sábado, 5 de março de 2011

Frase Primeira

"Deus Criador do Universo, vendo os sofrimentos da humanidade, manifestou como expediente Sua sagrada imagem e abriu as portas do amplo lar de misericórdia, o qual se chama Seicho-No-Ie"

Vamos à decomposição da frase, para melhor compreensão:

DEUS CRIADOR DO UNIVERSO: Deus Todo Poderoso, ou seja, o Deus da Primeira Acepção, que nos acostumamos a ler na literatura Seicho-No-Ie. Não é o Deus manifestado particularmente (no caso dos deuses das várias religiões, Deus da segunda acepção) nem os filhos de Deus (nós mesmos, emanações do Deus da terceira acepção). É, nos dizeres da Xuxa, "o cara lá de cima" mesmo!

VENDO OS SOFRIMENTOS DA HUMANIDADE: Acho que foi William James, mas não tenho bem certeza, este pesquisador das religiões que uma vez falou que a religião lida com um problema básico e oferece a solução para este problema. Neste caso, os sofrimentos da humanidade seriam o problema e a religião em si, ou melhor, uma explicação convincente para estes sofrimentos, seriam a solução para este problema. E tudo vem através do grande insight divino, ou seja, tudo parte de Deus, assim como Deus viu os sofrimentos dos hebreus no Egito, Ele utilizou Moisés. Neste sentido, Deus volta mais uma vez para nós e, vendo os sofrimentos da humanidade...

MANIFESTOU COMO EXPEDIENTE SUA SAGRADA IMAGEM: Lembram-se de quando falei, antes, sobre as acepções divinas? Pois bem, Deus na primeira acepção, resolve se manifestar (ou seja, aparecer numa segunda acepção), vendo os sofrimentos da humanidade.
Até agora, reparem vocês, todas as religiões do mundo, sejam elas quais forem, nasceram deste mesmo jeito, em especial aquelas destinadas a proporcionar consolo para seus fiéis, ou criadas (ou mesmo intuídas) por alguém que estava em busca de uma solução para tão tormentoso tema: Deus resolve Se compadecer do cidadão, aparece para ele numa forma compreensível e...
PS.: Para quem quer se aprofundar mais, recomendo fortemente o livro "Você Será Salvo Infalivelmente", do professor (fofinho, na insuspeita opinião de minha augusta esposa) Toshiyuki Fujiwara, que muito devo repetir neste estudo, em especial quando este trata dos expedientes de salvação. Realmente imperdível!

E ABRIU AS PORTAS DO AMPLO LAR DE MISERICÓRDIA, O QUAL SE CHAMA SEICHO-NO-IE: Yeah, baby, that´s right! A Seicho-No-Ie é isto e mais um pouco, o amplo lar de misericórdia!
Isso significa, inicialmente, que a SNI veio ao mundo igual a tantas e tantas religiões, com o anseio de salvar o homem, através do desígnio divino. Mas SNI não é apenas uma religião: é filosofia, é modo de vida, é prática, é o amplo lar de misericórdia. Fixemo-nos neste ponto.
Amplo: grande; lar: casa; misericórdia: o que é misericórdia? Piedade, compaixão. Assim, a SNI torna-se mais um (sim, mais um!) expediente de salvação da humanidade, tal qual o Cristianismo, o Budismo, o Islamismo e tutti quanti... Não somos exclusivos, mas temos também a nossa missão... Qual é? Bem, aguardem os próximos posts...

Nenhum comentário:

Postar um comentário