sábado, 14 de maio de 2011

Oração Para Agradecer Ao Céu Nublado

Uma pequena homenagem ao dia de hoje. Todos em posição de oração, por gentileza, para lermos a "Oração Para Agradecer O Céu Nublado", de autoria do prof. Masanobu Taniguchi, no livro "Orações Diárias", pg. 91/94:

"Muita gente diz que o céu nublado é deprimente. São pessoas que desconhecem as bênçãos do céu nublado. Num dia de céu nublado, os raios ultravioleta são mais fracos e as mulheres podem caminhar com a pele exposta ao Sol. O céu nublado propicia o desenvolvimento das plantas e dos fungos, contribuindo para manter a umidade do solo. Num dia nublado, a claridade branda do Sol possibilita ver os detalhes da paisagem. Os fotógrafos sabem que as fotografias de ambientes externos tiradas num dia nublado saem mais bonitas. Fotografias tiradas ao ar livre num dia de céu azul e claridade muito forte apresentam excesso de contraste de luz e sombra. Para fotografar pessoas no ambiente externo, geralmente se escolhem, de propósito, lugares sombreados. Isso significa que a beleza das pessoas é melhor observada sob a luz branda de um dia nublado do que sob a luz mito forte de um dia ensolarado.
Vamos levar a pessoa amada para passear no parque num dia nublado, quando não há risco dos danos que os raios ultravioleta causam. Vamos admirar, ali, a bleza dela (ou o aspecto vigoroso dele). Vamos falar do céu permanentemente azul que se estende além das nuvens. Reconheçamos que também a nossa vida terrena, por mais 'nublada' que pareça de vez em quando, está sempre iluminada pela luz que existe além das 'nuvens', pois a perfeição da nossa natureza de filhos de Deus brilha por trás da 'imagem nublada'. Tenhamos confiança mútua. Busquemos o caminho da luz. Se não soubermos qual é a direção, perguntemos aos pássaros, aos insetos, às flores. Dizem que as abelhas sabem com exatidão a direção do Sol, mesmo sob o céu completamente nublado. Nós também devemos seguir em direção à luz. Mas, se avançarmos sob a claridade muito forte, nossa visão sofrerá dano. Por isso, vamos avançar com vigor justamente quando o tempo estiver 'nublado'. Avancemos com fé. O 'céu nublado' não é um obstáculo que impede o nosso avanço, e sim um guia que nos conduz para a frente.
Se tudo correr bem em nossa vida, não seremos capazes de compreender o sentimento das pessoas que sofreram um fracasso; não poderemos vivenciar a alegria de praticar o ato de caridade que consiste em libertá-las da angústia e conduzi-las para a luz. Quem já está no alto da montanha e vê o Sol todos os dias não vivencia a alegria daqueles que subiram passo a passo a trilha da encosta em meio à neblina até chegar ao topo e, finalmente, conseguiram ver o céu azul cheio de luminosidade. O céu nublado é o precursor do céu azul, o arauto de um belo dia. Percebendo isso, compreenderemos que o 'céu nublado' da jornada da vida também nos é favorável. No atletismo, os corredores têm melhor desempenho num dia nublado do que num dia ensolarado. O céu nublado é nosso aliado. Vamos, pois, encetar juntos a caminhada para a luz.
Agradeço a Deus, que fornece luz a todos os seres e todas as coisas. Obrigado."

Hoje de tarde, na cidade, vi o dia nublado e, não sei porque, achei o dia agradabilíssimo, e me lembrei logo desta oração. Não estava quente, o tempo estava ameno, gostoso de andar. Por isso queria compartilhar com vocês este sentimento de hoje.
Por fim, uma anedota verídica: acho que foi ou numa palestra ou numa aula de módulo. O tempo estava assim, como estava hoje, e vi o pessoal se queixando dele. Peguei este livro, e antes de começar a palestra ou a aula, pedi para todos ficarem em posição de oração e li-a, absolutamente fora de roteiro. O pessoal, depois, ficou sem graça, e começando a apontar uma ou outra coisa boa daquele dia nublado. Foi engraçado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário