domingo, 11 de abril de 2010

Dhammapada - I - Os Versos Gêmeos

"Todas as coisas têm como precursora a mente, fundam-se na mente, são feitas de mente;
Se um homem fala ou age com mente corrupta,
Em consequência sofrimento o segue, como a roda nos passos do boi que puxa a carroça"

"Todas as coisas têm como precursora a mente, fundam-se na mente, são feitas de mente;
Se um homem fala ou age com mente pura,
Em consequência felicidade o segue, como a sombra que jamais dele se despede"

"'Ele me maltratou, ele me bateu, ele me derrotou, ele me roubou'
Naqueles que abrigam tais pensamentos o ódio nunca se aplaca.

"'Ele me maltratou, ele me bateu, ele me derrotou, ele me roubou'
Naqueles que não abrigam tais pensamentos o ódio se aplaca"

Gostaram? E olha que eu tive que me controlar para não transcrever mais coisas, eu só iria transcrever a primeira estrofe.
Lembra-me muito também o pensamento do Bhagavad Gita...

Nenhum comentário:

Postar um comentário