sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

3 - Se, Após Um Exame de Consciência, Julgais Ter Algum Pecado, Confessai, Sem Nada Esconder, Ao Orientador de Meu Ensinamento

Voltando também ao estudo frase por frase da Revelação Divina (viram só como estou focado?), vamos a uma dúvida muito comum que boa parte dos adeptos têm da doutrina. E ela se resume na seguinte indagação de nosso adepto fictício, que chamaremos de Adeptino (criatividade, a gente vê por aqui, só que não...)

Adeptino: Espera aí, preletor! Se para a Seicho-No-Ie o pecado não existe, como posso confessar algo "inexistente"?
Preletor (tipo, eu...): Veja bem, meu caro Adeptino: para a Seicho-No-Ie o pecado nunca existiu, não existe e vai continuar per omnia saecolorum, forever and ever sem aparecer. Ponto pacífico, ok?
Adeptino: Sim, mas...
Preletor: A grande questão, caríssimo, está no "mas"... leia a frase de novo e tente encontrar a palavra-chave de toda a sua questão...
Adeptino: "Se, após um exame de consciência, julgais ter algum pecado, confessai, sem nada esconder, ao orientador de Meu ensinamento"
Preletor: Achou a tal palavra chave?
Adeptino: Confesso (desculpa o trocadilho...) que não...
Preletor: Está no termo "julgar"...
Adeptino: Não entendi...
Preletor: Se lembra que Cristo falou em algum momento de algum Evangelho que "O Pai não julga, mas entrega todo o julgamento ao Filho"?
Adeptino: Me lembro de ter lido isso...
Preletor: Pois bem, o Pai é Deus e o Filho é quem?
Adeptino: Nós?
Preletor: Bom, eu sou filho de Deus, quanto a você, já não sei kkkk...
Adeptino: Então tudo se resume no julgar?
Preletor: Se eu julgo eu valoro algo. Se eu valoro algo eu digo que uma coisa é boa e outra coisa é ruim, eu começo a fazer distinções...
Adeptino: Mas existem coisas que fazemos que são inerentemente más, não?
Preletor: Que não são condizentes com o Filho de Deus que nós somos...
Adeptino: Condizentes ou não, nós fazemos, né?
Preletor: No mundo fenomênico, apenas. Na Imagem Verdadeira não.
Adeptino: Então, se eu mato alguém, eu mato apenas no fenômeno?
Preletor: Bingo!
Adeptino: Mas se eu julgo que cometi um assassinato, eu fiz um pecado, não é isso?
Preletor: Sim. E devo adverti-lo que isso também é tipificado como crime no nosso Código Penal, artigo 121...
Adeptino: Então, é o que eu falo...
Preletor: Só que tudo isso é FE-NÔ-ME-NO. Não tem consistência...
Adeptino: Mas, com consistência ou não, deve ser pago...
Preletor: Porque você está condicionado à lógica do pecado. Leia A Humanidade é Isenta de Pecado e você vai entender!
Adeptino: Não me mande ler nada porque não tenho tempo, me explica agora!
Preletor: Não sabe o que está perdendo... mas vamos lá... quando você tem a consciência do pecado, você entra num círculo de autopunição  que o único prejudicado é você...
Adeptino: Sim, mas se formos levar este raciocínio a ferro e fogo, acabou-se a moral e a ética, tudo passa a valer para a Seicho-No-Ie porque está tudo liberado...
Preletor: Necas de pitibiriba! Você já leu o volume 13 d´A Verdade da Vida?
Adeptino: Outro livro? Já disse que não tenho tempo...
Preletor: Então estude, e depois venha com suas dúvidas devidamente formuladas... mas vou quebrar o seu galho... no que a ética da Seicho-No-Ie consiste?
Adeptino: Não tenho a menor ideia...
Preletor: Já ouviu falar no musubi? Uma expressão xintoísta que significa "eu e o outro somos um"? Pois bem, ela é a base da ética da Seicho-No-Ie. Se eu sou um contigo e se eu te prejudico, pequeno gafanhoto, a quem eu vou prejudicar em última instância?
Adeptino: Eu?
Preletor: Sim, você mesmo. E você quer se prejudicar?
Adeptino: Claro que não!
Preletor: Então você procuraria realizar estes "atos não condizentes com a natureza divina" por qual motivo?
Adeptino: Existem vários fatores...
Preletor: Algum deles ligados à Imagem Verdadeira?
Adeptino: Não que eu saiba...
Preletor: Então... xeque-mate! Respondida sua questão!
Adeptino (pensativo): Então me resuma a frase...
Preletor: Se você reflete sobre seus atos e viu que fez algo errado, fale comigo... ou a qualquer outro orientador do ensinamento dEle...
Adeptino: E por que isso?
Preletor: A resposta você terá nas próximas frases...

Enfim, desculpem se me alonguei, mas o tema é bem intrincado e mereceria uma explicação um pouco mais embasada. A forma de diálogo acho que ajudou a sanar algumas dúvidas (principalmente se vocês estivessem na posição do Adeptino...

2 comentários:

  1. Olá Leo. Tbm estou de volta, rsrs. Gostei da maneira como foi abordado o assunto. Bastante esclarecedor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que você gostou! Essa Revelação Divina é bem intrincadinha, cheia de nuances, como você verá nas frases seguintes... mas boa parte da doutrina da Seicho-No-Ie é explicitada ali...

      Beijos e welcome back!

      Excluir