domingo, 4 de abril de 2010

Palavras do Dia 4 - Uma Opinião

"Se, dentro de um grupo, somente uma pessoa emite opinião, essa opinião passa a ter caráter representativo do grupo. Consequentemente, acaba prevalecendo o pensamento de uma pequena minoria. Não se deve tomar decisões com base num único parecer, supondo ter ouvido a opinião de muitas pessoas. Por outro lado, o ouvinte não deve considerar-se, presunçosamente, um democrata que ouve a opinião do povo. Quem age tentando impor seu ponto de vista geralmente é um covarde."

O espírito político japonês, li algumas vezes, baseia-se no consenso, que significa opinião comum. Várias decisões políticas naquele país são amarradas até todas as partes estarem de unânime acordo com elas. Esta apologia ao consenso revela-se neste preceito. Também é curioso perceber o, digamos, japanese way of democracy, baseado não na multiplicidade de opiniões e ideias, mas sim na unicidade delas. Talvez seja por isso que o Mestre Taniguchi, em especial nos prefácios de algumas de suas obras (se a memória não me falha, Guia para a Felicidade e Imagem Verdadeira e Fenômeno, acho que as Preleções Sobre a Sutra Sagrada também) tanto criticava a democracia imposta pelos norte-americanos no final da 2a Guerra Mundial, por ser, resumidamente, uma democracia baseada no materialismo do corpo carnal e na liberdade desenfreada, que não pensa nos seus próximos como um todo. Esta segunda crítica ao, digamos, american way of democracy é a que nos interessa ao comentar este preceito, pois "quem age tentando impor seu ponto de vista geralmente é um covarde".
Curiosamente este espírito de consenso é aplicado na SNI daqui de Niterói: é difícil ver uma Associação com dois candidatos a presidente, geralmente é um só. Quando minha augusta noiva deixou o cargo de Presidente da AJSI e Nívea assumiu, confesso que tive vontade de me candidatar também. Felizmente, tomei a decisão certa: é um cargo que exige uma dedicação, que, confesso, ainda não tenho a nível administrativo. A doutrina, dentro da SNI, é o meu lugar, admininstrativamente falando ainda sou sofrível, embora tenha reconhecido alguns êxitos olhando meus quatro últimos anos a frente da Associação Local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário