sábado, 28 de agosto de 2010

Viver De Modo Agradável - Tudo Amadurece - Pg. 59

"Quando era jovem, eu pensava que a beleza da mulher desaparecias com o passar dos anos. Mas, à medida que fui avançando na idade, percebi que a beleza da mulher permanece mesmo com o passar do tempo. Compreendi que o âmbito do belo é muito amplo e que em cada faixa etária - infância, adolescência, juventude, maturidade, velhice - as pessoas têm a beleza própria da idade.
Tornar-se idoso é ver ampliado cada vez mais o âmbito do amor; é notar cada vez mais a existência do belo e compreender que tanto as crianças e os jovens como os idosos têm a beleza peculiar à idade. Indo ao exterior, será possível perceber a beleza dos estrangeiros, como também apreciar as belas paisagens locais.
Posso ficar encantado com a beleza estrangeira, mas isso não quer dizer que deixo de admirar a beleza em meu país. Meu país continua belo, e as suas peculiaridades me tocam o coração. O que quero dizer é que, ampliando o âmbito do conceito de belo, torna-se possível compreender cada vez mais as diferentes formas do belo.
A mulher também passa a compreender melhor a beleza masculina quando amplia a mente. Ampliando a mente, as pessoas tornam-se capazes de compreender a diferença entre as qualidades femininas e as qualidades masculinas. Compreendem que ambas têm a mesma importância, apesar das diferenças, e que elas não se confrontam, e sim complementam-se.
Portanto, o movimento feminino não deve consistir em suscitar antagonismo e rivalidade contra os homens; pelo contrário, deve ser um movimento para que as mulheres colaborem com os homens, valorizando as próprias qualidades e mostrando suas peculiaridades e sua autonomia. Devemos todos cuidar para não ter a mente estreita e egocêntrica. O correto é ter a mente ampla, flexível, compreensiva e bem organizada.
As três organizações da Seicho-No-Ie, que são as Associações Pomba Branca, Fraternidade e dos Jovens, já existem há bastante tempo, e creio que se tornaram organizações de mentalidade ampla, de uma beleza profunda, de natureza espiritual. Em outras palavras, amadureceram com o passar dos anos.
Se ainda existirem alguns pontos imaturos, certamente serão corrigidos logo. As organizações amadurecerão e conseguirão descobrir diversas expressões do belo e do bem deste mundo, que antes passavam despercebidas. E, com certeza, elas se fortalecerão cada vez mais e desenvolverão atividades que têm grande poder de atrair as pessoas.
Quando as Associações amadurecem, tornam-se fortes e atraentes; assim, é natural que consigam reunir idosos, jovens, homens e mulheres. Consequentemente, nossas atividades se tornam imbatíveis, onde quer que sejam realizadas.
Eu consigo ver beleza nas mulheres idosas, e também admiro sinceramente a beleza das que estão no auge da maturidade. Espero que a Associação Pomba Branca seja sempre uma organização dinâmica que, mesmo com o passar do tempo, não perca a beleza, tornando-se cada vez mais profunda e apurada. Digo o mesmo a respeito da Associação Fraternidade e da Associação dos Jovens."

Amadurecimento é o tema deste capítulo, amadurecimento analisado em várias vertentes. O amadurecimento é o progredir do arroubo da juventude para a idade madura. Lembro-me da frase de Victor Hugo: "Nos jovens arde a chama, nos velhos brilha a luz". É bem por aí. Na realidade, chama e luz são dois extremos altamente desejáveis, e em vários momentos da nossa vida necessitamos, ora da chama, ora da luz...
O amadurecimento também significa estabilização e auge de uma determinada situação ou condição. O Machado de Assis maduro é bem melhor do que o jovem; imagine se dessem para o pequeno Quincas, batedor de sino nas Igrejas do Centro do Rio há século e meio atrás, um bloco de papel e uma breve ideia para o mesmo escrever Dom Casmurro? Certamente a ideia não vingaria, não?
Ainda no campo da Literatura, soube outra ocasião que o "Fausto" de Goethe levou uma vida inteira, isto mesmo, uma vida inteira para ser escrita. Isso porque o autor nunca se sentia satisfeito com sua obra, que, afinal de contas, é um dos colossos da literatura mundial...
E para alcançarmos a maturidade não há outro jeito, senão esperar. A perseverança é favorável, a prática idem. E prática sem pressa, sem querer queimar ou passar por cima de etapas...
E assim iremos, como a própria SNI, progredindo infinitamente, amadurecendo também infinitamente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário