sexta-feira, 9 de abril de 2010

Do Bem

Se a Verdade é o componente metafísico de Deus, o Bem é o seu componente moral, ou ético (apesar de ter lido numa revista recentemente a diferença entre moral e ética, não me recordo agora de sua diferenciação básica, se moral é o código comportamental aceito por uma dada sociedade, basicamente objetivo ética é o componente subjetivo deste comportamento, é como eu me posiciono perante esta moral. Assim, sou ético ao obedecer a moral como anti-ético ao não obedecê-la...)
Muitas vezes procurei em livros do Mestre resposta à seguinte indagação, e confesso que ainda não encontrei resposta, se alguém souber por favor me diga: por que a tendência natural de Deus é para o Bem? Li isso em "Comande sua Vida..." e fiquei pensativo depois. Não poderia ser para o mal ou então para uma negligente laissez-faire moral? Fica aí questão para ser melhor trabalhada no futuro, e embora me pareça um tanto óbvia a resposta, até agora a mesma não fora dada.
Assim, o Bem é o componente moral ou ético de Deus. Ou seja, a Verdade precede e origina o Bem, mas também o Belo... ops, este é o assunto do próximo post...

Nenhum comentário:

Postar um comentário