, esforço e convicção profunda, cega, na sétima norma fundamental, que diz “Fazer da vida humana uma Vida divina e ACREDITAR SEMPRE NA VITÓRIA INFALÍVEL!
Eu acredito no Deus que habita em cada um de vocês! Eu acredito no ideal de cada um de vocês!
Vamos terminar repetindo aquele mantra que recitamos no início?
EU POSSO, EU SOU CAPAZ, EU SOU FILHO DE DEUS!
EU POSSO, EU SOU CAPAZ, EU SOU FILHO DE DEUS!
EU POSSO, EU SOU CAPAZ, EU SOU FILHO DE DEUS!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário