domingo, 20 de março de 2011

Uma Semana Depois...

Bom dia, povo do meu blog! Uma semana se passou, as notícias se espalharam mais rápido do que radiação atômica e, a despeito do que apregoaram as Cassandras de plantão, o Japão começa, ainda que aos poucos, a recolher seus cacos e partir para o futuro. Fukushima virou "apenas" um Three Mile Island, não tivemos a reedição de Chernobyl e tudo parece voltar como dantes no quartel de abrantes. Correntes de oração (na SNI maratonas de sutras) foram formadas, donativos estão sendo recolhidos, e aos poucos o mundo parece voltar aos seus eixos. Bom ou mal? Para quem vive com a desgraça alheia, péssimo, ainda mais se este alheio for, literalmente, do outro lado do mundo, e não se teria, pelo menos a curto e médio prazo, risco de sofrer suas consequências.
Tudo isso me lembra o que nosso bom e velho Masanobu Taniguchi escreveu no prefácio de seu ótimo "Princípio do Relógio de Sol", que transcreverei aqui para os senhores, páginas 9 e 10:

"Há um ditado no idioma inglês: 'No news is good news'. Seu significado 'Não ter notícias é uma boa notícia' parte da premissa de que a maior parte das notícias que recebemos através dos meios de comunicação é constituída de más notícias. O fato de um indivíduo observar o lado sombrio, o lado negativo da vida, em si, não é algo tão condenável nem é conveniente proibi-lo de o fazer. Mas é claramente anormal o esforço de repórteres dotados de grande capacidade, que estudaram Jornalismo, fluentes em vários idiomas, que se valem de todos os meios de comunicação, estruturas, máquinas e equipamentos de informação de ponta para levar ao maior número possível da população humana, de forma concreta e dramática, em todas as oportunidades, apenas o lado negativo da vida, ignorando o positivo. Como consequência, está sendo difundida a mensagem "O mundo está repleto de males". Uma situação lamentável.
Informações incorretas produzem julgamentos incorretos, e levam a nação e a sociedade a ações e políticas equivocadas. Não estou dizendo que cada uma das informações noticiadas não corresponde aos fatos concretos. Digo que noticiar apenas fatos sombrios, acontecimentos negativos, dentre enorme número de ocorrências, é distorcer a realidade. Não ocorrem somente mortes; acontecem também nascimentos. As pessoas não só matam; elas vivificam-se, ajudam-se mutuamente. As pessoas não só enganam ou traem os outros; também levam a honestidade até o fim, e fazem as pazes. Se há uma pessoa que odeia, existem outras dez, cem pessoas que amam. Mesmo que haja uma pessoa enciumada, a maioria das pessoas abençoa. Mas, nos noticiários, são destacadas apenas as primeiras; e as segundas, que são maioria, são ignoradas. Dizer que isso é a realidade do ser humano ou da sociedade não constitui uma gigantesca mentira?"

Agora, começam a pulular informações como "espinafres radioativos" ou "água de Tóquio apresenta radioatividade", tudo isso com qual objetivo? Nos compadecer do sofrimento nipônico? Qual! Para aumentar a onda de insegurança mundial a respeito da energia nuclear? Pode até ser. Com certeza, informações utilíssimas como estas não vão ajudar, nem um pouco, o povo japonês. Como disse posts atrás, e reafirmo agora, se não tivermos mais nada a fazer, devemos simplesmente orar. Orar pela recuperação nipônica. E só. O resto é ilusão e tanto eu, como você e o resto da seichonoiezada sabem muitíssimo bem que ela não existe. É bem como canta aquele belo hino sagrado "Louvor a Deus":

"As projeções hão de desaparecer/não são verdadeiras, não são criações de Deus/ e agora então, o mundo de Deus já é/pleno de amor e sabedoria/ o mundo de Deus é sempre muito sereno, verdadeiro e repleto de amor/Oh quanta graça e luz, com amor e devoção agradeço a Deeeeeuuuuuusss"

Nenhum comentário:

Postar um comentário