sábado, 12 de março de 2011

Às Vezes, Um Charuto É Só...

Como seichonoieista mais ortodoxo que a primeira edição da Seicho-No-Ie em japonês (a maneira do Analista de Bagé), é claro que não posso me esquivar de comentar sobre a tragédia acontecida no Japão, a pátria espiritual de muitos SNIzes, como este que vos tecla.
Ficar lamentando sobre o ocorrido é fácil, torcer para que não venha uma catástrofe nuclear é mais do que desejável, mas, neste primeiro momento, gostaria de meditar convosco sobre uma certa mania que muitos líderes religiosos têm de atribuir a catástrofes naturais um certo desígnio divino.
Por exemplo, achar que um desastre destes é uma advertência divina a determinada região para que siga o caminho de um determinado culto. Aliás, falei sobre isso aqui mesmo, quando um pastor norte-americano, sem mais nada de útil a fazer, resolveu atribuir o terremoto do Haiti, a um ano atrás, a um pretenso desgosto divino quanto a predileção dos haitianos por práticas religiosas pouco convencionais, como o vodu, por exemplo, miopemente (existe este termo?) atribuída pelo tal pastor como "diabólica" ou "demoníaca". Isso é atribuir a uma população já alquebrada pelo drama uma culpa que ela mesmo não tem. Isso é cruel, demagógico e desonesto, não só com a área como também para com Deus.
Neste caso mais específico ainda temos outra "ameaça", que atingiria mais precisamente nós, seichonoiezes de truz: imaginar que tal catástrofe venha em decorrência das tais apregoadas mudanças climáticas etc etc etc. Aposto como já tinha gente pensando nisso, não?
Pois bem, o que ocorreu lá foi (perdoai o emprego quase obsceno do advérbio:) apenas um dos vários terremotos que atinge aquela área praticamente desde quando Izanagi procurou Izanami numa caverna e a encontrou toda pestilenta (leiam "Imagem Verdadeira e Fenômeno" e saberão do que estou falando), ou seja, desde que o Japão é Japão ocorre aquilo por lá. Aí, calhando de ser no mar (ocorrendo tsunami) a uma baixa profundidade, aí deu-se a desintegração. Ondas, destruição etc etc etc. Haveria um componente inconsciente autodestrutivo por lá? Não poderia afirmar, mas provavelmente. Mas isso, acredito eu, nem de longe equipara-se a uma hecatombe natural "devido-às-mudanças-climáticas", lema que serve de desculpa e prova de impotência para muita gente que não quer se conscientizar de seu papel de Filho de Deus aqui no mundo fenomênico.
Então é isso: dentro em breve espocará alguma oração mentalizando a Imagem Verdadeira do Japão (que, caso eu consiga, pretendo dividir com meus seis leitores), e aos poucos tudo vai voltar como dantes no quartel de abrantes, pois assim é a vontade do povo japonês: ferrenha, decidida, resoluta e com um conceito interessantíssimo em seu inconsciente: kaizen, melhora constante, que o fez se reerguer das cinzas da 2a Guerra Mundial, para, em pouco mais de cinquenta anos, sem um grande território e com uma absurda carência de matérias-primas, se tornar uma das maiores economias do mundo. Banzai, Nippon!

PS.: A razão do título do post? É uma frase de Freud, que na realidade exprime que às vezes, um charuto é só um charuto, ao invés de ter outro significado. Ou seja, um apelo à desmistificação, para que se evite a busca por significados espirituais deste evento. Lembram-se da Contínua Chuva de Néctar da Verdade? "'Sombra de que ilusão mental será esta doença?' - não procures assim identificar a ilusão/sendo a ilusão originariamente inexistente, a 'sombra da ilusão' também é inexistente/'Consequência de que pecado será esta doença?' - não procures assim identificar o tipo de pecado./Sendo o pecado originariamente inexistente, é também inexistente o tipo de pecado. Não deves investigar o que não existe." (pgs. 137/138). Entenderam? Pois é, é mais ou menos por aí...

2 comentários:

  1. Leo, muito oportuno esse comentário ...
    Principalmente, a alusão à esse trecho da Contínua Chuva de Néctar da Verdade.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Canto Evocativo de Deus
    Palavras de Oração
    Nós, adeptos da Seicho-No-Ie, com profundo respeito, rogamos a Deus, que intensifique a Luz de Proteção derramada sobre todas as nações do mundo e, em especial, rogamos que a Luz de Vosso Amor se estenda sobre o Japão e os países asiáticos banhados pelo Oceano Pacífico ora atingidos por abalos sísmicos e suas consequências e sobre todos os habitantes desses países.

    Sabemos que as ações devastadoras da Natureza são parte do processo de auto purificação do Universo, por isso rogamos para que a purificação possa se processar de maneira mais suave e paulatina possível e que sejam minimizados os sofrimentos de toda a população. Que Vosso infinito Amor se estenda sobre todas as pessoas e todas as famílias vitimadas, para que recebam Vossa consolação e conforto.

    No mundo criado por Vós não existem sofrimentos, nem tragédias ou catástrofes naturais. Com os olhos espirituais abertos, contemplamos a Imagem Verdadeira do Japão e dos países asiáticos banhados pelo Oceano Pacífico, onde reina a paz, a felicidade e a prosperidade eternas e onde os moradores podem viver com tranqüilidade e segurança.

    Com muito respeito, assim declaramos.

    Leitura da Sutra Sagrada
    Canto da Grande Harmonia

    ResponderExcluir