domingo, 1 de maio de 2011

Por que o Trabalho Tem Valor?

"Compreendemos, assim, que as mercadorias são produzidas através de um conjunto de forças do trabalho, mas, se não elucidarmos a razão pela qual o trabalho tem valor, será ignorado o fundamento da teoria do valor-trabalho. Marx nada disse a respeito. Ele disse que o trabalho era a origem do valor, mas não explicou por que o trabalho tem valor.
Marx era materialista e portanto não compreendia o fato de que é impossível surgir valor de algo puramente material. Observando o trabalho apenas do ponto de vista do materialismo e considerando o homem também uma matéria, chegaria à conclusão de que as mercadorias são produzidas por 'máquinas automáticas' chamadas seres humanos. Desse modo, sem admitir a existência da Vida humana, não há como explicar o fundamento do valor do trabalho.
O trabalho tem valor porque procedeu de uma fonte que tem valor, isto é, porque se manifestou da Vida humana. E a Vida humana é preciosa, porque surgiu de Deus, a fonte de todos os valores. O trabalho tem valor porque derivou dessa preciosa Vida."

(Descoberta e Conscientização da Verdadeira Natureza Humana, Masaharu Taniguchi, pg. 69-70)

Fica aqui registrada, neste pequeno texto, nossa homenagem ao trabalho, bem como ao seu dia, 01.05.2011, em que também faleceu Ayrton Senna, no longínquo ano de 1994, assim como também é o aniversário (creio que em 1978, não me recordo agora) de um dos meus melhores amigos de infância, Alexandre, falecido em 07.02.1993. Quanto ao Senna não, mas quanto ao Alexandre, desnecessário dizer que faz alguns anos que ele é repetidamente convidado por mim para participar da Festividade do Santuário Hoozo.
Agora, cá para nós: que é irônico o dia do trabalho cair num domingo, ah, isso é!

Nenhum comentário:

Postar um comentário