domingo, 1 de maio de 2011

Da Trigésima Primeira Palestra

Sim, senhores, dei duas palestras ontem (sim, módulo eu considero como palestra!). Neste último caso, a palestra foi no Carlos Victor, tema Capítulo 31 do melhor livro que eu conheço da SNI: "Comande Sua Vida Com O Poder Da Mente". Acho que dei uma boa palestra, afora o surto que tive no final da palestra na hora da canção de encerramento, assunto este para o próximo post. Vamos então ao capítulo palestrado? Tomem aí!

PALESTRA – 30.04.11 – CAPÍTULO 31 – PALAVRAS POSITIVAS – ARMAS PARA COMANDAR O DESTINO – COMANDE SUA VIDA COM O PODER DA MENTE
1)Definição de palavras positivas

Conforme foi explicado anteriormente, o princípio nº 1 sobre como comandar o nosso próprio destino refere-se ao fato de que a lei da criação do Universo faz surgiur situações que condizem exatamente com os nossos pensamentos; isto é, ela se manifesta em conformidade com a nossa atitude mental. Se nossa atitude perante o Universo for pautada pelo amor e harmonia, o Universo será mãe para nós. Mas se formos frios e cruéis, o Universo se manifestará como um deus implacável, causador de tragédias. “A Lei fez com que se concretizasse uma situação condizente com o pensamento da pessoa” – interpretar desse modo o infortúnio de alguém pode parecer uma postura fria demais. Mas creio ser lógico pensar que, se a pessoa tivesse agido com mais ponderação, não lhe teria acontecido tal infortúnio. O fato é que pensamentos (ou atitudes mentais) errôneos trazem sofrimentos e dificuldades, e pensamentos corretos trazem alegria e prosperidade, e é por isso que podemos confiar na Lei. A Lei é imutável; nós é que mudamos. A Lei é eterna; quem não é eterno é o nosso eu fenomênico.
A Lei é como a corrente elétrica. A corrente elétrica é uma força que age sempre segundo o mesmo princípio, mas podemos usufruir seus efeitos de várias maneiras. Dependendo das instalações, podemos obter luz, calor, força, etc.
A seguir, explicarei em que consistem as palavras positivas. Basicamente, elas consistem em sintonizar nossa mente com a Lei e mentalizar com firmeza o que desejamos, mantendo a convicção de que o fato desejado já está se concretizando. Podemos mentalizar da seguinte forma: “No que se refere a este fato específico, sintonizo facilmente com o Espírito do Universo. Neste aspecto, sou um com Ele”. Deus está sempre à espera de que alcancemos o estado mental propício para entrar em sintonia com Ele; mas, enquanto não tomarmos iniciativa nesse sentido, Ele não Se manifestará. “Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis” – por conseguinte, aquele que mais busca [e o que mais acha.
É essa a fé que possibilita realizar façanhas como a de partir para mares desconhecidos e descobrir um novo continente. As mais fortes palavras positivas são aquelas formuladas com a mais elevada postura que podemos tomar perante a Lei. Elas possuem o poder máximo. A fé consiste em antever, com atitude mental firme, a realização daquilo que se deseja. Portanto, podemos dizer que palavras positivas são sinônimos de fé.

2)As mais poderosas palavras positivas

Talvez perguntem qual é a mais elevada postura mental que podemos assumir. Respondo que a mais elevada postura mental é a conscientização de que tudo é existência espiritual. Reconhecer a nós próprios como seres espirituais, reconhecer que o Universo físico é a manifestação fenomênica da Ideia-Origem, e reconhecer que o pensamento é a força que dirige tudo – esta é a mais elevada postura mental. Por isso, ao fazermos a Meditação Shinsokan, não devemos esquecer de mentalizar: “Deus é tudo. O ser humano é filho de Deus, dotado de todos os atributos do Pai, portanto, no céu e na terra, possui todos os poderes”.
Afirmamos que a mais elevada postura mental é a conscientização quanto à essência da existência verdadeira. Jesus disse: “Deus é Espírito e em espírito e verdae é que O devem adorar os que O adoram”. A afirmação “Deus é Espírito” significa que Ele não é um ente cuja existência seja comprovada por meio do intelecto ou da razão, significa que Ele é um ser cuja existência é sentida pela conscientização da Verdade. A compreensão do fato de que poderemos obter o que desejamos assim que tivermos preparo mental suficiente para recebê-lo prové da percepção, e não da razão. Devemos nos conscientizar de que não criamos coisas, apenas fazemos com que aquilo que já existe no Universo espiritual se manifeste no âmbito fenomênico. No momento em que desejamos algo, esse algo passa a existir na ideia do Universo, isto é, ele se torna existente como ideia; porém, somente pelo processo de materialização, ele toma forma e chega às nossas mãos. Compreendendo isso, constatamos a veracidade das palavras bíblicas: “O Verbo se fez carne e habitou em nós” e também descobrimos o significado da frase “Conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres”. Não somos nós quem cria situações felizes para nós. Mas nós “imprimimos” no Espírito do Universo a ideia de felicidade, e então a Lei entra em ação e cria-nos situações felizes.
Como foi explicado, a Lei age sobre nós em conformidade com a nossa postura mental perante ela; portanto, quanto mais forte for a nossa convicção quanto à essência de nossa própria Vida, mais fortemente ela será gravada na Mente do Universo. A Mente do Universo se manifesta de acordo com o que somos; por isso, à medida que aumenta a nossa convicção a respeito da Imagem Verdadeira da nossa Vida, podemos receber, o quanto desejarmos, o fluxo da força vital da Imagem Verdadeira proveniente do Universo. Se projetarmos na Mente do Universo aumento de força vital, a Mente do Universo nos proporcionará a força vital multiplicada quantas vezes quisermos; se projetarmos na Mente do Universo a ampliação do amor, ela nos proporcionará o amor que se ampliará o quanto quisermos. As almas mais próximas de Deus sentem constantemente o Amor Infinito de Deus fluindo para elas. Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais Ele Se aproxima de nós. Assim, descortinamos nova beleza no nosso campo visual, escutamos nova música vinda do céu, sentimos nova alegria inundar nossos corações, e mais nobres se tornam os nossos sentimentos. Pessoas de espiritualidade acentuada enxergam fenômenos espirituais divinos onde pessoas de alma tosca nada conseguem ver, e escutam os misteriosos sussurros da natureza quando pessoas de mente materialista nada conseguem ouvir. Quando damos mais um passo para nos aproximarmos de Deus, Ele também dá mais um passo para Se aproximar de nós. Portanto, as mais elevadas palavras positivas consistem na forte mentalização de que Deus e nós somos um. Devemos, pois, mentalizar: “Sou espírito. Sou Vida. Sou essência. Eu já existia no princípio dos tempos, existo agora, e existirei sempre. Não fui feito. Sempre existi, e continuarei existindo eternamente. Sou Vida infinitamente rica. Sou o centro das atividades do Espírito do Universo. Sou o foco da consciência da Mente do Universo. Sou um com o Infinito. Sou um com o Pai.”. Quando você se dirigir à Mente do Universo com esta atitude mental, ela também lhe demonstrará maior intimidade. Então, você conseguirá atrair para si a fonte de uma força ainda mais poderosa, conseguirá tornar-se foco de maior atenção da Mente do Universo. Ao pesquisar uma determinada flor e concentrar nela os seus pensamentos, o bot^sanico percebe com maior clareza a sua beleza e harmonia. De modo análogo, quanto mais concentramos nossos pensamentos Naquele que é a fonte da Sabedoria, Vida e Amor, mais de perto visualizamos essas graças.
À medida que aumenta a nossa conscientização da Verdade, não somente recebemos maior provisão de Vida, Amor e Sabedoria, como também atraímos para nós muitos bens. Isso porque todas as coisas se originam da ideia. E, no âmago dos bens materializados continua existindo a ideia que lhes deu origem. A ideia é uma substância, ainda que ela própria não tenha tal consciência. Podemos dizer que ela é a alma alojada nas coisas. A ideia é essência espiritual que se aloja na forma e a sustenta. A durabilidade da forma depende do tempo que a ideia, alojada nela. Continuará a sustentá-la. Ao reconhecermo que em todos os fenômenos da Natureza e em todas as coisas aloja-se a ideia que constitui sua substância (alma, ou essência espiritual), tornamo-nos capazes de controlar o mundo em que vivemos, o ambiente ao nosso redor. Isto porque dentro de nós existe a essência espiritual do mais elevado grau, que age de modo consciente, e tem o poder de controlar a essência espiritual de grau inferior, a qual age de modo inconsciente no âmago das coisas fenomênicas (destino, ambiente, bens, etc).
Em suma, conseguimos atrair para nós aquilo que desejamos, ao conscientizarmos que tanto a essência do objeto do desejo como a força que mantém a sua forma identificam-se com a nossa própria essência. Em outras palavras, ao conscientizarmos que a nossa Vida se identifica com a Vida e as ideias alojadas nas coisas, tornamo-nos capazes de controlar todas as coisas. Portanto, as mais poderosas palavras positivas consistem na afirmação “Eu, as ideias, os fatos e as coisas somos um”. Naturalmente, esta afirmação deve vir do fundo do coração. Por exemplo, se desejamos bens, devemos afirmar, do fundo da alma, o seguinte: “Sou riqueza, sou prosperidade. Minha mente se une ao Espírito do Universo e cria a riqueza e a prosperidade”.

3)Palavras a serem mentalizadas

Ó Ser Eterno, eu vivo e respiro envolto em Seus braços. Sou Sua manifestação; sou um ser manifestado por Sua Vida; sou Sua auto-expressão; sou a personificação de seu Amor; sou a concretização de Sua sabedoria; sou Vida, amor, sabedoria e paz; sou um ente verdadeiro, a quem não se pode conferir um nome definido; sou espírito, sou Vida eterna, sou existência verdadeira; sou a essência latente em todas as coisas; sou imortal, porque sou a própria Vida; sou inadoecível, porque a saúde me é inerente; nunca me aborreço, pois sou a personificação da alegria. Para alcançar a grande auto-afirmação, expulsei da minha mente tudo que é negativo. Sou existência real, sou a Imagem Verdadeira. Não existe nada que me atemorize. Nenhum perigo pode se aproximar de mim. Sou um ente real, sou espírito, sou Vida. Não morrerei jamais, pois estou com Deus. Deus é onipresente. Senhor, faça com que eu viva o dia de hoje com serenidade e paz. Caso surjam complicações ou contratempos. Faça com que eu encontre abrigo no Seu templo sagrado. Mantenha-me sob a proteção de Sua onipotência. Sou existência verdadeira, sou ser real. No recôndito de minha alma, reinam a paz e a tranquilidade. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário