sábado, 12 de março de 2011

Frase Sétima

"Mesmo que desde remoto passado haja em uma família acúmulo de causas cármicas maléficas impedindo a iluminação, se um de seus membros conscientizar a sagrada missão e se elevar ao grau de apóstolo, a graça preencherá o Universo infinito e será extinto todo o carma maléfico de cada um dos familiares, parentes consanguíneos e parentes afins."

Retornando ao estudo do nosso LAMS: outra frase comprida, que merece a nossa fragmentação. Vamos lá?

"Mesmo que desde remoto passado haja em uma família acúmulo de causas cármicas maléficas impedindo a iluminação": ou seja, mesmo que desde sua origem uma família seja carmicamente desastrosa...

"se um de seus membros conscientizar a sagrada missão e se elevar ao grau de apóstolo": aqui chegamos a duas percucientes interrogações, que gostaria de repassar a minha querida meia dúzia de leitores:
1) O que significa "conscientizar a sagrada missão"? Pelas barbas do Cristo Eterno, menino prodígio! Isto foi dito alguns posts atrás, quando nos conscientizarmos de sermos autênticos boddhisattvas, ou bosatsu, em bom japonês, ou quando nos conscientizarmos que todos podem e tem o direito de serem salvos e que nós (sim, nós, eu e você, amável leitor!) podemos ajudar os outros a se salvar, neste ato nós somos boddhisattvas, nós nos iluminamos, nós nos conscientizamos. E a "sagrada missão" a que alude o texto nada mais nada menos vem a ser a missão de tornar esta terra uma área livre de pecado, ou da conscientização do pecado? Lembram-se da Sutra Sagrada Chuva de Néctar da Verdade, final do capítulo Espírito? "Quando todas as vidas do Universo e todos os espíritos do Universo virem esta Verdade, despertarem para esta Verdade e destruírem todas as ilusões mentais, as quais constituem a causa de todos os sofrimentos, os deuses do céu farão chover coros da Verdade, os seres vivos todos deste mundo verão a Luz, desaparecerão todos os embaraços, e este mundo, assim mesmo como é, será o Reino da Luz" (pg. 32-33). Pois bem, repararam na parte que grifei? Assim mesmo como é, nada mais nada menos, é o mundo fenomênico. Desta forma, podemos bem dizer que este mundo ainda está em construção, e que numa Igreja qualquer poderia ser aposta a inscrição "Homens trabalhando"...
2) O que significa "se elevar ao grau de apóstolo"? Consequência básica desta conscientização e de sua vontade em participar da construção do mundo da Imagem Verdadeira aqui na terra. Continuando...

"a graça preencherá o Universo infinito": ou seja, o mundo ao nosso redor se transforma, mas se transforma de acordo com a nossa iluminação.
Explico. O mundo continuará o mesmo, no entanto, nosso modo de ver o mundo é que muda, radicalmente. E tudo isso a partir da conscientização de que somos filhos de Deus (iria colocar "eleitos", o adjetivo não iria mal, mas daria uma certa noção de exclusividade, algo impensável para um pensamento tão universal quanto o da SNI.

"e será extinto todo o carma maléfico de cada um dos familiares, parentes consanguíneos e parentes afins.": olha a consequência disso tudo! Mas não é tão espantoso quanto se pensa, veja bem: no momento em que nos conscientizarmos que somos filhos de Deus, nossos medos, nossos dramas, nossos traumas, todos eles somem. E somem porque são como sombras, são consequenciais, são efeitos da causa e a causa é o pensamento errado. Corrigindo o pensamento, corrige-se o destino, e extingue-se tudo que há ruim não só contigo, amável leitor, mas para com todos os seus, e isso decorrente do que? De uma postura mental correta! De novo a Sutra: "mesmo que deseje pecar, é incapaz de pecar (...) mesmo que deseje adoecer, é incapaz de adoecer" (pg. 58-59)

Tudo bem por enquanto? Ainda tem é sutra para ser examinada!

Um comentário: